Arranjo Produtivo Local de Gemas e joias no vale do mucuri e jequitinhonha

Se este povo pobre soubesse a riqueza que tem no seu subsolo, sorririam aliviados conscientes de que o pão nunca mais faltará.

Photo of Clariana Queiroz
3 3

Written by

I confirm that I am fully aware of the eligibility criteria, and based on its description, I am eligible to apply to the CSV Prize 2017.

  • Yes, I'm eligible

Preferred language

  • Portuguese

Organization name

Alpha Brasil Representações e Consultorias LTDA

Year founded

2011

Initiative stage

  • Start-Up (a pilot that has just started operating)

Annual budget in 2017 (USD)

  • Less than $1k

Number of beneficiaries impacted so far

  • 100 - 250

Organization type

  • Social enterprise

Secondary Focus Area

  • Water
  • Rural development

Headquarters location: Country

  • Brazil

Headquarters location: City

Teófilo Otoni MG

Location(s) of impact

Brasil: Teófilo Otoni MG, Araçuai, Pavão, Poté, Itinga, Catuji, Caraí, Almenara, Padre Paraiso, Ponto dos Volantes, Setubinha, Novo Horiente de Minas.

Website

Não temos

Facebook URL

https://www.facebook.com/antonioqueirozclara

Problem: What problem is this initiative trying to address?

A iniciativa tenta caracterizar e capacitar as empresas que compõem a cadeia produtiva do APL de gemas e joias de Teófilo Otoni-MG, identificando as possibilidades de cooperação no arranjo e promovendo o posicionamento destas empresas para aumentar a produtividade local regional. Gerando empregos e aumentando a renda da população local.

Solution Summary: What is the proposed solution? What do you see as its most promising aspects for creating shared value?

O APL de gemas e joias de Teófilo Otoni está localizado na maior província gemológica do mundo, no entanto, o contraste entre a riqueza do subsolo e a pobreza da comunidade fica evidente nos Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). As regiões do Vale do Jequitinhonha e Mucuri mesmo com o crescimento do IDH do Brasil nos últimos 20 anos, continuam apresentando baixos indicadores sociais.
A falta de emprego e desenvolvimento regional é perceptível. O fortalecimento do APL de gemas e joias promoverá o desenvolvimento local e regional, permitindo que através da capacitação estas regiões possam especializar a mão e obra local e desenvolver meios sustentáveis de gerar emprego e renda para a comunidade local.

Impact: What is the impact of the work to date? Specify both the social and the environmental impact of your work

Desde 2015, que tenho visitado os garimpos dos 21 municípios da região do APL, iniciei a pesquisa para o desenvolvimento da minha dissertação do mestrado na UFVJM. Desde 2015 que tenho realizado estudos para diagnosticar o APL e identificar as empresas que compõem a cadeia produtiva do setor. Foram 2 anos de intensa pesquisa, sem financiadores ou apoiadores, todo o recurso investido foi próprio. Com a finalização do projeto, reuni a comunidade local de toda a região do município para apresentar o diagnóstico e a situação atual e as oportunidades de fortalecimento do APL e de como a organização da comunidade poderá aumentar a produtividade da região. A partir disto, tenho promovido cursos de capacitação e participado ativamente com as associações e entidades de classe para promover a interação entre os atores envolvidos no APL. Com esta iniciativa tenho percebido a mudança comportamental das associações e das empresas que estão cooperando uma com a outra e unindo em um único objetivo.

Financial sustainability plan: How is this initiative financially supported? How will you ensure its financial sustainability long-term?

O projeto pode ser dividido em 3 fases. Na primeira fase, foi o momento de ganhar a confiança da comunidade estabelecida no setor, todo o investido foi próprio, não obtive nenhuma bolsa e nenhum investimento por parte de nenhuma entidade. Na segunda fase, a fase de divulgação e apresentação dos resultados obtive auxílio da Codemig através de edital. A terceira fase a fase de implantação de cursos de capacitação para jovens na zona urbana e na zona rural, carece de investimentos de outras corporações que abracem esta ideia e promova esta interação entre os atores do APL.

Unique value proposition: What makes your initiative innovative? How does your project differ from other organizations working in the same field?

As ideias atuais são distantes da comunidade local, trabalham apenas a ideia regional em uma escala ampla, mas eu acredito na possibilidade de capacitação do cidadão em sua própria região, ou seja, podemos estudar as pedras de cada região e capacitar os cidadãos para aproveitar a matéria prima local extraída e descartada no solo de forma irregular. É possível educar a comunidade para descobrir meios de cooperação local e obter vantagem competitiva dentro do próprio arranjo.

Founding story: Share a story about the "Aha!" moment that sparked the beginning of this initiative.

Quando inciei os meus estudos sobre MPEs em 2006, devolvi a comunidade local em 2010 um estudo sobre as necessidades de treinamento e com isso presenciei um grande avanço em minha cidade. Isto não me trouxe retorno financeiro, mas me trouxe grande satisfação. Ao olhar para a cidade de Teófilo Otoni, conhecida como a "capital mundial das pedras preciosas", surgiu a necessidade de pesquisar sobre as gemas aqui encontradas. Acredito que o conhecimento transforma, iguala as pessoas, nos tira dos lugares mais remotas e nos dá a oportunidade de chegar em lugares que jamais chegaríamos se o conhecimento não nos libertasse. Assim como houve retorno com a simples pesquisa das MPEs, acreditei que o estudo das gemas da região promoveria este mesmo desenvolvimento, alertando a comunidade do setor da necessidade de cooperação dentro da cadeia produtiva do setor de gemas.

Where did you hear about the Nestlé Creating Shared Value Prize?

  • Search engine
View more

Attachments (2)

ESTUDOS SOBRE AS POSSIBILIDADES DE COOPERAÇÃO NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DO ARRANJO PRODUTIVO LOCAL DE GEMAS E JOIAS DE TEÓFILO OTONI – MG versão 7 (1).pdf

Pesquisa desenvolvida que possibilitou o diagnóstico da situação atual do APL que está na fase embrionária e desestruturado. Co esta pesquisa iniciei as articulações para promover a interação entre os atores do APL, os agentes econômicos, políticos e Sociais.

20842127_10203190052029262_5890066255712379715_n.jpg

Agentes da comunidade Local no desenvolvimento do espaço APL. Com a apresentação da pesquisa, reuni os agentes locais, incluindo a prefeitura municipal, entidades de classe e toda a comunidade local para fortalecer o APL.

3 comments

Join the conversation:

Comment
Photo of Edivan

Interessante o seu projeto.

Photo of Clara

Muito Obrigada.

Photo of Edivan

Por nada Clara.
Visita a pagina do projeto Nossa Água, seria muito importante para nós termos sua avaliação, comentário e curtida, segue o link abaixo:
https://network.changemakers.com/challenge/creatingsharedvalue/community-review/projeto-nossa-agua#evaluate