aquicultor artesanal sustentável: inserção produtiva em Alagoas

Qualificar a oferta, criar demanda e reduzir gargalos na comercialização de ostras das comunidades tradicionais do litoral de Alagoas.

Photo of Marcela Pimenta Campos Coutinho
2 3

Written by

I confirm that I am fully aware of the eligibility criteria, and based on its description, I am eligible to apply to the CSV Prize 2017.

  • Yes, I'm eligible

Preferred language

  • Portuguese

Organization name

IABS

Year founded

2003

Initiative stage

  • Established (the solution has passed the previous stages and demonstrated success)

Annual budget in 2017 (USD)

  • $100k - $250k

Number of beneficiaries impacted so far

  • 5,000 - 10,000

Organization type

  • Nonprofit, NGO, or citizen sector

Secondary Focus Area

  • Rural development

Headquarters location: Country

  • Brazil

Headquarters location: City

Brasilia

Location(s) of impact

Estado de Alagoas: Coruripe, Barra de S Miguel, Barra de S Antônio, Porto de Pedras, Passo de Camaragibe e Maceió

Website

www.ostrasdepuradasdealagoas.com.br
www.iabs.org.br

Facebook URL

https://www.facebook.com/OstrasDepuradasDeAlagoas/

Problem: What problem is this initiative trying to address?

O Programa Ostras Depuradas de Alagoas se propõe a solucionar os gargalos existentes na comercialização de ostras, relacionadas à sanidade do produto, abertura de mercado e escalabilidade do produto. Sendo assim, a iniciativa é capaz de gerar trabalho e renda para famílias em situação de vulnerabilidade do Estado de Alagoas.

Solution Summary: What is the proposed solution? What do you see as its most promising aspects for creating shared value?

Qualificar a oferta: consideramos como barreira sobreposta, uma vez que atualmente é possível entregar um produto com alto valor agregado, com sanidade, comunitário e padronizado de acordo com as solicitações do mercado. Reduzir gargalos de comercialização: atualmente o programa busca solucionar alguns dos impasses referentes à venda das ostras, por meio da criação de uma empresa social, cuja finalidade é abrir mercado, desatar os nós relativos ao marco regulatório no tangente aos aspectos fitossanitários. A estruturação de uma cadeia de valor transparente e eficiente é o objetivo final. Criar demanda: Já ocorreu uma abertura do mercado em Alagoas que tem potencial de expansão. Ainda assim, vem sendo realizado um trabalho de expansão da demanda para outras partes do país e possivelmente para o exterior, aliado aos correspondentes trâmites burocráticos de selos inspeção estadual e federal

Impact: What is the impact of the work to date? Specify both the social and the environmental impact of your work

Impacto Social: autoestima; empreendedorismo; empoderamento; fortalecimento da cultura gastronômica local, aproximando a alta cozinha aos beneficiários e.g. abertura de um restaurante por uma produtora depois de participar em uma atividade que teve contato com renomados Chefs de cozinha e suas receitas; conscientização; cooperativismo e associativismo; implementação de turismo de base comunitária em dois cultivos, redução da pressão no sistema de saúde local; novos mercados (restaurantes, buffets de casamentos etc.), redução no uso de fogões a lenha, pois a renda adicional permite o uso de fogões a gás.
Impacto Ambiental: redução da pressão sobre o estoque de ostras por substituir a extração por cultivo, cuidado com o ambiente (a qualidade do produto depende diretamente do ambiente em que vive o produtor), estruturas de baixo impacto, redução da pressão sobre outras espécies.

Financial sustainability plan: How is this initiative financially supported? How will you ensure its financial sustainability long-term?

O projeto está em um período de transição de um cenário de dependência maior em editais para um processo de geração de receita por vendas.

A última projeção realizada com base no EVTE - Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica dos Cultivos demonstra que será possível em dois anos atingir o equivalente a 90% da entrada de recurso através de receita de vendas.

Unique value proposition: What makes your initiative innovative? How does your project differ from other organizations working in the same field?

É a única estrutura de depuração do nordeste brasileiro.
Participação comunitária nas decisões.

Founding story: Share a story about the "Aha!" moment that sparked the beginning of this initiative.

Depois de alguns anos de capacitações, oficinas e diversos esforços para empoderar os beneficiários a assumirem o controle da depuradora, nosso momento Aha! ocorreu no momento em que realmente fomos capazes de ouvir o que vinha nas entrelinhas do que os produtores vinham dizendo ao longo de todo o processo - seu interesse é em manter sua atividade tradicional, não passa por criar novas estruturas ou por assumir outras etapas da cadeia de valor na qual se insere a sua produção. Isso significa que o papel do IABS passou a ser muito mais um de estruturação de uma cadeia de valor transparente e eficiente do que um de transformação dos produtores e seus meios de vida.

Where did you hear about the Nestlé Creating Shared Value Prize?

  • Upon recommendation from others

2 comments

Join the conversation:

Comment
Photo of Najla Almeida

projeto com grande potencial de replicabilidade. Parabéns!!!

View all comments