Biblioteca Solidária, protegendo as águas.

Conservar e manter os recursos hídricos da microbacia do Rio do Peixe.

Photo of Sidnei Pereira da Rosa
2 3

Written by

I confirm that I am fully aware of the eligibility criteria, and based on its description, I am eligible to apply to the CSV Prize 2017.

  • Yes, I'm eligible

Preferred language

  • Portuguese

Organization name

A. Amigos da Biblioteca

Year founded

2004

Initiative stage

  • Established (the solution has passed the previous stages and demonstrated success)

Annual budget in 2017 (USD)

  • $10k - $50k

Number of beneficiaries impacted so far

  • More than 100,000

Organization type

  • Nonprofit, NGO, or citizen sector

Secondary Focus Area

  • Rural development
  • Nutrition

Headquarters location: Country

  • Brazil

Headquarters location: City

São José dos Campos, Distrito de São Francisco Xavier - Serra da Mantiqueira - SP

Location(s) of impact

Brasil, São Paulo, São José dos Campos, Vale dos Paraíba e Rio de Janeiro.

Website

http://bibliotecasolidariasfx.blogspot.com

Facebook URL

http://www.facebook.com/projetoprotegendoasaguas

Problem: What problem is this initiative trying to address?

A poluição dos corpos hídricos tem ocorrido devido à remoção da cobertura vegetal das margens e do entorno; à ocupação irregular, acarretando em intenso processo erosivo em curso, da quantidade e da qualidade dos recursos hídricos; e o lançamento de esgoto “in natura”, tanto na área rural quanto na área urbana, agravam a degradação hídrica, gerando um ciclo vicioso de contaminação e de ocorrência constante de doenças de veiculação hídricas.

Solution Summary: What is the proposed solution? What do you see as its most promising aspects for creating shared value?

De maneira integrada o Projeto não pode deixar de observar as interferências geradas por pressão antrópica e intervir diretamente na comunidade com ações que visem minimizar os impactos ambientais. O Projeto vem a propor o primeiro diagnóstico sistematizado da qualidade hídrica do Rio do Peixe e a executar soluções práticas e baratas que envolvam a comunidade no processo de gestão hídrica, qualificando os moradores locais para que estejam aptos a participar nas tomadas de decisão. Propomos um monitoramento realizado durante os primeiros seis de projeto para diagnóstico da situação atual do Rio do Peixe, seguidos pelas linhas de atuação (construção dos sistemas de reciclagem de água, implementação da horta social e recomposição de mata ciliar) durante um ano, e finalizando os últimos seis meses com monitoramento hídrico após a implementação das tecnologias sócias.

Impact: What is the impact of the work to date? Specify both the social and the environmental impact of your work

A construção dos sistemas de tratamento de águas servidas, a horta social e o plantio de mudas nativas trouxeram mais qualidade de vida para a comunidade dos Martins, que passaram a habitar um ambiente sem contaminação direta de resíduos líquidos domésticos, maior abundância de legumes, verduras frescos e, principalmente, reforçou a importância de se produzir seu próprio alimento de maneira sustentável, utilizando-se de técnicas orgânicas, o que consequentemente, reflete no pertencimento do lugar e estimula a fixar o homem a terra. E algo surpreendente surgiu desta atividade, uma família passou a vender seus produtos na feira comunitária que acontece na praça, no centro do distrito de São Francisco Xavier, aos sábados. Com muita satisfação encontramos com eles em nossa praça, aos sábados, inseridos nas atividades da comunidade de São Francisco Xavier.

Financial sustainability plan: How is this initiative financially supported? How will you ensure its financial sustainability long-term?

Editais

Unique value proposition: What makes your initiative innovative? How does your project differ from other organizations working in the same field?

Aqui na nossa região nunca houve um projeto como este, é possível que em outras localidades possa ter acontecido, mas, nunca vimos com essas ações integradas de plantio de mata ciliar, monitoramento hídrico do Rio do Peixe, horta social e construção de sistema de reciclagem de águas, possibilitando a não contaminação do solo e da água. Por ser um projeto piloto com resultados positivos, pretendemos levar para outros bairros esse sistema, permitindo aos poucos a descontaminação do Rio do Peixe.

Founding story: Share a story about the "Aha!" moment that sparked the beginning of this initiative.

Há vários anos na semana do meio ambiente, a comunidade se reúne para fazer a limpeza do Rio do Peixe, sempre encontrando os mais variados tipos de lixo, em conversa com um dos participantes desta ação, tivemos a idéia de monitorar o rio e conscientizar a comunidade através de palestras e plantio de mata ciliar. Na primeira edição trabalhamos a conscientização através de palestras e o plantio, na segunda, desenvolvemos o plantio de 2 hectares, monitoramento hídrico, construímos como projeto piloto em uma comunidade descendentes de quilombolas cinco sistemas de reciclagem de água desativando as fossas negras, assim como incentivamos a comunidade em produzir alimentos construindo 5 hortas sociais com hortaliças e verduras diferenciadas em cada horta, possibilitando que a comunidade pudesse trocar e compartilhar os alimentos, nossa surpresa é que já estão vendendo na feira os excedentes.

Where did you hear about the Nestlé Creating Shared Value Prize?

  • Social media

2 comments

Join the conversation:

Comment
Photo of Amanda

Parabéns!!

View all comments