Até o Tucupí: "inoculante-flash" acelerador de adubos orgânicos

O modelo acelera a decomposição/compostagem e reduz o tempo de produção de adubos pela metade do período em relação a inoculantes comerciais

Photo of Thiago Franco
7 5

Written by

I confirm that I am fully aware of the eligibility criteria, and based on its description, I am eligible to apply to the CSV Prize 2017.

  • Yes, I'm eligible

Preferred language

  • Portuguese

Organization name

ACSSUS

Year founded

2012

Initiative stage

  • Established (the solution has passed the previous stages and demonstrated success)

Annual budget in 2017 (USD)

  • Less than $1k

Number of beneficiaries impacted so far

  • 100 - 250

Organization type

  • Nonprofit, NGO, or citizen sector

Secondary Focus Area

  • Rural development
  • Nutrition

Headquarters location: Country

  • Brazil

Headquarters location: City

Parintins

Location(s) of impact

Brasil: Parintins

Facebook URL

http://www.facebook.com/ACSSUS/

Problem: What problem is this initiative trying to address?

A Amazônia é um bioma de vegetação imponente, mas a acidez e baixa fertilidade do seu solo são entraves para a produção dos alimentos que compõe a cesta básica regionalizada (MORAES e SCHOR, 2010) da população de Parintins, município do Amazonas, onde parte dos seus mais de 160 mil habitantes ainda preserva o hábito da agricultura orgânica e de subsistência seja em quintais urbanos ou rurais, como forma de enfrentar problemas contemporâneos que afetam a população local como insegurança e transição de habito alimentar.

Solution Summary: What is the proposed solution? What do you see as its most promising aspects for creating shared value?

Utilização de insumos regionais como “Aluá” bebida oriunda da casca de abacaxi; “Caxiri” bebida indígena; polpa de pupunha; leite coagulado; e o “TUCUPÍ”, bebida indígena extraída da mandioca durante a produção de farinha (peixe e farinha são itens principais da dieta alimentar amazônica); na produção de adubos para abastecer a produção orgânica e agroecológica em Parintins. A partir de estudo científicos, foi comprovado que esses insumos possuem alto poder inoculante, com maior quantidade em termos proporcionais de microrganismos que podem a aceleração da decomposição. Esse modelo, com a inserção de inoculantes regionais reduziu de 120 para 60 dias o período de decomposição de 1.000 kg de massa bruta (500 kg de material volumoso: restos de plantas e vegetais; 300 kg de material pastoso sendo: esterco de gado, cavalo, aves; e 200 kg dos inoculantes naturais reginais Aluá, Caxiri, Tucupí, além de uma porcentagem de folhas de mureru – Aguapés, palha de cana, rumem de boi).

Impact: What is the impact of the work to date? Specify both the social and the environmental impact of your work

Quantitativos: substitui o adubo químico em ate 80%; eleva a qualidade dos produtos colhidos com até 95% sem agrotóxico; reduz de 120 dias para 60 dias o tempo de decomposição da matéria orgânica do adubo; 02 produções familiar e 02 hortas comunitárias (01 delas acaba de receber o premio ITAÚ-UNICEF) em Parintins utilizando o modelo. Qualitativos: melhora qualidade visual dos produtos; atua no meio ambiente como modelo ecologicamente correto; é considerado altamente sustentável; pode ser reutilizado de forma planejada em parceria com empresas de reciclagem e o poder público através das secretarias de produção e meio ambiente; promove o envolvimento sócio-educativo, cultural e consciência ambiental da comunidade entorno; modelo aplicável por produtores de várias escalas, com materiais alternativos e de baixo custo; o modelo presente utiliza insumos do cotidiano local associando conhecimento científico e os saberes populares da Amazônia.

Financial sustainability plan: How is this initiative financially supported? How will you ensure its financial sustainability long-term?

Até o momento o modelo se manteve com 50% de doações individuais de sócios da ACSSUS; e 50% de receita de venda de mudas de hortaliças produzidas em horta comunitária instalada na sede da ACSSUS. Há contribuições corporativas (Instituto Federal do Amazonas – IFAM, enquanto parceria técnica, fornecendo técnicos agrícolas para o desenvolvimento, execução e acompanhamento do modelo). Espera-se a médio prazo, por meio de editais de fomento, transformar o adubo em um produto de baixo custo para aqueles que não tem interesse em produzi-lo. A longo prazo esperamos criar mercado para o adubo a partir do HUCA - Horta Urbana Comunitária Amazônica, projeto desenvolvido pela ACSSUS, com objetivo de instalar hortas comunitárias e individuais em área urbana e rural de municípios da rede urbana local.

Unique value proposition: What makes your initiative innovative? How does your project differ from other organizations working in the same field?

O projeto inova pela ousadia e comprometimento com as questões de segurança alimentar, geração de renda, associação de saberes tradicional e cientifico, uso de insumos regionais de baixo custo, resíduos reutilizáveis, para subsidiar o desenvolvimento rural, que tem sofrido com a transformação de hábitos alimentares: transição da dieta local (peixe, frutos e hortaliças) para a dieta de “supermercado” (alimentos transgênicos, com agrotóxicos, e multiprocessados).

Founding story: Share a story about the "Aha!" moment that sparked the beginning of this initiative.

O "insight" surgiu quando percebemos que determinado trecho de uma propriedade apresentava solo com visual nutritivo. No mesmo momento propomos questões e hipóteses, foram clareadas quando o dono da propriedade revelou que ali naquele trecho era uma antiga instalação de "casa de farinha" (casa onde se fabrica farinha artesanalmente). Fomos a pesquisa para identificar a relação e se pode constatar que os resíduos oriundos da produção de farinha interferiam na qualidade do solo.

Where did you hear about the Nestlé Creating Shared Value Prize?

  • Social media

7 comments

Join the conversation:

Comment
Photo of Eduardo Trevisan

Thiago, vocês tem algum produto comercial? ou a experiencia é baseada na aplicação do tucupi e outros para uso local?
no caso vocês diluem o tucupi em água e colocam mais alguma coisa como fonte de carboidrato?

abraços

View all comments