Avaliação Participativa da Pobreza

Contribuir para o diagnóstico participativo das áreas vulneráveis, de formas a garantir o desenvolvimento sustentável.

Photo of João Bongue
2 2

Written by

I confirm that I am fully aware of the eligibility criteria, and based on its description, I am eligible to apply to the CSV Prize 2017.

  • Yes, I'm eligible

Preferred language

  • Portuguese

Organization name

Conselho de Igrejas Cristãs em Angola - CICA

Year founded

1977

Initiative stage

  • Scaling (the solution has passed the previous stages and is growing its impact on a regional or global scale)

Annual budget in 2017 (USD)

  • $100k - $250k

Number of beneficiaries impacted so far

  • 5,000 - 10,000

Organization type

  • Nonprofit, NGO, or citizen sector

Secondary Focus Area

  • Water
  • Rural development
  • Nutrition

Headquarters location: Country

  • Angola

Headquarters location: City

Província de Luanda, Município de Luanda, Distrito Urbando da Maianga, Bairro Cassenda, Rua 15, casa nº 24

Location(s) of impact

Angola-1-Cidade A-Benguela (Cubal e Balombo); Cidade-B-Cuanza Sul (Waku Kungo e Cassongue); Cidade C-Zaire (Mbanza Congo); Cidade D-Uige (Negage)

Website

http://www.cica-angola.org

Problem: What problem is this initiative trying to address?

Diagnosticar as áreas vulneráveis para recolher informações que permitam perceber as condições das comunidades selecionadas medindo a qualidade de vida dos habitantes, de forma a contribuir no conhecimento das reais necessidades sócio económicas destas, que vão desde o desemprego, sistema de ensino, saúde, alimentação, bem como na escolha de prioridades nos investimentos públicos e privados. .

Solution Summary: What is the proposed solution? What do you see as its most promising aspects for creating shared value?

1- Reabilitação das escolas que se encontram em péssimas condições e alargamento da rede escolar para diminuir o número de crianças fora do sistema de ensino. Incentivar os professores para trabalhar nas aldeias através da construção de residências para eles e melhorar as suas condições laborais.
2. A nível da protecção do meio ambiante, um processo de educação e de repovoamento florestal deve ser levado a cabo pelas Igrejas e organizações da sociedade civil no sentido de assegurar o normal funcionamento dos espaços verdes dos municípios, devido ao elevado uso da lenhas pelas famílias.
3. A avaliação participativa da pobreza evedencia uma percentagem muito alta de habitações que não possuem casas de banho, facto que constitui uma ameaça para a saúde pública. Para resolver esta situação ´´e necessário que as Igrejas e outras organizações da sociedade civil reforcem os esforços na sensibilização, mobilização e apoio às comunidades na construção e uso de latrinas.

Impact: What is the impact of the work to date? Specify both the social and the environmental impact of your work

1. Construção de uma escola primária na província de Benguela, município de Balombo, comuna de Chingongo e aldeia de Cangumbe 1 em 2016
2. Construção do posto de saúde no município de Balombo, na aldeia de Canoquela em 2015
3. Estenão do registo de nascimento e emissão de bilhetes de identidade na província do Zaire, no município de Mbanza Congo no ano de 2016 e 2017.
3. Construção da escola primária na província do Cuanza Sul, município do Waku Kungo, aldeia de Caçamba no ano 2014
4. Construção do posto de saúde na província de Benguela, município do Cubal, aldeia de Marcos Carnavezes no ano 2015
5. Conclusão da construção da escola primária na província do Uige, município de Negage, povoação da Missão.
6. Início da reabilitação da estrada que liga Cruzamento de Cassongue à sede municipal de Cassongue, na província do Cuanza Sul.
7. Reabilitação do troço - Município de Mbanza Congo com a comuna de Kaluca, na província do Zaire.

Financial sustainability plan: How is this initiative financially supported? How will you ensure its financial sustainability long-term?

Estimativas:
1- Contribuição das Igrejas - USD 3.000.00
2- Ajuda da Igreja Norueguesa - USD 221.000.00
3- Open Society Angola - USD 60.000.00

Unique value proposition: What makes your initiative innovative? How does your project differ from other organizations working in the same field?

O projecto do Conselho de Igrejas Cristãs em Angola, é o único que está sendo implementado em quatro(4) províncias deste país, como frizamos acima. É o que apresenta resultados palpáveis, conforme foi referenciado no capítulo de impacto de trabalho. O que torna diferente de outros é a metodologia de separar os grupos de homens, mulheres, meninas e meninos; isto contribui para que todos participem na identificação e priorização das necessidades mais sentidas na comunidade.

Founding story: Share a story about the "Aha!" moment that sparked the beginning of this initiative.

Como instituição eclesiástica, temos tido a oportunidade de andar ou visitar comunidades carentes! também a realização de reuniões anuais ou semestrais de balanço periodico tem inspirado em ouvir os fieis na avaliação do trabalho realizado e na contribuição de ideias do que se quer para o bem da comunidade. Então, certo dia ao visitarmos uma das comunidades, reunimos com o povo e esses disseram que queriam participar na decisão daquilo que é a prioridade da aldeia!!, trabalhando com um consultor, isto ajudou a inspirar-nos de que é importante que a comunidade participe nas decisões do que querem, envés dos decisores (pastores, padres, administradores e outros) decidam pela comunidade!

Where did you hear about the Nestlé Creating Shared Value Prize?

  • Upon recommendation from others

2 comments

Join the conversation:

Comment
Photo of Agustinho Azevêdo

Parabéns pela iniciativa João. Ele demonstra grande potencial para criar valor compartilhado. Contribui potencialmente com a agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ONU) a medida que contribui com a saúde e bem estar, água potável , saneamento e educação de qualidade. Vocês vem discutindo Gênero e igualdade de gênero no grupo de Mulheres e Meninas ? Na oportunidade lhe convido para conhecer e avaliar o nosso projeto: https://network.changemakers.com/challenge/creatingsharedvalue/entry/projeto-educando-para-nutrir

Um forte abraço.

Agustinho Azevêdo

View all comments