Da Compostagem Doméstica com Minhocas para a Minhocultura e Produção de Adubo Natural em Grande Escala na Propriedade Rural
Compostagem doméstica aliada à formação e capacitação é o passo inicial para a ampliação do criatório de minhocas e produção local de adubo.
I confirm that I am fully aware of the eligibility criteria, and based on its description, I am eligible to apply to the CSV Prize 2017.
- Yes, I'm eligible
Preferred language
- Portuguese
Organization name
Morada da FlorestaYear founded
2009Initiative stage
- Scaling (the solution has passed the previous stages and is growing its impact on a regional or global scale)
Annual budget in 2017 (USD)
- $250k - $500k
Number of beneficiaries impacted so far
- 10,000 - 50,000
Organization type
- Social enterprise
Secondary Focus Area
- Water
- Nutrition
Headquarters location: Country
- Brazil
Headquarters location: City
São PauloLocation(s) of impact
Brasil: cidade e estado de São Paulo e todos os demais estados do país.Website
http://moradadafloresta.eco.br/ http://humi.eco.br/
Vídeo da apresentação dos resultados do projeto Composta São Paulo.
O projeto Composta São Paulo foi realizado na cidade de São Paulo em 2014 e seu modelo pode ser adaptado para ser replicado em diferentes contextos e realidades.
A estrutura do projeto pode ser adaptada para os seguintes públicos alvos:
- outras capitais e municípios menores
- colaboradores de grandes empresas
- beneficiários de projetos sociais de grandes empresas
- comunidades rurais e urbanas de baixa renda
Facebook URL
https://www.facebook.com/moradadafloresta/Problem: What problem is this initiative trying to address?
Mais da metade dos resíduos produzidos no Brasil e dos países em desenvolvimento são orgânicos e compostáveis. A maioria desses resíduos poderia ser tratada no próprio local de geração, mas infelizmente mais de 98% desses resíduos são desperdiçados e enviados para lixões e aterros. Além de causar danos ambientais, sociais e econômicos a destinação dos resíduos orgânicos aos aterros desperdiça valiosos nutrientes que poderiam ser transformados em adubo para incentivar a agricultura urbana, orgânica e/ou familiar.Solution Summary: What is the proposed solution? What do you see as its most promising aspects for creating shared value?
Para resolver esse problema, oferecemos soluções práticas e de fácil manejo para que os resíduos orgânicos sejam reciclados no próprio local de geração e soluções de compostagem de baixo custo para pequenos e médios municípios. Para residências (casas e apartamentos), desenvolvemos um sistema de compostagem eficiente e portátil que transforma os resíduos orgânicos domésticos em adubo em um espaço de 60cm x 42cm. Compreendendo os benefícios sociais, ambientais, econômicos e educativos da compostagem doméstica em larga escala, desenvolvemos projetos municipais para estimular a prática da compostagem doméstica. Nosso projeto mais conhecido é o Composta São Paulo (www.compostasaopaulo.eco.br). Além da compostagem doméstica, implementamos soluções em compostagem para médios e grandes geradores. Para a área rural, a compostagem doméstica com minhocas é apenas uma etapa de aprendizado para depois ampliar a criação de minhocas e produção de adubo com os resíduos da propriedade.Impact: What is the impact of the work to date? Specify both the social and the environmental impact of your work
Cada composteira doméstica possui a capacidade de compostar 2 Kgs/dia de resíduos orgânicos. Desde 2009, vendemos mais de 11.000 composteiras. Isso significa que são 22.000 Kgs/dia de resíduos orgânicos sendo compostados nas residências dos nossos clientes. Com essa métrica de 2 Kgs/dia de resíduos orgânicos por composteira, conseguimos medir também a quantidade total de resíduos orgânicos já compostados. Em 8 anos vendendo composteiras, estimamos que já foram compostados mais de 50.000 toneladas de resíduos orgânicos. Com a Humi (http://humi.eco.br/), possuímos a meta de vender mais de 15.000 composteiras até o final de 2019. Pretendemos superar os resultados de 8 anos (até o momento) em menos 2 anos. Também planejamos reciclar mais de 15 milhões de embalagens longa vida em 2 anos. A Humi foi projetada para ser confeccionada com plástico proveniente de embalagens longa vida (Tetrapak) recicladas pós consumo. Para cada Humi produzida, reciclamos 1.000 embalagens longa vida.Financial sustainability plan: How is this initiative financially supported? How will you ensure its financial sustainability long-term?
Nossa principal fonte de receita é pelas vendas de nossos produtos e serviços. Além da composteiras domésticas, vendemos também acessórios para compostagem, fraldas ecológicas e absorventes femininos ecológicos. Também implementamos sistemas de compostagem em médios e grandes geradores (escolas, condomínios, hospitais, indústrias, etc), realizamos atividades e projetos de educação ambiental para empresas e municípios. 100% da nossa receita é proveniente das vendas dos nossos produtos e prestações de serviços. O desenvolvimento da Humi surge para escalar a nossa produção, impacto e faturamento. Para isso, ampliaremos os canais de venda e a rede de revendedores da Humi no Brasil, realizaremos projetos de grande impacto em parcerias com grandes empresas, e estruturaremos as exportações.Unique value proposition: What makes your initiative innovative? How does your project differ from other organizations working in the same field?
Em 2009 iniciamos as vendas de composteiras. Após alguns anos, surgiram algumas empresas que copiaram nossas composteiras e se limitaram a vende-las pela internet. Em 2014, realizamos um projeto pioneiro com 2.000 famílias para estimular a elaboração de uma política pública para estimular a prática da compostagem na cidade de São Paulo. Após o Composta São Paulo, desenvolvemos a Humi, uma composteira doméstica inovadora e diferenciada que facilita ainda mais a prática da compostagem doméstica.Founding story: Share a story about the "Aha!" moment that sparked the beginning of this initiative.
Em 1998 conheci a Permacultura e fiquei completamente mobilizado a aplicar seus conhecimentos na minha vida e diminuir minha Pegada Ecológica. Por morar em uma casa alugada, o que estava ao meu alcance na época era fazer compostagem, produzir adubo, separar os resíduos e plantar. Em 2004 a casa foi comprada e se transformou em uma comunidade urbana ecológica. Nesse momento, iniciamos as reformas e melhorias na estrutura da casa e em poucos anos passamos a ser conhecidos como uma referência de casa ecológica na cidade de São Paulo. Em 2007 começamos a ministrar cursos de permacultura e sustentabilidade na Morada da Floresta. Em 2008 nasce nossa primeira filha e em 2009 decidimos formalizar o negócio social para compartilhar com a sociedade em forma de produtos e serviços as soluções ecológicas que aplicávamos na nossa casa e ampliar os impactos que já estávamos realizando.Where did you hear about the Nestlé Creating Shared Value Prize?
- Upon recommendation from others
14 comments
Join the conversation:
CommentJuliane Castro Carneiro
Claudio Spinola