EntoGreen - Nutrição circular

Através da bioconversão por insectos devolvemos os nutrientes perdidos nos resíduos às plantas e aos animais.

Photo of Daniel
4 6

Written by

I confirm that I am fully aware of the eligibility criteria, and based on its description, I am eligible to apply to the CSV Prize 2017.

  • Yes, I'm eligible

Preferred language

  • Portuguese

Organization name

Ingredient Odyssey

Year founded

2014

Initiative stage

  • Growth (the pilot has already launched and is starting to expand)

Annual budget in 2017 (USD)

  • $50k - $100k

Number of beneficiaries impacted so far

  • 1 - 10

Organization type

  • For-profit

Secondary Focus Area

  • Rural development
  • Nutrition

Headquarters location: Country

  • Portugal

Headquarters location: City

Santarém

Location(s) of impact

Portugal: Santarém
Portugal: Chamusca
Portugal: Ferreira do Zêzere

Website

http://www.entogreen.org

Facebook URL

https://www.facebook.com/entogreen/?ref=bookmarks

Problem: What problem is this initiative trying to address?

A sociedade enfrenta actualmente um grande desafio, o desperdício alimentar. A nível mundial 30% de todos os produtos alimentares gerados não chegam à mesa do consumidor, resultando numa grande quantidade de nutrientes perdidos, o que se traduz numa elevada ineficiência de utilização dos recursos naturais. Contudo, a produção alimentar enfrenta dois grandes desafios adicionais, a desertificação dos solos agrícolas e a carência de fontes nutricionais alternativas, ambientalmente sustentáveis e locais para os animais.

Solution Summary: What is the proposed solution? What do you see as its most promising aspects for creating shared value?

A EntoGreen enfrenta estes desafios utilizando insectos para bioconverter resíduos orgânicos vegetais. Esta bioconversão resulta, passados cerca de 15 dias, na criação de dois produtos finais, fertilizante orgânico para os solos e larvas de insecto, que podem ser utilizadas na nutrição animal.
O plano da EntoGreen passa pela instalação de biodigestores nas instalações dos agricultores e industrias agro-alimentares, permitindo a bioconversão dos resíduos no local onde são gerados. É nestes equipamentos que as larvas de Mosca Soldado Negro, inoculadas em doses certas, irão transformar os resíduos em fertilizante e larvas grandes e nutridas. Os fertilizantes são utilizados directamente nos solos agrícolas, diminuindo a necessidade de aporte de adubos químicos e minerais, os quais têm impactos ambientais significativos. Por outro lado, as larvas produzidas são utilizadas na alimentação animal, sendo ricas em proteína e óleo, substituindo a soja e a farinha de peixe.

Impact: What is the impact of the work to date? Specify both the social and the environmental impact of your work

Estamos a desenvolver os conhecimentos base do processo com o apoio de um projecto em consorcio financiado no âmbito do PT2020. Instalamos uma unidade piloto de produção de ovos de insecto e bioconversão de resíduos, tendo já sido possível converter cerca de 15 toneladas de resíduos em centenas de Kg de farinha de insecto, a qual está a ser utilizada em teste de alimentação em galinhas poedeiras e frangos de campo. Além disso, o fertilizante produzidos está a ser testado na fertilização de campos agrícolas, testando-se a substituição total de adubos químicos e minerais.
O impacto final do nosso processo será a redução da quantidade de resíduos e nutrientes que são desperdiçados, permitindo ainda diminuir a dependência do mercado mundial de componentes para as rações para animais, os quais são essencialmente a soja e a farinha de peixe. A utilização de alternativas nutricionais na alimentação animal permite uma produção mais sustentável e assente nos princípios da economia circular.

Financial sustainability plan: How is this initiative financially supported? How will you ensure its financial sustainability long-term?

Nos primeiros anos de história da EntoGreen a nossa subsistência depende de financiamentos próprios e apoios no âmbito de projectos de I&D. Contudo, à medida que o processo é implementado no terreno a nossa subsistência começa a resultar cada vez mais de receitas resultantes da prestação de serviços e vendas.

Unique value proposition: What makes your initiative innovative? How does your project differ from other organizations working in the same field?

O nosso projecto assenta nos princípios da economia circular, trazendo a sustentabilidade para o sector agro-alimentar. A nossa iniciativa é distributiva pois encontrou inspiração na natureza e na utilização das ferramentas naturais de recirculação dos nutrientes. Somos diferentes de outras iniciativas, pois fazemos a conversão dos resíduos no local onde são gerados, permitindo um maior envolvimento dos agricultores e uma maior partilha de resultados, contribuindo para a sua subsistência.

Founding story: Share a story about the "Aha!" moment that sparked the beginning of this initiative.

A EntoGreen parte da junção de ideias de dois fundadores, o Daniel e o Rui. Os desafios da sustentabilidade da nutrição e produção animal eram centrais para o Daniel, enquanto o Rui procurava soluções para os resíduos e subprodutos alimentares, um importante recursos nutricional e económico. Foi da partilha de visões que nasceu o conceito actual da EntoGreen, que transforma a problemática enfrentada por um na solução para a do outro.
Ambos os fundadores são originários de meios rurais portugueses e viveram em proximidade com os desafios dos agricultores e cooperativas. A sua visão pretende assim criar soluções e partilhar sucessos na expectativa de melhorar a sustentabilidade ambiental dos processos produtivos ao mesmo tempo que se consegue melhorar a sustentabilidade financeira dos produtores, gerando-se novos produtos e aumentando a eficiência de utilização dos recursos naturais

Where did you hear about the Nestlé Creating Shared Value Prize?

  • Ashoka page or contact

4 comments

Join the conversation:

Comment
Photo of Mouhamadou Moustapha Seck

Projeto muito importante e de uma grande relevância. Adorei ler. Para qualquer coisa em que eu possa ajudar, estou à disposição.

View all comments