Convivência com o semiárido: praticas de reflorestamento da caatinga na perspectiva de geração de trabalho e renda.

Reflorestar a caatinga com plantas nativas ou adaptadas para produção de alimentos para as pessoas e animais, lenha e madeira certificadas.

Photo of Ismael Ferreira
2 3

Written by

I confirm that I am fully aware of the eligibility criteria, and based on its description, I am eligible to apply to the CSV Prize 2017.

  • Yes, I'm eligible

Preferred language

  • Portuguese

Organization name

Associação

Year founded

1980

Initiative stage

  • Growth (the pilot has already launched and is starting to expand)

Annual budget in 2017 (USD)

  • Over $5mil

Number of beneficiaries impacted so far

  • 10,000 - 50,000

Organization type

  • Nonprofit, NGO, or citizen sector

Secondary Focus Area

  • Rural development

Headquarters location: Country

  • Brazil

Headquarters location: City

Rodovia Luiz Eduardo Magalhães, s/numero, Bairro de Petrolina
48.890-000 Valente - Bahia

Location(s) of impact

A Bahia conta com grande parte do seu território no semiárido e todos os Municípios, estados e países similares poderão aplicar esse modelo.

Website

http://www.apaebsisal.com.br

Facebook URL

http://www.fb.com/apaebsisal

Twitter URL

Não usamos

Problem: What problem is this initiative trying to address?

O desmatamento desenfreado da caatinga e a fixação dos agricultores familiares no campo, com melhores condições de vida, com a garantia de renda através da diversificação da produção. Além de terem legumineiras para os caprinos e ovinos, frutas para alimentação humana, terão lenha e madeira para garantir a renda da família, através de um processo de reflorestamento. Além disso, será um forma de combater a desertificação da região, cada vez maior, visto que os períodos de longas estiagens só aumentam.

Solution Summary: What is the proposed solution? What do you see as its most promising aspects for creating shared value?

Os agricultores familiares que vivem em nossa região, constantemente castigadas pelas estiagens, não tem outras opções de renda, além da produção ou do trabalho no sisal. Nos últimos anos, com o agravamento da seca a situação vem piorando, muitos que ainda tem pequenas áreas de caatinga, desmatam para vender como lenha ou madeira. Com esse projeto, esses agricultores familiares terão sua renda diversificada, visto que são plantas nativas ou adaptadas a nossa região, que além de servir para reflorestar, irão produzir material orgânico para recuperação dos solos. Com a produção do Pau de Rato, Aroeira, Moringa, Algaroba, Leucena, Grilhicida, etc. teremos alimentação para os animais e produção de lenha e madeira pra comercializar. Com o plantio de Umbu, Cajú, Cajazeira, Manga e outras, teremos alimentação para as famílias e a comercialização do excedente para garantir a renda da família. Esse projeto vem se somar a outros esforços já desenvolvidos, como a agregação de valor ao sisal.

Impact: What is the impact of the work to date? Specify both the social and the environmental impact of your work

Nosso trabalho tem sido focado na agregação de valor aos produtos, especialmente do sisal, com a fabrica de fios, cordas, tapetes e carpetes de sisal e do leite de cabra, produzindo leite pasteurizado, doces, queijos e iogurtes. Com experiências feitas numa área da Associação, exatamente visando descobrir novas formas de convivência com a seca, fizemos o plantio de algumas arvores, e introduzimos a caprinovinocultura e constatamos a importância disso. Com o plantio de apenas 100 pés de algaroba, depois de três anos, cada um deles passa a produzir o equivalente a um saco de milho em vargens, muito mais nutritiva. Depois de 5 anos, chega a 3 sacos por planta. Com 100 pés de neem, o agricultor pode colher 5 m3 de lenha por planta à partir do quinto ano. Juntando apenas o rendimento do neem e algaroba, a família chega a aproximadamente R$ 17.000,00 / ano, além da recuperação do solo. Essas plantas deixam no solo grande quantidade de material orgânico, como as folhas.

Financial sustainability plan: How is this initiative financially supported? How will you ensure its financial sustainability long-term?

Atualmente nosso projeto se sustenta da aquisição da produção, beneficiamento e industrialização e colocação nos mercados interno e externo. Esse novo projeto, vamos produzir as mudas e distribuir, os bancos financiam a criação de caprinos e ovinos. Depois cada agricultor familiar produzirá suas mudas e aumentando a produção e consequentemente a renda. Precisamos da ajuda inicial, como fizemos com a fabrica do sisal e laticínio na implantação. Estamos em contato com o Governo do Estado para produzir depois grandes quantidades de mudas, para beneficiar todos os agricultores familiares interessados. Na fase seguinte, pretendemos incluir no reflorestamento as planta fitoterapicas, também numa perspectiva de recatingar e também garantir uma receita extra as famílias que vivem nessa região.

Unique value proposition: What makes your initiative innovative? How does your project differ from other organizations working in the same field?

Na região ainda não tem nenhuma entidade fazendo isso, talvez por ser muito desafiante devido a seca que castiga constantemente a região. Nos últimos 5 anos nossos índices de pluviosidade ficaram abaixo dos 500 mm. Esse projeto vem complementar nossas ações que visam a agregação de valor aos produtos dos agricultores, sendo uma opção a mais, que podem conciliar com o sisal e a criação de cabras e ovelhas, numa visão totalmente integrada, permitindo a recuperação do meio ambiente.

Founding story: Share a story about the "Aha!" moment that sparked the beginning of this initiative.

Depois de muitos anos atuando na agregação de valor aos produtos, em nossas reuniões do dia a dia e percebendo o agravamento das secas, o desmatamento exagerado do resto de caatinga que temos e com o inicio da nossa Escola Família Agrícola que começamos replantar a área, percebemos que se faz necessário uma ação mais voltada para as pequenas propriedades, convencendo os agricultores familiares da importância de plantar arvores, de reflorestar. Já fizemos muito com a elevação dos preços da fibra do sisal para os produtores, com o leite de cabra, mas se faz necessário novas iniciativas para evitar o processo de desmatamento e desertificação crescente, daí decidimos trabalhar as propriedades, numa perspectiva do desenvolvimento sustentável. O agravamento das secas também nos obriga a pensar em alternativas para aumentar a renda dos agricultores e a melhoria da situação econômica e social.

Where did you hear about the Nestlé Creating Shared Value Prize?

  • Social media

Evaluation results

2 evaluations so far

1. Overall evaluation

5 - This idea rocked my world. It’s awesome! - 50%

4 - This idea seems really exciting. With a little more polishing, it’d be among my favorites. - 0%

3 - I think the idea is great, but it needs some work before it moves onto the next round. - 50%

2 - I liked it fine but preferred others. - 0%

1 - It didn’t make my heart beat faster. Needs significant revisions. - 0%

2. Innovation

5 - Absolutely, 100%! - 0%

4 - I feel really good about this - very promising - 50%

3 - This has some good elements and some areas for development - 50%

2 - This doesn’t inspire me so much - 0%

1 - This entry is weak here - 0%

3. Social and/or Environmental Impact

5 - Absolutely, 100%! - 0%

4 - I feel really good about this - very promising - 100%

3 - This has some good elements and some areas for development - 0%

2 - This doesn’t inspire me so much - 0%

1 - This entry is weak here - 0%

4. Financial sustainability

5 - Absolutely, 100%! - 0%

4 - I feel really good about this - very promising - 0%

3 - This has some good elements and some areas for development - 100%

2 - This doesn’t inspire me so much - 0%

1 - This entry is weak here - 0%

Nothing stands out! I thought it was great. - 0%

5. Potential to Scale / Replicability

5 - Absolutely, 100%! - 50%

4 - I feel really good about this - very promising - 50%

3 - This has some good elements and some areas for development - 0%

2 - This doesn’t inspire me so much - 0%

1 - This entry is weak here - 0%

6. Organizational Leadership

5 - Absolutely, 100%! - 0%

4 - I feel really good about this - very promising - 50%

3 - This has some good elements and some areas for development - 50%

2 - This doesn’t inspire me so much - 0%

1 - This entry is weak here - 0%

7. Potential for Creating Shared Value

5 - Absolutely, 100%! - 0%

4 - I feel really good about this - very promising - 50%

3 - This has some good elements and some areas for development - 50%

2 - This doesn’t inspire me so much - 0%

1 - This entry is weak here - 0%

2 comments

Join the conversation:

Comment
Photo of Amanda Maia

Parabéns pela iniciativa. Projeto maravilhoso

View all comments