À sombra do Cerrado

Geração de emprego e renda com o cultivo de culturas tropicais à sombra de bosques nativos de cerrado.

Photo of Hélio Brandão
8 4

Written by

I confirm that I am fully aware of the eligibility criteria, and based on its description, I am eligible to apply to the CSV Prize 2017.

  • Yes, I'm eligible

Preferred language

  • Portuguese

Organization name

Unidade Animus Adjuvandi / UA-A

Year founded

2014

Initiative stage

  • Start-Up (a pilot that has just started operating)

Annual budget in 2017 (USD)

  • $1k - $10k

Number of beneficiaries impacted so far

  • 1 - 10

Organization type

  • Nonprofit, NGO, or citizen sector

Secondary Focus Area

  • Rural development

Headquarters location: Country

  • Brazil

Headquarters location: City

Cuiabá-MT

Location(s) of impact

Alto Araguaia-MT

Website

www.animusadjuvandi.com

Problem: What problem is this initiative trying to address?

Gerar emprego e renda no campo aproveitando as características dos bosques do bioma cerrado.

Solution Summary: What is the proposed solution? What do you see as its most promising aspects for creating shared value?

Viabilizar o cultivo de culturas perenes exigentes em sombra, tais como: cacau, baunilha e café, é uma tarefa que demanda tempo e vultosos investimentos, situação que provoca o desinteresse de pequenos agricultores. Entretanto, com o fito de demonstrar as potencialidades do cerrado a Estância Che Roga, situada em Alto Araguaia-MT,usa mata nativa para cultivo de Baunilha, evitando, assim, gastos com viveiros artificiais implantados em áreas necessariamente desmatadas. A baunilha é uma orquídea nativa da América do Sul e Central que deve ser cultivada a meia-sobra cujas propriedades organolépticas são apreciáveis no mundo e, por isso, aplicada na industria alimentícia e cosmética. O Brasil não se destaca na produção dessa apreciável orquídea trepadeira, embora seja também o seu berço genético. Na verdade somos grande importadores de Baunilha. Tais constatações impõe a crença de que a Baunilha, assim como o cacau, seria uma excelente alternativa para pequenos agricultores.

Impact: What is the impact of the work to date? Specify both the social and the environmental impact of your work

A produção de baunilha no País é muito reduzida, tanto que não consta nas estatísticas oficiais, comportando-se como se fosse um produto invisível. As necessidades do País de baunilha natural são supridas via importação, cujo valor e quantidade retratam o mercado potencial que poderia ser desenvolvido pela agricultura familiar. O teste em viveiro demonstrou ser viável a produção de baunilha no cerrado e vem fornecendo mudas para implantação na mata. Também despertou interesse na comunidade local que a muito tempo já conhece a Baunilha encontrada naturalmente em bosques de cerrado, entretanto desconhecia o seu uso comercial, aliás, sequer sabiam tratar-se de uma orquídea. Nesse contexto vários jovens agricultores procura o projeto ávidos para conhecer esta cultura e implanta-las em áreas de cerrado virgem como forma de dinamizar o uso de pequenas propriedades.

Financial sustainability plan: How is this initiative financially supported? How will you ensure its financial sustainability long-term?

Esta iniciativa tem se mantido com recursos de doações individuais procedidas pelos membros da organização, situação que, aliás, tem limitado a expansão do projeto. Todavia, após três anos da implantação das mudas de baunilha em bosque, a receita oriunda da comercialização das favas de baunilha ajudará a sustentabilidade do projeto. Nesse sentido outras receitas seriam adequadas para um arranque mais dinâmico do projeto, possibilitando a implantação de uma área maior do cultivar o que obviamente determinará receitas maiores aptas a garantir a manutenção do projeto e sua expansão.

Unique value proposition: What makes your initiative innovative? How does your project differ from other organizations working in the same field?

O projeto é diferente de outras iniciativas, pois visa o desenvolvimento econômico via fortalecimento da agricultura familiar com praticas conservacionistas no cerrado. Trata-se, inclusive, de iniciativa inédita no contexto dos "fellows Ashoka".

Founding story: Share a story about the "Aha!" moment that sparked the beginning of this initiative.

O projeto anterior da UA-A "cajuzinho-do-cerrado", dedicado a identificar no cerrado mato-grossense plantas do pequeno cajueiro nativo em vias de extinção, levou os membros da organização a conhecerem a baunilha do cerrado. A constatação de uma variedade nativa de Baunilha e o conhecimento prévio de seu alto custo comercial no Brasil, despertou, naquela ocasião, a possibilidade de desenvolvimento de um projeto que visasse a exploração comercial de áreas intactas do cerrado com a implantação de uma lavoura de baunilha, gerando emprego e renda e, ainda, preservando especies ameaçadas pela expansão das lavouras no cetro-oeste brasileiro.

Where did you hear about the Nestlé Creating Shared Value Prize?

  • Other

8 comments

Join the conversation:

Comment
Photo of Mouhamadou Moustapha Seck

Parabéns e boa sorte.

Photo of Jeison Cechella

parabens pela iniciativa desejo muito sucesso da uma olhada no nosso projeto :)
Vianatus hortas urbanas

Photo of Amanda Maia

Olá Hélio, parabéns pela iniciativa!! Acho que o mais importante nesse projeto, é valorizar uma oportunidade que nosso país apresenta, visando resolver um grande problema social que temos.
Foi uma ideia realmente maravilhosa!

Photo of Edivan Silva de Carvalho

Muito interessante o projeto, entretanto avalio que precisa escalonar para medir melhor seu impacto. Me parece uma boa solução para agregar renda para os agricultores.

Photo of Hélio Brandão

Muito obrigado pelo comentário. Penso que você está completamente correto quanto à necessidade de modular o projeto.

Photo of Edivan Silva de Carvalho

Hélio obrigado pela resposta é torço para que vocês consigam escalonar está iniciativa.

Photo of Edivan Silva de Carvalho

Convido-o para avaliar, comentar e curtir nosso projeto também:
https://network.changemakers.com/challenge/creatingsharedvalue/community-review/projeto-nossa-agua#evaluate

Photo of Edivan Silva de Carvalho

Convido-o para avaliar, comentar e curtir nosso projeto também:
https://network.changemakers.com/challenge/creatingsharedvalue/community-review/projeto-nossa-agua#evaluate