All Homes with Lights.

Nosso sistema de energia solar tem longa durabilidade, proporcionando a famílias sem acesso à rede elétrica uma iluminação confiável.

Photo of Andre Viegas
38 59

Written by

I confirm that I am fully aware of the eligibility criteria, and based on its description, I am eligible to apply to the CSV Prize 2017.

  • Yes, I'm eligible

Preferred language

  • Portuguese

Organization name

Kerdna Produção Ed. Ltda

Year founded

2009

Initiative stage

  • Growth (the pilot has already launched and is starting to expand)

Annual budget in 2017 (USD)

  • $10k - $50k

Number of beneficiaries impacted so far

  • 10 - 50

Organization type

  • Social enterprise

Headquarters location: Country

  • Brazil

Headquarters location: City

Brasília

Location(s) of impact

Brasil: Cavalcante, Teresina de Goiás

Website

http://allhomeswithlights.org

Facebook URL

https://www.facebook.com/All-Homes-With-Lights-187677645133558/

Problem: What problem is this initiative trying to address?

Cerca de 1,2 bilhão de pessoas vivem sem energia elétrica. Destas, muitas vivem em zona rural e precisam usar lamparinas de querosene ou óleo diesel para terem alguma iluminação em casa. Isto resulta em sérios problemas respiratórios e para o meio ambiente.
Como o uso de lamparinas é desconfortável e envolve custo, muitos optam por deitar cedo e deixam de aproveitar preciosas horas da noite. Com uma iluminação artificial, eles poderiam estudar, trabalhar, se divertir, socializar ou ouvir músicas e notícias no rádio.

Solution Summary: What is the proposed solution? What do you see as its most promising aspects for creating shared value?

Criamos um kit de iluminação solar, consistindo de uma placa inteligente, uma bateria recarregável de lítio, 7 lâmpadas de LED, além de peças adicionais. Ele é capaz de iluminar até 7 ambientes e possui uma saída USB útil para recarregar celulares, pilhas ou equipamentos de baixo consumo. O sistema ajusta automaticamente o nível de brilho dos LEDs para iluminar por várias noites, mesmo em dias nublados ou chuvosos.
O piloto começou na comunidade Kalunga, um quilombo ao norte de Goiás. Criaremos valor compartilhado capacitando cerca de 40 famílias (parceiros locais) que serão responsáveis por montar, instalar e dar manutenção. Isto promoverá o aprendizado de jovens e facilitará a distribuição e manutenção dos sistemas. Como será detalhado no plano de sustentabilidade financeira abaixo, trocando as lamparinas pelo nosso sistema, estaríamos também substituindo o dinheiro gasto com óleo diesel por investimentos para melhorar a vida dessa comunidade e expandir para outras comunidades.

Impact: What is the impact of the work to date? Specify both the social and the environmental impact of your work

Após completar o desenvolvimento do kit, fizemos a instalação em 3 casas nos Kalungas e instalaremos em outras 5 até o fim do ano. As famílias atendidas têm feito uso contínuo do sistema e pararam de utilizar as lamparinas. Nessas casas, as pessoas conseguem ter mais atividade à noite: adultos finalizam tarefas, crianças desenham, a família e vizinhos ouvem rádio portátil e socializam mais frequentemente com a nova iluminação. E a descontinuidade do uso das lamparinas diminui o risco de incêndios e queimaduras, elimina a poluição do ar e problemas respiratórios.
Existe agora uma expectativa para a expansão do projeto, demonstrado pelos moradores e pela Associação Kalunga de Cavalcante. Vimos também uma boa receptividade para nosso sistema como uma solução para substituir o uso de baterias não recarregáveis, ainda usadas por vários ali. Em 5 anos, a substituição completa de lamparinas pelo nosso kit, nessa comunidade, eliminaria a geração de aproximadamente 1.000 ton de CO2.

Financial sustainability plan: How is this initiative financially supported? How will you ensure its financial sustainability long-term?

Nosso kit será oferecido como um serviço de iluminação. Ele incluirá o kit em si, sua instalação e manutenção, poderá ser pré-pago por um certo tempo (como por 1 mês, 2 meses, etc), e terá um custo similar ao atual gasto com óleo diesel.
Devido à precária situação financeira da comunidade, precisamos de um capital de arranque para expandir. Este capital será usado para montar os kits e para capacitar cerca de 40 famílias locais. Um capital de U$150.000,00 nos permitiria oferecer o serviço para todas as 1.000 famílias da região em 2.5 anos.
Todas as demais operações serão financiadas pela venda do serviço. Num período de 5 anos, vemos um potencial de venda de US$400.000, que é o gasto atual com óleo diesel na comunidade. Isto financiaria outros 2.000 kits para expandir o projeto adiante.

Unique value proposition: What makes your initiative innovative? How does your project differ from other organizations working in the same field?

O grande diferencial do nosso kit é a sua durabilidade. Nosso sistema usa bateria de lítio e placa inteligente que limita sua carga e descarga, permitindo estender sua vida útil para mais de uma década.
O segundo diferencial é permitir ser comercializado como serviço. A família paga pequenos valores periódicos para usar o serviço, e assim custear a manutenção que será feita pelos nossos parceiros locais. Dessa forma as famílias atendidas terão um serviço de iluminação sustentável por décadas.

Founding story: Share a story about the "Aha!" moment that sparked the beginning of this initiative.

Acampando em uma comunidade rural isolada sem acesso a energia elétrica, notamos que alguns moradores possuíam solução de iluminação solar LED. Apesar de pouco tempo de uso (2 anos), as baterias já haviam degradado bastante, fornecendo menos de 1h de iluminação após escurecer. Deitado na barraca, notamos que o simples LED piscante do celular era a diferença entre não enxergar nada e enxergar algo. Lembramos então de uma reportagem sobre baterias de lítio dizendo que quando carregadas e descarregadas apenas parcialmente, podem durar décadas. Aha! Dali, criamos um sistema com uma placa inteligente que controla a carga/descarga parcial de uma pequena bateria de lítio, priorizando assim a vida útil dela. O sistema também ajusta automaticamente o nível de brilho dos LEDs de acordo com a quantidade de energia ainda disponível.

Where did you hear about the Nestlé Creating Shared Value Prize?

  • Upon recommendation from others

38 comments

Join the conversation:

Comment
Photo of Rachel Biderman

Importante que esse projeto ganhe escala. Idealmente poderia vir acompanhado de um projeto de educação para as familias.

View all comments