Da Compostagem Doméstica com Minhocas para a Minhocultura e Produção de Adubo Natural em Grande Escala na Propriedade Rural

Compostagem doméstica aliada à formação e capacitação é o passo inicial para a ampliação do criatório de minhocas e produção local de adubo.

Photo of Claudio Spinola

Written by

I confirm that I am fully aware of the eligibility criteria, and based on its description, I am eligible to apply to the CSV Prize 2017.

  • Yes, I'm eligible

Preferred language

  • Portuguese

Organization name

Morada da Floresta

Year founded

2009

Initiative stage

  • Scaling (the solution has passed the previous stages and is growing its impact on a regional or global scale)

Annual budget in 2017 (USD)

  • $250k - $500k

Number of beneficiaries impacted so far

  • 10,000 - 50,000

Organization type

  • Social enterprise

Secondary Focus Area

  • Water
  • Nutrition

Headquarters location: Country

  • Brazil

Headquarters location: City

São Paulo

Location(s) of impact

Brasil: cidade e estado de São Paulo e todos os demais estados do país.

Website

http://moradadafloresta.eco.br/ http://humi.eco.br/

Facebook URL

https://www.facebook.com/moradadafloresta/

Problem: What problem is this initiative trying to address?

Mais da metade dos resíduos produzidos no Brasil e dos países em desenvolvimento são orgânicos e compostáveis. A maioria desses resíduos poderia ser tratada no próprio local de geração, mas infelizmente mais de 98% desses resíduos são desperdiçados e enviados para lixões e aterros. Além de causar danos ambientais, sociais e econômicos a destinação dos resíduos orgânicos aos aterros desperdiça valiosos nutrientes que poderiam ser transformados em adubo para incentivar a agricultura urbana, orgânica e/ou familiar.

Solution Summary: What is the proposed solution? What do you see as its most promising aspects for creating shared value?

Para resolver esse problema, oferecemos soluções práticas e de fácil manejo para que os resíduos orgânicos sejam reciclados no próprio local de geração e soluções de compostagem de baixo custo para pequenos e médios municípios. Para residências (casas e apartamentos), desenvolvemos um sistema de compostagem eficiente e portátil que transforma os resíduos orgânicos domésticos em adubo em um espaço de 60cm x 42cm. Compreendendo os benefícios sociais, ambientais, econômicos e educativos da compostagem doméstica em larga escala, desenvolvemos projetos municipais para estimular a prática da compostagem doméstica. Nosso projeto mais conhecido é o Composta São Paulo (www.compostasaopaulo.eco.br). Além da compostagem doméstica, implementamos soluções em compostagem para médios e grandes geradores. Para a área rural, a compostagem doméstica com minhocas é apenas uma etapa de aprendizado para depois ampliar a criação de minhocas e produção de adubo com os resíduos da propriedade.

Impact: What is the impact of the work to date? Specify both the social and the environmental impact of your work

Cada composteira doméstica possui a capacidade de compostar 2 Kgs/dia de resíduos orgânicos. Desde 2009, vendemos mais de 11.000 composteiras. Isso significa que são 22.000 Kgs/dia de resíduos orgânicos sendo compostados nas residências dos nossos clientes. Com essa métrica de 2 Kgs/dia de resíduos orgânicos por composteira, conseguimos medir também a quantidade total de resíduos orgânicos já compostados. Em 8 anos vendendo composteiras, estimamos que já foram compostados mais de 50.000 toneladas de resíduos orgânicos. Com a Humi (http://humi.eco.br/), possuímos a meta de vender mais de 15.000 composteiras até o final de 2019. Pretendemos superar os resultados de 8 anos (até o momento) em menos 2 anos. Também planejamos reciclar mais de 15 milhões de embalagens longa vida em 2 anos. A Humi foi projetada para ser confeccionada com plástico proveniente de embalagens longa vida (Tetrapak) recicladas pós consumo. Para cada Humi produzida, reciclamos 1.000 embalagens longa vida.

Financial sustainability plan: How is this initiative financially supported? How will you ensure its financial sustainability long-term?

Nossa principal fonte de receita é pelas vendas de nossos produtos e serviços. Além da composteiras domésticas, vendemos também acessórios para compostagem, fraldas ecológicas e absorventes femininos ecológicos. Também implementamos sistemas de compostagem em médios e grandes geradores (escolas, condomínios, hospitais, indústrias, etc), realizamos atividades e projetos de educação ambiental para empresas e municípios. 100% da nossa receita é proveniente das vendas dos nossos produtos e prestações de serviços. O desenvolvimento da Humi surge para escalar a nossa produção, impacto e faturamento. Para isso, ampliaremos os canais de venda e a rede de revendedores da Humi no Brasil, realizaremos projetos de grande impacto em parcerias com grandes empresas, e estruturaremos as exportações.

Unique value proposition: What makes your initiative innovative? How does your project differ from other organizations working in the same field?

Em 2009 iniciamos as vendas de composteiras. Após alguns anos, surgiram algumas empresas que copiaram nossas composteiras e se limitaram a vende-las pela internet. Em 2014, realizamos um projeto pioneiro com 2.000 famílias para estimular a elaboração de uma política pública para estimular a prática da compostagem na cidade de São Paulo. Após o Composta São Paulo, desenvolvemos a Humi, uma composteira doméstica inovadora e diferenciada que facilita ainda mais a prática da compostagem doméstica.

Founding story: Share a story about the "Aha!" moment that sparked the beginning of this initiative.

Em 1998 conheci a Permacultura e fiquei completamente mobilizado a aplicar seus conhecimentos na minha vida e diminuir minha Pegada Ecológica. Por morar em uma casa alugada, o que estava ao meu alcance na época era fazer compostagem, produzir adubo, separar os resíduos e plantar. Em 2004 a casa foi comprada e se transformou em uma comunidade urbana ecológica. Nesse momento, iniciamos as reformas e melhorias na estrutura da casa e em poucos anos passamos a ser conhecidos como uma referência de casa ecológica na cidade de São Paulo. Em 2007 começamos a ministrar cursos de permacultura e sustentabilidade na Morada da Floresta. Em 2008 nasce nossa primeira filha e em 2009 decidimos formalizar o negócio social para compartilhar com a sociedade em forma de produtos e serviços as soluções ecológicas que aplicávamos na nossa casa e ampliar os impactos que já estávamos realizando.

Where did you hear about the Nestlé Creating Shared Value Prize?

  • Upon recommendation from others

Evaluation results

5 evaluations so far

1. Overall evaluation

5 - This idea rocked my world. It’s awesome! - 40%

4 - This idea seems really exciting. With a little more polishing, it’d be among my favorites. - 40%

3 - I think the idea is great, but it needs some work before it moves onto the next round. - 0%

2 - I liked it fine but preferred others. - 20%

1 - It didn’t make my heart beat faster. Needs significant revisions. - 0%

2. Innovation

5 - Absolutely, 100%! - 20%

4 - I feel really good about this - very promising - 40%

3 - This has some good elements and some areas for development - 40%

2 - This doesn’t inspire me so much - 0%

1 - This entry is weak here - 0%

3. Social and/or Environmental Impact

5 - Absolutely, 100%! - 25%

4 - I feel really good about this - very promising - 50%

3 - This has some good elements and some areas for development - 25%

2 - This doesn’t inspire me so much - 0%

1 - This entry is weak here - 0%

4. Financial sustainability

5 - Absolutely, 100%! - 100%

4 - I feel really good about this - very promising - 0%

3 - This has some good elements and some areas for development - 33.3%

2 - This doesn’t inspire me so much - 0%

1 - This entry is weak here - 33.3%

Nothing stands out! I thought it was great. - 0%

5. Potential to Scale / Replicability

5 - Absolutely, 100%! - 20%

4 - I feel really good about this - very promising - 60%

3 - This has some good elements and some areas for development - 20%

2 - This doesn’t inspire me so much - 0%

1 - This entry is weak here - 0%

6. Organizational Leadership

5 - Absolutely, 100%! - 20%

4 - I feel really good about this - very promising - 60%

3 - This has some good elements and some areas for development - 20%

2 - This doesn’t inspire me so much - 0%

1 - This entry is weak here - 0%

7. Potential for Creating Shared Value

5 - Absolutely, 100%! - 40%

4 - I feel really good about this - very promising - 20%

3 - This has some good elements and some areas for development - 20%

2 - This doesn’t inspire me so much - 0%

1 - This entry is weak here - 20%

Attachments (1)

composta-sao-paulo-tabelas-2014.pdf

Durante o projeto Composta São Paulo, realizamos 4 pesquisas com as 2.000 famílias contempladas pelo projeto. Esse arquivo apresenta a síntese dos resultados dessas pesquisas. Mais informações sobre os resultados do projeto Composta São Paulo podem ser encontradas no site: https://compostasaopaulo.moradadafloresta.eco.br/resultados2014/ Nesse site também podem ser vistos os depoimentos de alguns participantes do projeto: https://compostasaopaulo.moradadafloresta.eco.br/depoimentos/

14 comments

Join the conversation:

Comment
Photo of Juliane Castro Carneiro

Onde indicaria replicar o projeto inicialmente?

Photo of Claudio Spinola

Oi Juliane,
Onde tiver interessados em financiar e com algum relacionamento com o público alvo. Esse projeto pode ser replicado em várias situações. Além de agricultores com o foco em geração de renda, podemos atender municípios, escolas, condomínios, programas Minha Casa Minha Vida, etc, com o fim de tratar adequadamente os resíduos orgânicos doméstico e produzir adubo para a produção de alimentos em casa, promover educação ambiental, separação adequada dos demais resíduos, etc.

Photo of Juliane Castro Carneiro

Parabéns pelo projeto!

Photo of Claudio Spinola

Gratidão Juliane!

Photo of Maria Brígida Salgado de Souza

Prezado Claudio, Parabéns pelo projeto. Estamos iniciando um viveiro de mudas de frutas, café e árvores nativas e quem sabe você conhece alguma solução ecológica para substituir os saquinhos de plásticos. Estamos buscando soluções alternativas para deixar de usar esses recipientes. Você conhece alguma alternativa?

Photo of Claudio Spinola

Olá Maria,
Hoje há sacos compostáveis. Pode ser uma opção.
Busque na internet que você encontrará.

Photo of Edivan Silva de Carvalho

Muito legal o Projeto. Parabéns! Quanto custa uma compostura?

Photo of Claudio Spinola

Olá Edivan,
Tudo bom?

As composteiras nas cores Cinza, Preta ou Marrom custam R$ 319,90 e nas cores Azul, Verde ou Vermelha custam R$ 349,90.

Apenas o pacote de minhocas custa R$ 70,00 mas comprando junto com a Humi o pacote sai a R$ 39,90.

No cartão dá para dividir em até 6x sem juros e no boleto há 5% de desconto.

Segue o link para acessar a nossa loja virtual:
https://loja.moradadafloresta.eco.br/compostagem-72/humi

Photo of Mouhamadou Moustapha Seck

Projeto super interessante.

Photo of Ramy Elmery

Good Luck Claudio. Wish you All the best.

Photo of Claudio Spinola

Thank you Ramy!
Your comment was very kind.

Photo of Marília Oliveira

Adorei a iniciativa Claudio Spinola ! Aqui em Sorocaba, onde eu moro, desconheço uma iniciativa equivalente. Fiquei apenas com uma dúvida... Ao ter o adubo "caseiro" o que o pessoal geralmente faz com ele? A produção para consumo das próprias plantas não seria muito grande? Parabéns pelo projeto!

Photo of Claudio Spinola

Oi Marília,
Tudo bom?
Ao produzir adubo em casa, a criatividade para planar floresce naturalmente. De qualquer modo, se por acaso a pessoa não tiver plantas o suficiente para usar o adubo, recomendamos olhar o entorno e lembrar das pessoas amigas que gostam de plantas. O adubo pode ser tornar um presente para fortalecer os laços.

Se a pessoa mora em apartamento, sugerimos ver se há plantas no condomínio, ou escolher uma planta de uma praça próxima, ou dar para o filho levar para a escola, ou dar de presente para a sogra ou outra pessoa amiga, etc.

O adubo sempre será bem recebido para quem gosta de plantar.

Photo of Marília Oliveira

Você tem razão... Adubo é sempre bom para as plantinhas, rsrs
Parabéns pela iniciativa!