Dessalinizadores Solar

O dessalinizador solar é uma tecnologia social de que tem proporcionado inúmeros benefícios socioeconômicos e ambientais.

Photo of Coonap
3 5

Written by

I confirm that I am fully aware of the eligibility criteria, and based on its description, I am eligible to apply to the CSV Prize 2017.

  • Yes, I'm eligible

Preferred language

  • Portuguese

Organization name

COONAP

Year founded

1994

Initiative stage

  • Established (the solution has passed the previous stages and demonstrated success)

Annual budget in 2017 (USD)

  • Less than $1k

Number of beneficiaries impacted so far

  • 10 - 50

Organization type

  • Nonprofit, NGO, or citizen sector

Secondary Focus Area

  • Water

Headquarters location: Country

  • Brazil

Headquarters location: City

Campina Grande é um município brasileiro no estado da Paraíba, localiza-se a 128 k, da Capital João Pessoa.

Location(s) of impact

Brasil: Cubati
Brasil: Pedra Lavrada
Brasil: Seridó

Website

http://equipeatescoonap.blogspot.com.br/p/o-que-e-ates.html

Facebook URL

@coonapates

Problem: What problem is this initiative trying to address?

O projeto foi implantado em regiões onde existe uma escassez muito grande de água, inclusive para consumo humano. Os dessalinizadores surgiram como uma alternativa de resolver um problema emergencial referente a questão de recursos hídricos. Cada unidade dessalinizadora, dependendo da exposição solar é capaz de produzir 15 litros de água/dia. suprindo a necessidade de duas a três famílias.

Solution Summary: What is the proposed solution? What do you see as its most promising aspects for creating shared value?

Os dessalinizadores solares resolveram e até hoje estão funcionando como uma alternativa para os agricultores residentes no semiárido brasileiro, a terem água de boa qualidade, potável e extremamente pura, através de um processo simples de dessalinização de águas de poços salgados, em que todo processo é sustentável. O sal é aproveitado como complemento animal, tendo em vista beneficiar tanto os agricultores como o meio ambiente.

Impact: What is the impact of the work to date? Specify both the social and the environmental impact of your work

O projeto de dessalinizadores tem sido objeto de demonstração pedagógica, haja vista que tem sido de grande valia para a construção de novas unidades, onde associações e famílias tem se planejado para trabalhar a ideia em regime de Fundo Rotativo Solidário, para construção dessas tecnologias. As regiões mais interessadas em desenvolver este projeto, são comunidades que desde do ano de 2011 não tem um inverno favorável para armazenamento de água para consumo tanto humano quanto animal. Podemos destacar com dados quantitativos, a construção de 4 (quatro) unidades de dessalinizadores podemos beneficiar em média 10 famílias, continuamente. E qualitativamente, podemos identificar que os agricultores beneficiados deixaram de comprar água mineral e utilizam a mesma tanto para beber quanto para cozinhar. Ou seja, melhoria na renda e na qualidade de vida dos agricultores.

Financial sustainability plan: How is this initiative financially supported? How will you ensure its financial sustainability long-term?

O projeto foi desenvolvido numa parceria entre o Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, Cooperativa de Trabalho Múltiplo de Apoio às Organizações de Autopromoção - COONAP e Universidade Estadual da Paraíba. O recurso foi disponibilizado pelo programa de Assessoria Técnica, Social e ambiental - ATES. O projeto se sustenta a partir do compromisso dos próprios agricultores.

Unique value proposition: What makes your initiative innovative? How does your project differ from other organizations working in the same field?

O Projeto é um referencial para a ampliação do acesso à água para consumo humano no semiárido.

Founding story: Share a story about the "Aha!" moment that sparked the beginning of this initiative.

A COONAP prestou serviço em assentamentos da Programa Nacional de Reforma Agrária do período de 2008 a 2016, neste período conseguiu desenvolver vários projetos para melhorar a vida dos agricultores, principalmente na região semiárida da Paraíba, através de tecnologias sociais de baixo custo, viabilizando tanto a produção de alimento, quanto a melhoria de captação e armazenamento de água. No entanto, com o grande período de estiagem, o armazenamento de água não foi capaz de suprir as necessidades básicas das famílias. Foi quando a equipe de Assessoria Técnica junto com a Universidade decidiram desenvolver este projeto de dessalinização, para que ficasse garantido pelo menos a água de beber da população.

Where did you hear about the Nestlé Creating Shared Value Prize?

  • Other

3 comments

Join the conversation:

Comment
Photo of Mouhamadou Moustapha Seck

Parabéns pelo projeto que ainda pode atingir um nível maior.

View all comments