Caderno de Campo: informação e compartilhamento

Produção de hortifruti no Brasil: dados como a chave para uma agricultura sustentável.

Photo of Barbara Mangiaterra
3 2

Written by

I confirm that I am fully aware of the eligibility criteria, and based on its description, I am eligible to apply to the CSV Prize 2017.

  • Yes, I'm eligible

Preferred language

  • Portuguese

Organization name

CompartVeg: Dar as mãos a quem alimenta o mundo.

Year founded

2016

Initiative stage

  • Start-Up (a pilot that has just started operating)

Annual budget in 2017 (USD)

  • $10k - $50k

Number of beneficiaries impacted so far

  • 50 - 100

Organization type

  • For-profit

Secondary Focus Area

  • Rural development
  • Nutrition

Headquarters location: Country

  • Brazil

Headquarters location: City

Brasil: São Paulo

Location(s) of impact

Brasil: Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Pernambuco.

Website

http://www.compartveg.com.br

Facebook URL

http://www.compartveg.com.br

Problem: What problem is this initiative trying to address?

O registro das atividades agronômicas ainda é um item não conforme em diversas auditorias e os produtores sequer conseguem atender à legislação vigente. Isso tem impacto na administração das propriedades e também na segurança de alimentos. Por outro lado, os dados da agricultura no Brasil são estáticos e seu compartilhamento é pífio. As iniciativas são mais voltadas para as grandes culturas e o segmento de hortifruti fica às margens da inovação. Poucas iniciativas para o HF possuem custo sensível e não são abrangentes.

Solution Summary: What is the proposed solution? What do you see as its most promising aspects for creating shared value?

Criamos um caderno de campo focado na produção de hortaliças, legumes e frutas, gratuito para os produtores. O foco é o registro de dados para que os produtores atendam às exigências de clientes e os requisitos estatutários. Secundariamente, os dados serão captados e auditados para fornecer apoio ao agricultor e oferecer-lhe um posicionamento frente à situação de produtividade e custo por hectare de sua região. Além disso, o acesso do mercado comprador permite transparência nas relações. Por outro lodo, o mercado de comercialização de insumos e prestação de serviço para a cadeia agrícola terá dados para auxiliar os produtores de forma mais cirúrgica e os investimentos podem ser direcionados para a necessidade de cada região.

Impact: What is the impact of the work to date? Specify both the social and the environmental impact of your work

Impacto social: com a promoção de uma gestão baseada em dados confiáveis, bem como com o compartilhamento dos dados da agricultura teremos maior produtividade, com o consequente aumento de empregos, fixação no campo e empoderamento do agricultor.
Impacto ambiental: Com o controle do uso de agroquímicos e dos procedimentos agrícolas estaremos em contato constante com os agricultores para sugerir manejos mais adequados.
Impacto político: promoveremos o atendimento à legislação, bem como dados para adaptações futuras à realidade de cada região, e abertura de discussão com os órgãos governamentais de fiscalização e pesquisa.
Impacto ético: promoveremos o uso correto da terra, cuidando assim da vida acima de tudo.
Impacto econômico: aumento de produtividade e diminuição de perdas.
Impacto cultural: entendimento da região e suas necessidades.
Impacto estético: criação de selo para reconhecimento do usuário pelo mercado comprador.

Financial sustainability plan: How is this initiative financially supported? How will you ensure its financial sustainability long-term?

A ferramenta foi 100% desenvolvida através de contribuições corporativas. Para a manutenção do banco de dados, análise e filtragem dos dados, obteremos a receita através de prestação de serviços/venda.

Unique value proposition: What makes your initiative innovative? How does your project differ from other organizations working in the same field?

Criamos uma plataforma totalmente gratuita para o produtor rural, focada em agricultura familiar, que pode ser utilizada por qualquer agricultor. A ferramenta é simples e o trabalho com o banco de dados vai permitir que cada agricultor compare os seus resultados em termos de produtividade e custo por hectare. Atualmente, mais de 95% dos agricultores não geram registros de suas atividades e os que geram optam por registros físicos, os quais auxiliam pouco na tomada de decisões.

Founding story: Share a story about the "Aha!" moment that sparked the beginning of this initiative.

Em nossas andanças por esse país pudemos visitar muitos produtores e ouvir que não gostam de passar aos vizinhos e não recebem informações boas, que são cobrados o tempo todo pelo mercado comprador e governo. Notamos que o acesso aos dados da agricultura é pequeno e que muitos desistem de suas produções e de sua vida no campo. Pesquisando diversos números notamos o quão difícil é obter dados e mais ainda, ter confiança nos dados encontrados. Em um mundo gerido através de dados e compartilhamento de informações, a agricultura no Brasil respira por aparelhos. Tínhamos desafios como: desenvolver algo que estivesse dentro da realidade do setor de HF, que gerasse valor para a cadeia, que não representasse mais um custo, que não expusesse um produtor e principalmente de propiciasse engajamento.

Where did you hear about the Nestlé Creating Shared Value Prize?

  • Social media

3 comments

Join the conversation:

Comment
Photo of Maria Brígida

Oi Barbara, precisamos retomar nossas conversas! Estou também na Avaliação Colaborativa e estou contente de poder avaliar seu trabalho. Abraaços

View all comments