Feira dos Pequenos Inventores

Você já pensou se na alimentação escolar tivesse tudo que você gosta de comer, feito por você mesmo? Nossas crianças já! E estão adorando!

Photo of Liagreice Pereira de Medeiros
2 4

Written by

I confirm that I am fully aware of the eligibility criteria, and based on its description, I am eligible to apply to the CSV Prize 2017.

  • Yes, I'm eligible

Preferred language

  • Portuguese

Organization name

Epagri - Emp. de Pesquisa Agropecuária Extensão Rural de SC

Year founded

1991

Initiative stage

  • Established (the solution has passed the previous stages and demonstrated success)

Annual budget in 2017 (USD)

  • Less than $1k

Number of beneficiaries impacted so far

  • 1,000 - 5,000

Organization type

  • Social enterprise

Secondary Focus Area

  • Rural development
  • Nutrition

Headquarters location: Country

  • Brazil

Headquarters location: City

Santo Amaro da Imperatriz, SC, Brasil

Location(s) of impact

Brasil: Santo Amaro da Imperatriz

Facebook URL

https://www.facebook.com/feiradospequenosinventores/

Problem: What problem is this initiative trying to address?

A alimentação escolar (merenda) não costuma chamar muito a atenção dos pequenos por ser pouco criativa e às vezes não muito saborosa, além de repetitiva. O que acontece é que a maioria dos alunos - que tem condições - acaba levando alimentos de péssimo valor nutricional, como salgadinhos, frituras, etc. O número de crianças obesas aumentou muito nas escolas do município. Como as crianças passam grande parte do tempo na escola, acreditamos que deva aprender a se alimentar dentro da instituição, e levar p casa estes valor

Solution Summary: What is the proposed solution? What do you see as its most promising aspects for creating shared value?

A Feira dos pequenos Inventores existe desde 2013, e tem por objetivo dar a oportunidade de crianças inovarem com projetos que possam mudar/facilitar nossa vida. Este ano o tema foi "Inovação e Tradição", onde os pequenos precisavam elaborar pratos que poderiam ser servidos na merenda com uma lista de plantas tradicionais do município. Com a ajuda de familiares as crianças puderam inclusive resgatar pratos que eram preparados no passado, com alto valor nutricional e baixo custo. Além de incentivar a parceria entre pais, mães, avós e as crianças, pois para criar a receita precisam trabalhar juntos, promovemos o orgulho em ter sua receita experimentada por outros alunos e apreciada por professores, jurados e convidados. Para isso organizamos a Feira, onde as melhores e mais criativas receitas competem para receber premiação e também divulgação. Por exemplo, neste ano, o vencedor foi um delicioso cupcake de inhame e cará; as crianças gostaram muito e valor nutricional é excelente p meren

Impact: What is the impact of the work to date? Specify both the social and the environmental impact of your work

A Feira iniciou com iniciativas tecnológicas: os alunos levavam invenções para competir pelos prêmios. no primeiro ano tivemos 10 projetos inscritos, com 33 alunos. No segundo, 15 projetos e 43 alunos. No terceiro ano, tivemos 45 projetos e 150 alunos! A comunidade escolar se prepara durante todo o ano para fazer parte da Feira dos pequenos Inventores, para trazer suas ideias, inovações e novidades para conhecimento do público. Este ano em especial o impacto foi bem maior visto que muitas receitas inovadoras e tradicionais surgiram na Feira, e a grande surpresa dos alunos foi produzir pratos nutritivos e saborosos!

Financial sustainability plan: How is this initiative financially supported? How will you ensure its financial sustainability long-term?

1. Contribuições/doações corporativas( geralmente prêmios): 80%
2. Doações individuais (geralmente alimentação): 5%
3. Gestão Municipal - Prefeitura (transporte, trofeus, medalhas, mesas e cadeiras, espaço, etc): 15%

Unique value proposition: What makes your initiative innovative? How does your project differ from other organizations working in the same field?

O inovador é o fato de que as crianças são as protagonistas! Elas podem, elas fazem o que querem para elas mesmas! Elas percebem que tem potencial para inventar e "voar" longe, como por exemplo, inventar um prato que pode ser aplicado em toda a rede municipal de ensino na alimentação escolar.

Founding story: Share a story about the "Aha!" moment that sparked the beginning of this initiative.

Foi, literalmente, num sonho. Eu estava dormindo, e no dia anterior tinha levado uma bela bronca do meu gerente porque não tinha feito nada de "relevante" no município onde trabalho. Então, durante o sonho, o nome "FEIRA DE PEQUENOS INVENTORES" apareceu, nítido, bem como tudo que eu deveria fazer. Acordei de madrugada e anotei tudo no verso de uma conta telefônica que estava sobre a cabeceira. No outro dia compartilhei a ideia com minha amiga e coordenadora da educação ambiental da cidade. Queríamos mudar a história! Queríamos colocar as crianças e jovens no centro de suas próprias ideias e experiencias, mostrar que sim, elas podem ser/fazer o que quiserem! E, há cinco anos, estamos conseguindo cumprir este objetivo, mesmo sem recursos, com dificuldades financeiras, mas muito, muito apoio de todos que nos cercam.

Where did you hear about the Nestlé Creating Shared Value Prize?

  • Search engine

2 comments

Join the conversation:

Comment
Photo of Amanda Maia

Incrível mesmo!! Adorei o projeto. É importante que as crianças participem de todo esse processo. Parabéns

View all comments