A Agricultura para um projeto de desenvolvimento comunitário.

Empoderar pessoas por meio do desenvolvimento rural: uma alternativa para a agricultura senegalesa.

Photo of Mouhamadou Moustapha Seck
605 365

Written by

I confirm that I am fully aware of the eligibility criteria, and based on its description, I am eligible to apply to the CSV Prize 2017.

  • Yes, I'm eligible

Preferred language

  • Portuguese

Organization name

UNESC: Universidade do Extremo Sul Catarinense

Year founded

1968

Initiative stage

  • Established (the solution has passed the previous stages and demonstrated success)

Annual budget in 2017 (USD)

  • $10k - $50k

Number of beneficiaries impacted so far

  • 1,000 - 5,000

Organization type

  • Nonprofit, NGO, or citizen sector

Secondary Focus Area

  • Water
  • Rural development
  • Nutrition

Headquarters location: Country

  • Brazil

Headquarters location: City

Criciúma

Location(s) of impact

Brasil: Santa Catarina; Turvo, Forquilinha, Massaranduba, Tubarão, Meleiro, Nova Veneza, Arraranguá, Jacinto Machado, Jaraguá do sul, Guaramirim.

Website

http://www.unesc.net/portal/capa/index/237/8706

Problem: What problem is this initiative trying to address?

O consumo de arroz do Senegal é de 1.6 milhões de toneladas, porém seu cultivo é de apenas 600 mil toneladas, o que deixa um gap de 1 milhão de toneladas, sendo suprido com importações. O arroz que é sistematicamente importado para o consumo em grande escala, é de baixa qualidade, sendo considerado de terceira linha (arroz quebrado). Este mesmo produto em outros países é destinado à ração dos animais. Desta forma o país necessita de um produto de baixo custo e alto valor nutricional, proveniente de suas terras.

Solution Summary: What is the proposed solution? What do you see as its most promising aspects for creating shared value?

O objetivo da transferência de tecnologia terá por foco a maximização dos resultados atuais na rizicultura Senegalesa. O país já predispõe de estrutura para o cultivo, porém precária, não suprindo a necessidade da população, mas suas terras utilizadas e agricultáveis são propícias para este cultivo. A força de trabalho já está instalada, o que facilita o processo, porém trabalha de forma rudimentar. O proposto é a capacitação destes agricultores nos moldes da economia solidária, onde se organizarão afim de buscar a maximização de seus resultados. Para tal situação além da transferência de tecnologia de cultivo se propõe um incentivo por meio de agentes econômicos nos moldes de microcréditos rurais com juros subsidiados para o custeio da safra e aquisição de maquinários. Assim buscar-se novos indivíduos capazes de fortalecer a roda da economia do Senegal, suprindo uma necessidade local e se tornando independente na produção de um produto de necessidade básica.

Impact: What is the impact of the work to date? Specify both the social and the environmental impact of your work

Empiricamente pode-se dizer que os agricultores familiares produtores de arroz engajados neste projeto de desenvolvimento da cadeia produtiva do arroz, têm ganho substancialmente mais que seus colegas que não participam do projeto. Com o aumento da renda familiar, é visível a melhoria das condições de vida deles. Hoje, a maioria já tem as máquinas e equipamentos necessários para a condução da lavoura pagos. Passados 37 anos em Santa Catarina, houve um incremento de 281% na quantidade de grãos colhidos na mesma área plantada. Em 1980 a área de cultivo era de 153 mil hectares, resultando em uma produção de 428 mil toneladas enquanto no Senegal existe 3.350.000 hectares de áreas disponíveis para a agricultura sendo utilizado apenas 134 mil hectares para o arroz, uma produtividade média de 4t/h chegando a um total de 559 mil toneladas colhidas. Assim o projeto pode auxiliar o Senegal em ser autossuficiente na produção de arroz, suprindo uma necessidade básica/nutricional de sua população.

Financial sustainability plan: How is this initiative financially supported? How will you ensure its financial sustainability long-term?

Existe a necessidade de financiamento governamental, de órgãos de apoio internacional ao desenvolvimento rural como FIDA e WORLD BANK para que os agricultores gerem riquezas que poderão ser comercializadas e uma parte voltará ao governo por meio de impostos. O projeto tem uma necessidade de capital flexível, pode-se apenas fortalecer a estrutura existente por meio de capacitações dos agricultores, como fornecer o apoio tecnológico ou ainda buscar novas áreas para o cultivo que demandará recursos e com isso se espera girar a roda da economia ativando uma maior parcela da população. O válido a ser dito é que seja qualquer for o valor, o desenvolvimento pode ser implantado, seja por meio de milhares ou milhões de dólares com o objetivo de tornar o Senegal independente na produção de arroz.

Unique value proposition: What makes your initiative innovative? How does your project differ from other organizations working in the same field?

O projeto se mostra diferente pois existe a possibilidade de transformação local por meio do empoderamento dos agricultores que serão responsáveis por alimentar sua população. A valorização destes indivíduos com o apoio governamental e universitário tende a se tornar um projeto expansível a outras áreas do mundo. Os agricultores serão capacitados e libertados por meio da economia solidária que lhes garante força para transformar o setor no qual se encontram.

Founding story: Share a story about the "Aha!" moment that sparked the beginning of this initiative.

O estalo para o desenvolvimento do projeto se deu quando apresentei meu trabalho de graduação no curso de Administração na UNESC analisando as relações comerciais entre o Brasil e o Senegal. Viu-se a oportunidade de se exportar arroz da região a qual a universidade está inserida. Com isso, conheci a realidade dos rizicultores de Santa Catarina cujas condições me impressionaram em comparativo aos do Senegal. Daí a oportunidade, por que apenas se criar um comércio? A resposta estava na feira solidária da UNESC, a qual poderia ser a ponte para uma possível minimização do problema Senegalês, a qual entraria no desenvolvimento e empoderamento dos agricultores, auxiliando os mesmos em sua organização, para que permaneçam no campo, dando condições de vida a sua família e sendo valorizados por cumprir um papel socioeconômico importante de suprir as necessidades básicas de alimentação de seu país

Where did you hear about the Nestlé Creating Shared Value Prize?

  • Other
View more

Attachments (2)

INVITATION.pdf

Convite do governo senegalês ao Governador Raimundo Colombo.

062-2017.pdf

Confirmação da missão do governo catarinense ao Senegal.

605 comments

Join the conversation:

Comment
Photo of Herik Wooleefer

Que sensacional

View all comments