Cultivadores de àgua

Água é movimento,move o ser,a alma, o lago, o rio,o mar, o oceano, move o chão faz brotar novas vidas, da grama ate o maior tronco da união.

Photo of Adisb Bahia Sul Sul
2 3

Written by

I confirm that I am fully aware of the eligibility criteria, and based on its description, I am eligible to apply to the CSV Prize 2017.

  • Yes, I'm eligible

Preferred language

  • Portuguese

Organization name

Adisb Sul

Year founded

2013

Initiative stage

  • Start-Up (a pilot that has just started operating)

Annual budget in 2017 (USD)

  • $250k - $500k

Number of beneficiaries impacted so far

  • 50 - 100

Organization type

  • Nonprofit, NGO, or citizen sector

Secondary Focus Area

  • Water
  • Rural development
  • Nutrition

Headquarters location: Country

  • Brazil

Headquarters location: City

Itajuípe Ba.

Location(s) of impact

Itajuípe,Almadina,Coaraci,Uruçuca,Itabuna,Ilhéus.

Website

Não temos.

Facebook URL

Adisb Sul

Twitter URL

Não temos.

Problem: What problem is this initiative trying to address?

Recuperação de nascentes.

Solution Summary: What is the proposed solution? What do you see as its most promising aspects for creating shared value?

Sistema da solução:
Promover acoes de preservação conscientizando a comunidade local e da região sobre a importância do rio Almada por meio da capacitação de jovens, em especial aqueles que vivem nos arredores das nascentes e aqueles que vivem nas áreas urbanas conflitantes, gerando fonte renda a diminuição da marginalidade e do impacto ambiental causado pelo desmatamento assim,para a conservação permanente do patrimônio natural, onde serão fortalecidas as unidades de conservação existentes e buscando estabelecer unidades adicionais.

Impact: What is the impact of the work to date? Specify both the social and the environmental impact of your work

Impacto social:
Promovemos acordos para solucionar os conflitos gerado no desmatamento de áreas como nascentes. Dentre as 20 nascentes para a recuperação e preservação conseguimos dar entrada no processo de reflorestamento de cinco nascentes.
Impacto ambiental:
Com a plantação de arvores nativas e frutíferas como ipês,aracas,palmito juçara,cedro,vinhático,jequitibá,sapucaia ,Pau-Brasil entre outros o impacto ambiental dessas nascentes são positivas.Voltaram a brotar,melhorou a qualidade da água e do ar.

Financial sustainability plan: How is this initiative financially supported? How will you ensure its financial sustainability long-term?

O nosso plano de sustentabilidade se encaixa em três eixos: Saúde,meio ambiente e melhoria social e econômica . No eixo da saúde e meio ambiente ambas casam-se. Com a recuperação das nascentes a boa qualidade da água e ar se tornam de boa qualidade pois o uso de agrotóxico tornam-se praticamente zero. No social e econômico gera renda para os munisipis inseridos na iniciativa.

Unique value proposition: What makes your initiative innovative? How does your project differ from other organizations working in the same field?

A recuperação das nascentes desenvolvendo formas sustentável ecologicamente. Exemplo agro floresta .

Founding story: Share a story about the "Aha!" moment that sparked the beginning of this initiative.

Quando em 2015 o município de Itajuípe passou a sofrer com a crise hídrica nosso olhar voltou-se diretamente a recuperação dessas nascentes que abastece a rio Almada.Em 2016,o rio,chegou ao auge da crise,da seca deixando alguns municípios sem abastecimento de água,sendo que o rio Almada é o principal rio que abastece oito cidades da região Sul da Bahia. Foi em 2016 que a ADISB ( Associação de Desenvolvimento,e Integração do Sul da Bahia ),começou a mobilizar e conscientizar a população sobre a preservação do nosso maior bem,a água.Recentemente tivemos a aprovação para 2018 de 15.mil mudas de árvores nativas,através da SEAGRE (Secretaria de Agricultura do Estado da Bahia),dando seguimento ao nosso trabalho.

Where did you hear about the Nestlé Creating Shared Value Prize?

  • Social media

2 comments

Join the conversation:

Comment
Photo of Edivan Silva de Carvalho

Eu apoio este tipo de iniciativa e parabéns. Sucesso por ai e boa sorte neste desafio.

View all comments