Caderno de Campo: informação e compartilhamento

Produção de hortifruti no Brasil: dados como a chave para uma agricultura sustentável.

Photo of Barbara Mangiaterra
3 2

Written by

I confirm that I am fully aware of the eligibility criteria, and based on its description, I am eligible to apply to the CSV Prize 2017.

  • Yes, I'm eligible

Preferred language

  • Portuguese

Organization name

CompartVeg: Dar as mãos a quem alimenta o mundo.

Year founded

2016

Initiative stage

  • Start-Up (a pilot that has just started operating)

Annual budget in 2017 (USD)

  • $10k - $50k

Number of beneficiaries impacted so far

  • 50 - 100

Organization type

  • For-profit

Secondary Focus Area

  • Rural development
  • Nutrition

Headquarters location: Country

  • Brazil

Headquarters location: City

Brasil: São Paulo

Location(s) of impact

Brasil: Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Pernambuco.

Website

www.compartveg.com.br

Facebook URL

www.compartveg.com.br

Problem: What problem is this initiative trying to address?

O registro das atividades agronômicas ainda é um item não conforme em diversas auditorias e os produtores sequer conseguem atender à legislação vigente. Isso tem impacto na administração das propriedades e também na segurança de alimentos. Por outro lado, os dados da agricultura no Brasil são estáticos e seu compartilhamento é pífio. As iniciativas são mais voltadas para as grandes culturas e o segmento de hortifruti fica às margens da inovação. Poucas iniciativas para o HF possuem custo sensível e não são abrangentes.

Solution Summary: What is the proposed solution? What do you see as its most promising aspects for creating shared value?

Criamos um caderno de campo focado na produção de hortaliças, legumes e frutas, gratuito para os produtores. O foco é o registro de dados para que os produtores atendam às exigências de clientes e os requisitos estatutários. Secundariamente, os dados serão captados e auditados para fornecer apoio ao agricultor e oferecer-lhe um posicionamento frente à situação de produtividade e custo por hectare de sua região. Além disso, o acesso do mercado comprador permite transparência nas relações. Por outro lodo, o mercado de comercialização de insumos e prestação de serviço para a cadeia agrícola terá dados para auxiliar os produtores de forma mais cirúrgica e os investimentos podem ser direcionados para a necessidade de cada região.

Impact: What is the impact of the work to date? Specify both the social and the environmental impact of your work

Impacto social: com a promoção de uma gestão baseada em dados confiáveis, bem como com o compartilhamento dos dados da agricultura teremos maior produtividade, com o consequente aumento de empregos, fixação no campo e empoderamento do agricultor. Impacto ambiental: Com o controle do uso de agroquímicos e dos procedimentos agrícolas estaremos em contato constante com os agricultores para sugerir manejos mais adequados. Impacto político: promoveremos o atendimento à legislação, bem como dados para adaptações futuras à realidade de cada região, e abertura de discussão com os órgãos governamentais de fiscalização e pesquisa. Impacto ético: promoveremos o uso correto da terra, cuidando assim da vida acima de tudo. Impacto econômico: aumento de produtividade e diminuição de perdas. Impacto cultural: entendimento da região e suas necessidades. Impacto estético: criação de selo para reconhecimento do usuário pelo mercado comprador.

Financial sustainability plan: How is this initiative financially supported? How will you ensure its financial sustainability long-term?

A ferramenta foi 100% desenvolvida através de contribuições corporativas. Para a manutenção do banco de dados, análise e filtragem dos dados, obteremos a receita através de prestação de serviços/venda.

Unique value proposition: What makes your initiative innovative? How does your project differ from other organizations working in the same field?

Criamos uma plataforma totalmente gratuita para o produtor rural, focada em agricultura familiar, que pode ser utilizada por qualquer agricultor. A ferramenta é simples e o trabalho com o banco de dados vai permitir que cada agricultor compare os seus resultados em termos de produtividade e custo por hectare. Atualmente, mais de 95% dos agricultores não geram registros de suas atividades e os que geram optam por registros físicos, os quais auxiliam pouco na tomada de decisões.

Founding story: Share a story about the "Aha!" moment that sparked the beginning of this initiative.

Em nossas andanças por esse país pudemos visitar muitos produtores e ouvir que não gostam de passar aos vizinhos e não recebem informações boas, que são cobrados o tempo todo pelo mercado comprador e governo. Notamos que o acesso aos dados da agricultura é pequeno e que muitos desistem de suas produções e de sua vida no campo. Pesquisando diversos números notamos o quão difícil é obter dados e mais ainda, ter confiança nos dados encontrados. Em um mundo gerido através de dados e compartilhamento de informações, a agricultura no Brasil respira por aparelhos. Tínhamos desafios como: desenvolver algo que estivesse dentro da realidade do setor de HF, que gerasse valor para a cadeia, que não representasse mais um custo, que não expusesse um produtor e principalmente de propiciasse engajamento.

Where did you hear about the Nestlé Creating Shared Value Prize?

  • Social media

3 comments

Join the conversation:

Comment
Spam
Photo of Maria Brígida Salgado de Souza

Oi Barbara, precisamos retomar nossas conversas! Estou também na Avaliação Colaborativa e estou contente de poder avaliar seu trabalho. Abraaços

Spam
Photo of Camila Veiga de Noronha

Parabéns pelo projeto! Acredito que tem muito potencial.

Spam
Photo of Ramy Elmery

Sounds very promising. Good Luck Dear Barbara. Wish you All the best.