Exergames - Uso de Tecnologia Digital na Promoção da Saúde

Uso de tecnologia digital (Exergames) para incentivar a atividade física, desta forma promovendo a saúde.

Photo of Ana Lucia Richter
2 2

Written by

I confirm that I am fully aware of the eligibility criteria, and based on its description, I am eligible to apply to the CSV Prize 2017.

  • Yes, I'm eligible

Preferred language

  • Portuguese

Organization name

AEVAS - Associação Evangélica de Ação Social

Year founded

1996

Initiative stage

  • Start-Up (a pilot that has just started operating)

Annual budget in 2017 (USD)

  • $1k - $10k

Number of beneficiaries impacted so far

  • 10 - 50

Organization type

  • Nonprofit, NGO, or citizen sector

Secondary Focus Area

  • Nutrition

Headquarters location: Country

  • Brazil

Headquarters location: City

Novo Hamburgo - RS

Location(s) of impact

Brasil - cidade Novo Hamburgo (RS)

Website

www.aevas.org.br

Facebook URL

https://www.facebook.com/aevas.nh.5

Problem: What problem is this initiative trying to address?

Em 2016 a OMS alertou que a obesidade infantil atingiu níveis alarmantes em todo o mundo, sendo que pelo menos 41 milhões de crianças com menos de cinco anos estão acima do peso ou são obesas. Uma das recomendações da Comissão é a criação de programas que incentivem atividade física e reduzam o sedentarismo entre crianças e adolescentes. O uso de tecnologias digitais voltadas à atividade física (Exergames), por serem lúdicos e divertidos, tornam-se fomentadores da prática de exercícios, ajudando no combate à obesidade.

Solution Summary: What is the proposed solution? What do you see as its most promising aspects for creating shared value?

Atualmente, uma das principais causas da obesidade infantil no mundo está ligada ao sedentarismo, que tem sido ainda mais fortalecido através do uso de jogos eletrônicos. No entanto, os jogos eletrônicos, quando associados a sensores de movimento, transformam-se em importante forma de aliar a tecnologia com o exercício físico, produzindo efetivas melhorias na aptidão física, cognição, equilíbrio e obesidade, de forma lúdica e divertida, e estimulando os usuários ao exercício físico “real”. O custo do equipamento, dos jogos e da capacitação do profissional para a aplicação do projeto é relativamente baixo e pode ser adquirido facilmente em qualquer lugar e, por isto, especialmente promissor como forma de valor compartilhado. O projeto-piloto iniciou em 2017 no Centro Comunitário Raio de Sol, atendendo 10 crianças em situação de obesidade. Até o momento não houve desistências e a motivação é alta, o que demonstra a taxa de sucesso do projeto.

Impact: What is the impact of the work to date? Specify both the social and the environmental impact of your work

O projeto-piloto iniciou em 2017 no Centro Comunitário Raio de Sol, que é administrado e mantido pela AEVAS. O Centro Comunitário Raio de Sol está localizado no bairro Roselândia, periferia da cidade de Novo Hamburgo (RS), para atendimento de crianças, adolescentes e adultos, com o objetivo de oferecer capacitação social e laboral. Para o projeto Exergames, a educadora Carine foi capacitada na UPF (Universidade de Passo Fundo – RS) para atender crianças, adolescentes e idosos, sendo que 8 crianças em situação de obesidade causadas por sedentarismo. A prática dos Exergames ocorre duas vezes por semana, durante aproximadamente uma hora. Até o momento, o resultado tem sido altamente positivo: não houve desistências, e a motivação das crianças continua alta, que mostram-se mais dispostas também ao exercício físico “real”.

Financial sustainability plan: How is this initiative financially supported? How will you ensure its financial sustainability long-term?

O orçamento anual do Centro Comunitário Raio de Sol, onde o projeto Exergames ocorre, provém de doações individuais (75%), receita por prestação de serviços (10%) e outras promoções e demais eventos (15%). Para o projeto Exergames, a capacitação da educadora e os equipamentos foram doados pelo Rotary Clube Novo Hamburgo. A manutenção é mínima, o que garante a sustentabilidade financeira do projeto a longo prazo.

Unique value proposition: What makes your initiative innovative? How does your project differ from other organizations working in the same field?

O uso de Exergames tem sido objeto de estudo da UPF desde 2012, sendo que os diversos projetos aplicados em idosos até o momento comprovaram que o público alvo motivou-se a aderir a um estilo de vida mais saudável, melhorou suas capacidades físicas e cognitivas, e inclusive os seus estados emocionais. A iniciativa é inovadora no sentido de aliar tecnologia digital e exercícios físicos na redução da obesidade infantil, estimulando a atividade física e promovendo a saúde.

Founding story: Share a story about the "Aha!" moment that sparked the beginning of this initiative.

A ideia surgiu durante a defesa de tese de Pablo Pasqualoti, da Universidade de Passo Fundo (UPF). A professora Dra. Angela Kolberg, companheira do Rotary Clube Novo Hamburgo e voluntária da AEVAS, foi examinadora da banca e leu todo o trabalho, ficando entusiasmada com os resultados bioquímicos obtidos (marcadores periféricos inflamatórios), confirmando os resultados benéficos da aplicação dos jogos em idosos. A partir daí ela formulou uma proposta para atender situações de obesidade, deficiência motora, de coordenação, e socialização.
A escolha da AEVAS e do Centro Comunitário Raio de Sol se deu em razão dos objetivos e da abrangência da "Raio de Sol" na comunidade em que está inserido, e na parceria da AEVAS em proporcionar profissionais que pudessem aplicar os Exergames.

Where did you hear about the Nestlé Creating Shared Value Prize?

  • Social media

2 comments

Join the conversation:

Comment
Photo of Amanda Maia

Adorei. é preciso mostrar formas divertidas de se cuidar!!

View all comments