Convivência com a realidade semiárida, promovendo o acesso a água, solidariedade e cidadania

Água e cidadania, condições básicas para a promoção do desenvolvimento local.

Photo of José Dias
4 5

Written by

I confirm that I am fully aware of the eligibility criteria, and based on its description, I am eligible to apply to the CSV Prize 2017.

  • Yes, I'm eligible

Preferred language

  • Portuguese

Organization name

CEPFS

Year founded

1989

Initiative stage

  • Established (the solution has passed the previous stages and demonstrated success)

Annual budget in 2017 (USD)

  • $100k - $250k

Number of beneficiaries impacted so far

  • 50,000 - 100,000

Organization type

  • Nonprofit, NGO, or citizen sector

Secondary Focus Area

  • Water
  • Rural development
  • Nutrition

Headquarters location: Country

  • Brazil

Headquarters location: City

Teixeira, Estado da Paraíba

Location(s) of impact

Teixeira - PB, Matureia - PB, Imaculada - PB, Cacimbas - PB, Princesa Isabel - PB São José do Bonfim - PB e Desterro - PB

Website

http://www.cepfs.org

Facebook URL

https://www.facebook.com/cepfs

Twitter URL

https://twitter.com/cepfs

Problem: What problem is this initiative trying to address?

Escassez de água para o consumo humano e para produção de alimentos sudáveis no semiárido, em decorrência das mudanças climáticas e da necessidade de formação cidadã, de modo a promover novos valores, comportamentos e relações, apoiando formas organizativas já existentes, promovendo as potencialidades locais e evidenciando o papel dos agricultores(as) experimentadores(as) na construção de um novo paradigma de desenvolvimento, com inclusão social e empoderamento político organizativo para o desenvolvimento local.

Solution Summary: What is the proposed solution? What do you see as its most promising aspects for creating shared value?

Formação cidadã visando um olhar e comportamento sistêmico dos agricultores do semiárido da Paraíba em relação a suas propriedades, espaços com potenciais e limites, necessitando de uso sustentável dos recursos naturais para vida digna e impulsionar a luta por mudanças sociais sustentáveis. A formação cidadã permite as famílias empoderar-se e, acessar água para o consumo humano, para produção de alimentos saudáveis, estocagem de sementes adaptadas,etc., através de tecnologias sociais sustentáveis, de acordo com o potencial de suas propriedades e, fortalece a organização comunitária, através da participação cidadã e das inovações sociais. Diversas soluções agroecológicas desenvolvidas nas comunidades potencializam a luta por outros direitos humanos fundamentais, como referências à reaplicação em outros territórios do semiárido brasileiro e, em outras partes do mundo. Os investimentos nas atividades práticas fortalecem os Fundos Rotativos Solidários, dinâmica que gera sustentabilidade.

Impact: What is the impact of the work to date? Specify both the social and the environmental impact of your work

Já beneficiou 91.110 pessoas em 07 municípios, com formação cidadã, impulsionando e materializando várias ideias e sonhos, dentre elas a de captação de água de chuva para o consumo humano e para a produção de alimentos saudáveis, promovendo a adaptação a seca. 38 Comunidades, com 954 famílias aderiram e estão trabalhando com Fundo Rotativo Solidário. “O Fundo Rotativo Solidário é algo que viabiliza a mudança, a partir da necessidade real das famílias". A família que é apoiada ao resolver sua necessidade desperta para a importância de outras famílias também terem acesso. Assim, conseguem enxergar na ação coletiva um caminho para melhorar a qualidade de vida, por meio da formação que impulsiona o acesso à direitos. As experiências dos Fundos já movimentaram um valor de R$ 583.358,80 impulsionando sonhos de 954 famílias, dentre eles o acesso a água, como direito humano. Influenciou políticas publicas. Almeja-se sua ampliação, em escala, por meio de políticas públicas e reaplicação.

Financial sustainability plan: How is this initiative financially supported? How will you ensure its financial sustainability long-term?

1 = 0,02% 2 - Editais = 94,07% 3 = 0,0% 4= 0,74% 5 Outros (fundações e entidades) = 5,17 T =100%. A sustentabilidade vem sendo trabalhada a partir das ações, com enfoque de gênero e geração, aprofundando a importância da busca coletiva para a convivência com a realidade semiárida, conjugando idéias das mulheres, dos jovens, idosos e crianças. Trabalha-se também a parte financeira através dos Fundos Rotativos Solidários, resgatando a solidariedade, cooperação e a corresponsabilidade das famílias participantes. Através das reflexões e vivência acerca da cooperação local tem surgido várias caminhos, por exemplo, consórcios, rifas e campanhas que geram recursos, financeiros e materiais para a continuidade do desenvolvimento das iniciativas promovidas pelas comunidades e famílias.

Unique value proposition: What makes your initiative innovative? How does your project differ from other organizations working in the same field?

A abordagem valoriza o saber local no processo de formação e promove as pessoas ao invés de prover saídas por meio de receitas prontas. Nessa dinâmica os agricultores e agricultoras familiares são motivados a exercitarem a gestão compartilhada de recursos, financeiros e humanos, através da experiência de Fundos Rotativos Solidários, onde vivenciam aspectos de inclusão e inovações sociais. Se busca o protagonismo dos beneficiários na medida em que o agricultor(a) é considerado um ator social.

Founding story: Share a story about the "Aha!" moment that sparked the beginning of this initiative.

José Dias Campos, fundador do CEPFS, 54 anos, casado, filho de agricultores, de base familiar, experimentou a triste situação em que famílias do semiárido viviam em decorrência da fragilidade na infra-estrutura das propriedades para adaptar-se as vulnerabilidades originadas pelas mudanças climáticas, chegando a passar fome e dificuldades no acesso a água para o consumo humano. A partir das dificuldades inspirou-se e, fundou o CEPFS para promover os agricultores, a partir do encontro de saberes locais, a criarem e inovarem tecnologias sociais para melhor adaptar-se as mudanças climáticas. Através de um intercâmbio na comunidade Caiçara, município de Soledade, no ano de 1994, teve incio a construção de cisternas de placas em Teixeira. No inicio foi difícil, mas na medida em que as famílias participantes foram ganhando confiança em suas próprias capacidades, os resultados avançaram.

Where did you hear about the Nestlé Creating Shared Value Prize?

  • Ashoka page or contact

Evaluation results

2 evaluations so far

1. Overall evaluation

5 - This idea rocked my world. It’s awesome! - 50%

4 - This idea seems really exciting. With a little more polishing, it’d be among my favorites. - 50%

3 - I think the idea is great, but it needs some work before it moves onto the next round. - 0%

2 - I liked it fine but preferred others. - 0%

1 - It didn’t make my heart beat faster. Needs significant revisions. - 0%

2. Innovation

5 - Absolutely, 100%! - 0%

4 - I feel really good about this - very promising - 100%

3 - This has some good elements and some areas for development - 0%

2 - This doesn’t inspire me so much - 0%

1 - This entry is weak here - 0%

3. Social and/or Environmental Impact

5 - Absolutely, 100%! - 50%

4 - I feel really good about this - very promising - 50%

3 - This has some good elements and some areas for development - 0%

2 - This doesn’t inspire me so much - 0%

1 - This entry is weak here - 0%

4. Financial sustainability

5 - Absolutely, 100%! - 100%

4 - I feel really good about this - very promising - 0%

3 - This has some good elements and some areas for development - 100%

2 - This doesn’t inspire me so much - 0%

1 - This entry is weak here - 0%

Nothing stands out! I thought it was great. - 0%

5. Potential to Scale / Replicability

5 - Absolutely, 100%! - 50%

4 - I feel really good about this - very promising - 50%

3 - This has some good elements and some areas for development - 0%

2 - This doesn’t inspire me so much - 0%

1 - This entry is weak here - 0%

6. Organizational Leadership

5 - Absolutely, 100%! - 0%

4 - I feel really good about this - very promising - 100%

3 - This has some good elements and some areas for development - 0%

2 - This doesn’t inspire me so much - 0%

1 - This entry is weak here - 0%

7. Potential for Creating Shared Value

5 - Absolutely, 100%! - 50%

4 - I feel really good about this - very promising - 50%

3 - This has some good elements and some areas for development - 0%

2 - This doesn’t inspire me so much - 0%

1 - This entry is weak here - 0%

4 comments

Join the conversation:

Comment
Photo of Mouhamadou Moustapha Seck

Trabalho como uma visão de futuro. Sem água de boa qualidade não existe futuro para os núcleos sociais, sejam eles rurais ou urbanos. Como a água é um elemento fundamental para a vida, não é possível argumentar sobre qualidade de vida quando os recursos hídricos estão comprometidos. Se quisermos projetar um futuro melhor para as próximas gerações, precisamos necessariamente priorizar o tema “água” no contexto social, econômico ou político.

View all comments