Aceleradora de Empoderamento Feminino Sonhos

Somos uma rede de projetos de empoderamento feminino rural que produz bolos e doces por meio do reaproveitamento de frutas.

Photo of Gustavo Carvalho
4 7

Written by

I confirm that I am fully aware of the eligibility criteria, and based on its description, I am eligible to apply to the CSV Prize 2017.

  • Yes, I'm eligible

Preferred language

  • Portuguese

Organization name

Enactus Leão Sampaio

Year founded

2016

Initiative stage

  • Scaling (the solution has passed the previous stages and is growing its impact on a regional or global scale)

Annual budget in 2017 (USD)

  • $1k - $10k

Number of beneficiaries impacted so far

  • 50 - 100

Organization type

  • Nonprofit, NGO, or citizen sector

Secondary Focus Area

  • Nutrition

Headquarters location: Country

  • Brazil

Headquarters location: City

Juazeiro do Norte, Ceará

Location(s) of impact

Brasil: Crato, Missão Velha.

Website

www.enactusleãosampaio.org

Facebook URL

https://www.facebook.com/enactusleaosampaio/

Twitter URL

https://twitter.com/enactusfls

Problem: What problem is this initiative trying to address?

O Brasil é o quinto país do mundo com maior índice de violência contra a mulher e esse índice aumenta quando se adentra em meio a zona rural do nordeste brasileiro onde o machismo e a falta de educação básica são preponderantes. Além disso, são desperdiçados em média 30% da produção de frutas e verduras da agricultura familiar pela falta de venda dos produtos ou por pequenas amaçados no processo de transporte. Assim, gerando uma situação familiar de vulnerabilidade social e pobreza econômica.

Solution Summary: What is the proposed solution? What do you see as its most promising aspects for creating shared value?

Juntos com a comunidade, construímos uma cooperativa de mulheres na qual estas produzem bolos, doces, biscoitos e salgados por meio do reaproveitamento das frutas e verduras. Assim, essas mulheres passam a ter um emprego digno e a serem empreendedoras gerindo o seu próprio negócio.
Na execução do projeto são realizadas rodas de conversa e palestras abordando o tema violência doméstica e as leis que protegem as mulheres. Além de momentos de integração familiar com o objetivo de extinguir comportamentos violentos e machistas.
As mulheres ainda recebem treinamentos administrativos para que possam gerir o seu negócio e são ministrados cursos de culinária, segurança alimentar e nutrição para garantir a qualidade dos produtos comercializados por elas. Após todas as capacitações, as mulheres realizam a gestão total do negócio e a nós (a ONG) fazemos apenas o acompanhamento corretivo durante o período de um ano, para garantir a continuidade do projeto e a efetividade da mudança de vida.

Impact: What is the impact of the work to date? Specify both the social and the environmental impact of your work

Atualmente temos 13 mulheres empreendedoras que já estão gerindo a sua cooperativa, que produzem diariamente e vendem em uma lanchonete própria, obtendo a receita mensal de 15.000,00 reais. Essas mulheres mudaram a sua qualidade de vida e a visão que a sociedade tem sobre elas, seus maridos passaram a ser mais participativos na vida doméstica e no cuidado com os filhos e elas tiveram um aumento significativo de autoestima. Além disso, elas evitam mensalmente o desperdício de 300 kg de frutas e verduras e atendem mais de 3.000 pessoas por mês com alimentos saudáveis e seguros.
Temos ainda 29 mulheres em treinamentos para serem empreendedoras, que já obtiveram os primeiros resultados sociais com mudanças comportamentais sobre a sua percepção de si mesma, e a mudança de atitudes violentas de seus maridos, além de que estas já produzem bolos e salgados semanalmente e vendem em suas comunidades obtendo 900,00 reais de receita bruta mensal.

Financial sustainability plan: How is this initiative financially supported? How will you ensure its financial sustainability long-term?

Através de editais e competições já obtivemos 12.000 USD que foram investidos na construção das duas cozinhas e em capacitações. Por meio de parceria conseguimos um curso de culinária de “mestras salgadeiras” com valos estimado em 10.000 USD. Além de termos obtido 500 USD em doações individuais de admiradores do projeto.

Unique value proposition: What makes your initiative innovative? How does your project differ from other organizations working in the same field?

O fortalecimento dos vínculos sociais entre mulheres agricultoras é o fundamental na Aceleradora de Sonhos. Tratar os sonhos dessas mulheres como urgente, possível e essencial de ser realizado, emergindo respeito e solidariedade em prol da dignidade e dos direitos humanos, dos quais são violados diariamente e acentuadas quando se é mulher, negra e de uma classe social baixa. Fomentando um sentimento de sororidade entre o gênero feminino por meio da construção de uma rede de transformação social.

Founding story: Share a story about the "Aha!" moment that sparked the beginning of this initiative.

Iniciamos um projeto voltado para a agricultura familiar. Com o foco no gênero masculino, entretanto as mulheres também faziam parte do projeto, participando das atividades e colaborando com a mudança social. Depois de um período, percebemos a necessidade gritante de um projeto destinado as mulheres, assim surgindo o “Sonhos de Maria”, nomeado assim pelo fato de grande parte das mulheres terem Maria em seus nomes. Mais do que essa semelhança, o que as unia era a vontade de modificar suas vidas, sair da condição de vulnerabilidade socioeconômica e conquistarem independência. Logo, a construção da cozinha proporcionou as mulheres do projeto-piloto, iniciar a concretização dos seus sonhos, ressignificando o lugar da cozinha em um espaço capaz de lhes possibilitar segurança financeira e do empoderamento coletivo. Trabalhando juntas, as mulheres construíram tijolo por tijolo da cozinha.

Where did you hear about the Nestlé Creating Shared Value Prize?

  • Upon recommendation from others

4 comments

Join the conversation:

Comment
Photo of Fernanda

Empoderar para transformar positivamente a vida de dessas mulheres.

View all comments