Agricultura digital para a sustentabilidade e resiliência climática de produtores rurais em países em desenvolvimento

A Agrosmart quer transformar a agricultura ajudando produtores a serem mais produtivos, sustentáveis e resilientes às mudanças climáticas

Photo of Mariana Vasconcelos
5 6

Written by

I confirm that I am fully aware of the eligibility criteria, and based on its description, I am eligible to apply to the CSV Prize 2017.

  • Yes, I'm eligible

Preferred language

  • Portuguese

Organization name

Agrosmart - Cultivo Inteligente

Year founded

2014

Initiative stage

  • Scaling (the solution has passed the previous stages and is growing its impact on a regional or global scale)

Annual budget in 2017 (USD)

  • $500k - $1m

Number of beneficiaries impacted so far

  • 50 - 100

Organization type

  • For-profit

Secondary Focus Area

  • Rural development

Headquarters location: Country

  • Brazil

Headquarters location: City

Campinas

Location(s) of impact

Brasil: SP, MG, RS, MS, MT, GO, BA, ES, PR
Israel: Tel Aviv
Estados Unidos: Woodland (CA)

Website

https://www.agrosmart.com.br/

Facebook URL

https://www.facebook.com/agrosmart1/

Twitter URL

https://twitter.com/agrosmartBR

Problem: What problem is this initiative trying to address?

As mudanças climáticas já afetam a vida de produtores em todo o mundo. A escassez de água é fator crítico à produção de alimentos. 70% da água doce do planeta é usada na irrigação e metade é desperdiçada devido à falta de conhecimento de quando e como irrigar. Os agricultores carecem de informações que os ajudem na tomada de decisões no campo. Apesar do conhecimento obtido com observação e experiência prática, o produtor ainda depende de sua intuição e estar fisicamente no campo para tentar inferir o que fazer.

Solution Summary: What is the proposed solution? What do you see as its most promising aspects for creating shared value?

A Agrosmart surgiu para revolucionar a maneira como as decisões são feitas no campo, levando agricultura digital para produtores latino americanos. Ajudamos o produtor a entender seu cultivo, reagir aos efeitos das mudanças climáticas e aumentar sua produção de maneira sustentável, permitindo mais flexibilidade e atratividade para continuar a vida no campo. Utilizando sensores e dados de satélite monitoramos as plantações em tempo real para ajudar o agricultor a entender qual a necessidade real da planta. Temos a previsão de tempo com menor erro no mercado e o modelo de irrigação de maior impacto, economizando até 60% de água, 40% de energia e aumentando a produtividade em até 20%. As recomendações são diárias diretamente via aplicação ou SMS. Os produtores passam a contar com um histórico de dados para entender seus resultados, se comparando a outros produtores na região, avaliando o consumo de insumos e energia, e aproveitando o que foi positivo para recriar os melhores cenários.

Impact: What is the impact of the work to date? Specify both the social and the environmental impact of your work

Possuímos 54 fazendas monitoradas distribuídas no Brasil, Estados Unidos e Israel. No Brasil, as fazendas monitoradas estão distribuídas em 9 estados - SP, MG, RS, MS, MT, GO, BA, ES, PR, representando 80.000 ha. Nosso impacto é medido em 4 pilares: Utilização da água; Redução do uso desnecessário ou em horário de pico de energia; Aumento de produtividade; e Melhoria na renda e qualidade de vida do produtor. Os melhores resultados que tivemos e utilizados como meta padrão são a redução de até 60% de água, 40% de energia e aumento de até 20% de produtividade em uma safra. Em uma fazenda de 9 pivôs fomos capazes de reduzir em 5 meses o suficiente para prover água para 70 mil pessoas todos os dias. Por fim, ao auxiliar o produtor a produzir mais e de maneira mais sustentável, contribuímos com aumento de renda e oportunidades de venda, além de mais flexibilidade, qualidade de vida e atratividade para permanecer no campo.

Financial sustainability plan: How is this initiative financially supported? How will you ensure its financial sustainability long-term?

Com relação a sustentabilidade financeira, aproximadamente 90% do nosso orçamento vem da venda do nosso serviço. Os produtos da Agrosmart são adquiridos na forma de aluguel (locação de bens móveis) que inclui o hardware, software e acompanhamento agronômico. O produtor pode optar por diferentes planos de acordo com o que quer monitorar. Os produtos do Cultivo Inteligente podem ser aplicados tanto na agricultura irrigada quanto de sequeiro. Diversas culturas podem ser monitoradas independente da região e sua forma de manejo. São cobradas adicionalmente taxas de instalação e de análise de solo. Os outros 10% devem ser provenientes de editais de pesquisa e desenvolvimento com agências de fomento e fundos internacionais.

Unique value proposition: What makes your initiative innovative? How does your project differ from other organizations working in the same field?

Precisamos aumentar em 70% a produção de alimentos até 2050 e vivemos a escassez de recursos hídricos e mudanças climáticas. Acesso à informação estratégica sobre a lavoura é essencial para superar esses desafios. A Agrosmart é a primeira empresa a quebrar barreiras de conectividade no Brasil para coletar dados em tempo real e fornecer informações para decisão em uma interface simples. Transformamos a agricultura ajudando produtores a serem mais produtivos, sustentáveis e resilientes.

Founding story: Share a story about the "Aha!" moment that sparked the beginning of this initiative.

Começamos esta empresa porque os três co fundadores já tinham experiência com a criação de produtos conectados, que utilizam coleta de dados com sensores para gerar insights. Por outro lado, Mariana é filha de agricultores e cresceu perto dos desafios diários com falta de mão de obra e decisões feitas na intuição, fazendo com que os agricultores precisem estar nos campos o tempo todo para observar e decidir o que fazer. Vimos uma oportunidade para resolver um problema que vivíamos dentro de nossas casas, mas que era comum aos agricultores de todo o mundo. Ajudar os agricultores a tomar melhores decisões teria um impacto direto em suas vidas e poderia contribuir para mudar o mundo, ajudando na segurança alimentar e reduzindo impactos ambientais. A empresa foi fundada em 2014 e desde então cresceu de forma exponencial e foi reconhecida por diversas premiações de nível internacional.

Where did you hear about the Nestlé Creating Shared Value Prize?

  • Social media

Attachments (1)

5 comments

Join the conversation:

Comment
Photo of Pamela Quino Ramos

Hola Mariana Vasconcelos , felicitaciones por la propuesta que presentan!
Es muy interesante la propuesta, mas nos gustaría saber cuan rentable sería esta propuesta aplicada a una pequeña extensión de terreno o en áreas cuyas Comunidades campesinas dueñas del territorio realizan parcelación del terreno y este a su vez es muy accidentado.

Photo of Mariana Vasconcelos

Hola Pamela,
Me gustaría conocer su iniciativa con más detalles y compartir lo que Agrosmart está haciendo.
Creo que podríamos encontrar sinergias interesantes.
Puedes contactar a Guilherme de mi equipo - guilherme.raucci@agrosmart.com.br? Él es mi especialista en agua y sostenibilidad.

View all comments