Compostagem Laminar: uma solução para redução e reciclagem de resíduos orgânicos na Amazônia brasileira.

Reduzir e reciclar o quantitativo de resíduos orgânicos na Amazônia brasileira.

Photo of Luciana Araujo
4 3

Written by

I confirm that I am fully aware of the eligibility criteria, and based on its description, I am eligible to apply to the CSV Prize 2017.

  • Yes, I'm eligible

Preferred language

  • Portuguese

Organization name

Sítio Agroecológico Tolú

Year founded

2013

Initiative stage

  • Established (the solution has passed the previous stages and demonstrated success)

Annual budget in 2017 (USD)

  • $1k - $10k

Number of beneficiaries impacted so far

  • 5,000 - 10,000

Organization type

  • Social enterprise

Secondary Focus Area

  • Rural development

Headquarters location: Country

  • Brazil

Headquarters location: City

Igarapé Açu - nordeste do estado do Pará - Amazônia - Brasil

Location(s) of impact

Igarapé Açu - nordeste do estado do Pará - Amazônia - Brasil

Problem: What problem is this initiative trying to address?

O projeto tenta resolver o grande problema gerado pelo lixo em Igarapé Açu, PA. Pois, no município os resíduos ainda são dispostos em locais inadequados, as margens de um importantíssimo rio, o "igarapé Açu", manancial que originou o nome da cidade. O lixão a céu aberto fica localizado praticamente dentro da cidade em um bairro contraditoriamente conhecido por "Águas Limpas". Por conta disso o Sítio Agroecológico Tolú por iniciativa própria recolhe parte dos resíduos do comércio e os transforma-os em riquíssimo adubo.

Solution Summary: What is the proposed solution? What do you see as its most promising aspects for creating shared value?

A solução da proposta é reduzir e reciclar os resíduos orgânicos de Igarapé Açu, PA, através da Compostagem Laminar, técnica que apresenta custos baixíssimos de implantação, pois os resíduos são processados diretamente na área agricultável, região que circunda a planta, onde os resíduos são armazenados em lâminas em diferentes estágios de decomposição, não necessitando de revolvimento, irrigação ou controle de temperatura como na compostagem convencional, assim ainda apresenta-se como uma ferramenta importantíssima para solucionar o problema gerado pelas parcelas orgânicas. A identificação das potencialidades e fragilidades deste estudo serão fundamentais para compreensão da problemática em questão e servirão como peças importantes na construção da conscientização ambiental dos sujeitos envolvidos, contribuindo para que os resíduos orgânicos gerados no município de Igarapé Açu deixem de ser, de modo geral, um problema ambiental, social, cultural, político, ético e econômico.

Impact: What is the impact of the work to date? Specify both the social and the environmental impact of your work

Atualmente, o Sítio Agroecológico Tolú recicla cerca de 5 toneladas mensais de resíduos orgânicos que antes eram dispostos inadequadamente no lixão municipal. Esse quantitativo diminuiu o nível de poluição do solo, do lençol freático, do ar e o igarapé Açu, manancial contaminado e assoreado pelos efeitos maléficos do lixo. Hoje, esse lixo é transformado em um riquíssimo composto que é usado na adubação de hortifrútis orgânicos. A retirada das parcelas orgânicas do meio ambiente possibilitou um ambiente menos insalubre, para os moradores e trabalhadores (catadores) do lixão, diminuindo por sua vez o odor desagradável gerado pela decomposição da matéria orgânica; diminuindo também a presença de insetos e animais peçonhentos vetores de diversas patologias humanas. Iniciativa esta que poderá ser facilmente ampliada para outras áreas agrícolas e assim retirar 100% da matéria orgânica disposta inadequadamente do meio ambiente e os transformar em alimentos saudáveis para os povos amazônicos.

Financial sustainability plan: How is this initiative financially supported? How will you ensure its financial sustainability long-term?

Esta iniciativa apresenta relevância sustentável, pois já acontece por iniciativa própria e trata-se de uma atividade de baixíssimo custo financeiro, pois os resíduos reciclados estão disponíveis gratuitamente nas feiras livres e supermercados (restos vegetais); abatedouros de frango e açaí (casca de ovo, pena e caroço); padarias (cinza), entre outros estabelecimentos comerciais geradores de resíduos orgânicos da cidade, que antes contaminava o meio ambiente, hoje são transformados em alimentos saudáveis. Solução para redução e reciclagem de resíduos orgânicos e ainda uma alternativa para soberania e segurança alimentar da região. Portanto, os recurso financeiro empregados são muito baixo, podendo ser provenientes das vendas de frutas e hortaliças produzidos no Sítio Agroecológico Tolú.

Unique value proposition: What makes your initiative innovative? How does your project differ from other organizations working in the same field?

Este projeto torna-se um diferencial porque trata-se de uma iniciativa piloto na região amazônica brasileira e possibilita a solução de redução e reciclagem de resíduos orgânicos e ainda garante a produção de alimentos saudáveis, soberania e segurança alimentar de seres humanos, sendo uma alternativa de combate a fome na região, ainda provendo o desenvolvimento local sustentável. Este projeto atende aos 17 objetivos do desenvolvimento sustentável sugerido pela Organização das Nações Unidas - ONU

Founding story: Share a story about the "Aha!" moment that sparked the beginning of this initiative.

Preocupado com a falta de atenção dada a disposição final dos resíduos orgânicos no município, o Sítio Agroecológico Tolú encontrou no lixo orgânico uma solução para produção de alimentos saudáveis, livres de agrotóxicos; e ainda uma excelente alternativa para produção de alimentos a baixo custo de produção e de mão de obra; sendo também uma solução para problemas gerados a partir da disposição inadequada do lixo no meio ambiente, deixando de ser por sua vez um problema e passando ser uma solução ambiental, social, cultural, ético, político e econômico. Com formou-se uma cadeia de geradores comerciais cooperadores do projeto, os quais fazem a disposição final no Sítio Agroecológico Tolú, atuando como agentes multiplicadores do processo de gestão do lixo orgânico. Entendemos que para continuidade do processo, o grupo de geradores parceiro precisa ser ampliado, para isso o Tolú trabalha.

Where did you hear about the Nestlé Creating Shared Value Prize?

  • Social media

Attachments (1)

4 comments

Join the conversation:

Comment
Photo of Mouhamadou Moustapha Seck

Boa iniciativa. Trabalho muito promissor. Força pela frente.

View all comments