Farinha Minha

O projeto consiste em auxiliar uma cooperativa rural a reativar uma agroindústria de farinha de mandioca de forma sustentável.

Photo of Camila
2 7

Written by

I confirm that I am fully aware of the eligibility criteria, and based on its description, I am eligible to apply to the CSV Prize 2017.

  • Yes, I'm eligible

Preferred language

  • Portuguese

Organization name

Enactus UFU

Year founded

2015

Initiative stage

  • Growth (the pilot has already launched and is starting to expand)

Annual budget in 2017 (USD)

  • $1k - $10k

Number of beneficiaries impacted so far

  • 10 - 50

Organization type

  • For-profit

Secondary Focus Area

  • Water

Headquarters location: Country

  • Brazil

Headquarters location: City

AV DOS MUNICIPIOS, N 407, APT 102, BAIRRO PATRIMONIO, CEP 38411-044
UBERLÂNDIA, MINAS GERAIS

Location(s) of impact

Brasil: Uberlândia.

Facebook URL

https://www.facebook.com/FarinhaMinha

Problem: What problem is this initiative trying to address?

Por meio de visitas ao assentamento Rio das Pedras, que possui uma população de 85 famílias vivendo da agricultura familiar, a Enactus UFU encontrou uma fábrica de farinha de mandioca que estava desativada devido à falta de matéria prima e preparo técnico da população, à dificuldade em comercializar o produto e ao maquinário ultrapassado e quebrado.

Solution Summary: What is the proposed solution? What do you see as its most promising aspects for creating shared value?

O projeto se propõe a qualificar os membros da CAPFARP à gerir a agroindústria; ampliar a produtividade da mandioca; regularizar formalmente a cooperativa; pesquisa e desenvolvimento de técnicas para aumentar a eficiência da processo produtivo da fábrica; implementar políticas de segurança no trabalho; realizar a manutenção do maquinário; desenvolver técnica de manejo dos resíduos gerados na produção; buscar a certificação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) para a produção e estabelecer os canais de escoamento da farinha produzida.

Impact: What is the impact of the work to date? Specify both the social and the environmental impact of your work

Na questão ambiental, além de termos a preocupação de não impactar negativamente o ambiente onde está instalada a fábrica, também visamos o reuso de todos dos resíduos que a mesma gera. Outro ponto que vale ser destacado na questão ambiental é o acompanhamento da produção da mandioca dos fornecedores da fábrica, uma vez que, dessa forma, é possível apresentarmos uma série de técnicas de produção que possam ser menos danosas ao solo, além de ajudá-los para que seja feito um uso mais responsável de defensivos agrícolas. Quanto a sustentabilidade social, acreditamos também que a mesma esteja inerente ao projeto, visto que a gestão da fábrica se dará através de uma cooperativa, em que a renda gerada será distribuída de forma igualitária entre os membros da comunidade que trabalharão na produção da farinha. Além disso, o aumento da renda será responsável por uma melhoria na qualidade de vida.

Financial sustainability plan: How is this initiative financially supported? How will you ensure its financial sustainability long-term?

O projeto irá se manter a longo prazo através do lucro obtido pela venda dos produtos da fábrica. Atualmente, este se mantém através de:
1. Doações individuais
2. Editais
3. Contribuições corporativas
4. Receita por prestação de serviços/vendas
5. Outro

Unique value proposition: What makes your initiative innovative? How does your project differ from other organizations working in the same field?

Sustentabilidade. Os resíduos produzidos irão gerar 9 subprodutos, além do reaproveitamento da água.

Founding story: Share a story about the "Aha!" moment that sparked the beginning of this initiative.

Diante do processo de coleta de dados descobrimos a existência de uma fábrica de farinha de mandioca no Assentamento Rio das Pedras. Porém, devido a erros de planejamento que não consideraram pontos importantes na implementação, tais como o pouco conhecimento técnico, operacional e de gerenciamento dos assentados, e a falta de regularização jurídica e sanitária, a fábrica se encontrava desativada há mais de sete anos.
Conversando com os assentados que já participaram de outras iniciativas na fábrica, percebemos um grande desejo deles em ver a produção “à todo vapor”, para melhorar a qualidade de vida de suas famílias, através da geração de empregos e do consequente aumento de renda.

Where did you hear about the Nestlé Creating Shared Value Prize?

  • Nestlé page or contact

2 comments

Join the conversation:

Comment
Photo of Amanda

Parabéns pela iniciativa!! Como funciona o voluntariado de vocês?

View all comments