Fluid: Sistema de Detecção Automática de Vazamentos de água em redes e ramais de distribuição

Identificação de vazamentos reais em redes e ramais de distribuição de forma automática, utilizando técnicas de Inteligência Artificial.

Photo of Marília Oliveira
38 31

Written by

I confirm that I am fully aware of the eligibility criteria, and based on its description, I am eligible to apply to the CSV Prize 2017.

  • Yes, I'm eligible

Preferred language

  • Portuguese

Organization name

Stattus4 Cidades Inteligentes e Sustentabilidade Ltda

Year founded

2015

Initiative stage

  • Growth (the pilot has already launched and is starting to expand)

Annual budget in 2017 (USD)

  • $100k - $250k

Number of beneficiaries impacted so far

  • 50,000 - 100,000

Organization type

  • Social enterprise

Secondary Focus Area

  • Water

Headquarters location: Country

  • Brazil

Headquarters location: City

Sorocaba

Location(s) of impact

Brasil: Votorantim (SP); Itabirito (MG); Sorocaba (SP); Santa Bárbara d'Oeste (SP); São Leopoldo (RS); Campo Grande (MS); SINOP (MT);Itapetininga (SP)

Website

http://www.stattus4.com

Facebook URL

https://www.facebook.com/stattus4/

Twitter URL

Não Há

Problem: What problem is this initiative trying to address?

O Brasil perde 37% da água coletada nos mananciais na distribuição. Com 25% do volume perdido é possível abastecer os 34milhões de brasileiros que não tem acesso a água portável. Essa perda é detectada por geofonistas, profissionais que andam pelas ruas escutando os encanamentos dos hidrômetros buscando identificar vazamentos. Esse profissional é difícil de se contratar/treinar e a técnica para encontrar vazamentos é pouco eficiente – por isso as distribuidoras não estão conseguindo diminuir suas perdas.

Solution Summary: What is the proposed solution? What do you see as its most promising aspects for creating shared value?

O Fluid é um sistema de detecção automática de vazamentos de água em rede e ramais de distribuição, com pedido de patente depositado. A base para o seu funcionamento é um sistema de inteligência artificial, que através das amostras captadas pelo sensor de vibração acústica, consegue analisar os dados e classificá-los como vazamento/não-vazamento. Tais sensores são coletores de dados móveis que podem ser utilizados por uma mão de obra não especializada. Para a coleta de dados bastam 15 segundos encostando-o no hidrômetro para que o sistema identifique a amostra e faça a classificação. A cidade de Votorantim (140mil hab.), por ex., possui 2 geofonistas - que levariam cerca de 2 anos para verificar todo o campo, com o Fluid, leva 4 meses (com 3 sensores). Com o Fluid, Santa Bárbara d'Oeste diminuiu em 60% as perdas na região monitorada (em apenas 1 dia de trabalho). A velocidade é crucial quando se trata de vazamentos, e o Fluid os encontra muito mais rapidamente.

Impact: What is the impact of the work to date? Specify both the social and the environmental impact of your work

Atualmente temos pilotos rodando em importantes distribuidoras brasileiras, entre elas SABESP, AEGEA e Águas do Brasil, e um contrato anual já assinado (SAAE Itabirito – MG).
Com esses contratos, até agora foram analisados mais de 14mil hidrômetros – o que impacta mais de 50mil pessoas, uma vez que os vazamentos encontrados nos pilotos foram consertados e diminuíram o impacto da perda de água nas famílias envolvidas.
Alguns exemplos que podemos citar dos impactos já causados em nossos clientes: em Santa Bárbara d'Oeste (SP) foi feita uma varredura em uma região de aproximadamente 800 habitantes. Foram 224 hidrômetros analisados e foram encontrados dois vazamentos. A região possuía um índice de perda de 41% e, após o reparo de um deles, o índice caiu para 18%.
Em Sorocaba o sistema está sendo utilizado a cerca de 45 dias e já apontou cerca de 10 vazamentos. Um deles os especialistas da distribuidora estimam que ele existia a cerca de 4 anos

Financial sustainability plan: How is this initiative financially supported? How will you ensure its financial sustainability long-term?

Até dez/17 o Fluid foi financiado por recursos dos sócios-fundadores, três rodadas de investimento anjo e programas de fomento (PIPE-FAPESP). Desde mar/16 estamos incubados no Parque Tecnológico de Sorocaba. Em ago/17 entramos em um processo de aceleração com a Baita (com aporte financeiro).
Hoje temos 4 pilotos pagos e 1 contrato de prestação de serviço. Entre nossos clientes estão SABESP, AEGEA e Águas do Brasil (importantes players no mercado brasileiro).
No segundo semestre de 2018 devemos atingir nosso break even e R$1,5milhão de faturamento anual. No médio-longo prazo temos como objetivo sermos 100% financiados pela venda da licença de acesso ao sistema e dos sensores.
Hoje temos 20% dos custos financiados pela receita dos pilotos, e 80% por investidores anjo.

Unique value proposition: What makes your initiative innovative? How does your project differ from other organizations working in the same field?

Através do sistema de Inteligência Artificial o Fluid possibilita que a identificação de potenciais vazamentos seja feita de forma rápida e eficiente. Com ele os geofonistas, mão de obra escassa e especializada, deixam de caçar vazamentos e passam a analisar diretamente os locais apontados pelo sistema. Os métodos tradicionais, além de necessitarem de especialistas fazendo toda a análise, são caros e demorados.

Founding story: Share a story about the "Aha!" moment that sparked the beginning of this initiative.

Antônio, co-fundador, da Stattus4 desenvolveu um aparelho para caça-vazamentos tradicional, geofone. Ao sair à campo ele viu como era difícil e improdutivo o trabalho do geofonista. Ele é formado em engenharia eletrônica e matemática e, naquele momento, viu que havia uma oportunidade de mercado: utilizar a inteligência artificial e aprendizagem de máquina para melhorar o processo de caça-vazamentos.
Juntamente com a Marília, outra co-fundadora, buscaram a SABESP (maior companhia de saneamento do Brasil) e apresentaram a ideia de desenvolver um sistema de detecção automática de vazamento. A empresa adorou a ideia e disse que se tal tecnologia fosse desenvolvida ela tinha interesse em adquiri-la. A partir de então ambos passaram a dedicar-se ao projeto. Acreditamos ser possível melhorar o mundo através da tecnologia, usando recursos de forma racional e sustentável.

Where did you hear about the Nestlé Creating Shared Value Prize?

  • Upon recommendation from others

Program Design Clarity: We are hungry to know more about what exactly your model consists of. Succinctly list a) what main activities are you doing with your beneficiaries, b) where you carry out the activities? c) how often? d) for how many hours? e) who delivers the services? and f) any other brief details

As principais atividades que fazemos com nossos beneficiários são: colaborar com o encontro de áreas com possíveis vazamentos de água; e ajudar no gerenciamento da equipe de campo – sendo possível identificar os locais pelos quais ela já passou, quais pontos já foram revisitados e consertados, auditar o que foi encontrado etc.
O serviço é dividido em duas partes. A primeira é a coleta de dados com um sensor móvel desenvolvido pela Stattus4, na qual a equipe da distribuidora, de posse do sensor, passa pelos hidrômetros coletando as informações que serão analisadas pelo sistema de inteligência. Após o envio dos dados para o servidor na nuvem, ocorre a segunda parte das atividades – na qual o sistema de inteligência desenvolvido pela Stattus4 classifica as informações repassadas pelo campo e alimenta o dashboard que possui diversas informações gerenciais.
A frequência de utilização do Fluid varia conforme a necessidade da distribuidora. Contudo ele está preparado para o funcionamento 24x7, para que a operação da distribuidora possa ocorrer da melhor forma possível e sem intercorrências.
Tendo isso em vista, a primeira parte das atividades é entregue pela equipe da distribuidora em conjunto com a Stattus4 (que entrega o sensor e o serviço de envio dos dados) para que, então, a Stattus4 possa rodar a inteligência do Fluid e entregar a segunda parte do serviço (a identificação dos vazamentos e o dasboard de gerenciamento).

Focus area

  • Water

We are interested in learning more about your initiative's broad impact on sustainable development. Please reply ONLY to the question(s) related to your above focus area.

Ao olharmos para questões de longo prazo no gerenciamento sustentável de recursos vemos que a perda é um ponto importante para a manutenção do sistema hídrico.Atualmente as grandes cidades enfrentam um grande desafio:como prover água potável para sua população, considerando que os mananciais próximos às cidades estão com sua capacidade utilizada quase na sua totalidade,boa parte dos rios e lençóis freáticos estão impróprios para consumo, e é necessário ir cada vez mais longe dos centros urbanos para se captar água própria para consumo?
Tendo isso em vista, a gestão de distribuição precisa ser muito mais eficiente, e evitar perdas é um dos pontos a serem considerados tanto pelas distribuidoras, quanto pela sociedade. Ao evitarmos perdas aumenta-se a disponibilidade de água para a população, e diminui a retirada de água dos mananciais e o seu custo de distribuição – que pode impactar diretamente no preço de venda para o consumidor.
O Fluid proporciona para a distribuidora a possibilidade de se detectar vazamentos com maior velocidade do que o formato tradicional. Em Votorantim (140mil habitantes),por exemplo, pelo método tradicional demoraria cerca de 2 anos para que todos os hidrômetros fossem auferidos. Com apenas 3 sensores Fluid é possível fazer esse mesmo serviço em apenas 4 meses. Quando se trata de perdas não aparentes, que são aquelas que ocorrem no sistema de distribuição e não afloram para o asfalto ou calçadas, o tempo para se detectar a perda é muito importante

Creating shared value: How does your initiative create value for different stakeholders?

A ONU divulgou que até 2050 aproximadamente 45% da população não terá acesso à quantidade mínima diária de água. Tendo isso em vista o seu consumo racional é uma questão urgente. Contudo, quando falamos em acesso à água, um grande desafio é a sua perda na distribuição. No Brasil cerca de 37% da água coletada nos mananciais é perdida na distribuição, 60% do volume perdido ocorre entre a rua e a casa do munícipe, ou seja, em redes e ramais de distribuição. Se economizássemos cerca de 25% do volume perdido, haveria água suficiente para abastecer todos os 34 milhões de brasileiros que, hoje, não possuem acesso à água potável.
Utilizando o Fluid o processo de se encontrar vazamentos torna-se muito mais rápido. Com isso as distribuidoras conseguem tanto aumentar sua capacidade de atendimento, uma vez que com a mesma captação elas possuem mais volume entregue ao consumidor; quanto diminuir o impacto ambiental,visto que com menos água é possível atender a mesma quantidade de pessoas

How is your initiative funded, now and over the next 5 years?

Até o final de 2017 o Fluid estava sendo financiado principalmente por investimento próprio, investidores anjo e fomento (PIPE-FAPESP). Em dezembro começamos a faturar os primeiros pilotos pagos executados em distribuidoras – alguns deles estão rodando na SABESP, um dos maiores players mundiais na distribuição de água. E já contamos com a contratação anual do sistema para o SAAE de Itabirito (MG). O valor de venda cobre os custos de prestação do serviço e fabricação dos sensores.
Para 2018 a nossa expectativa é atingir o break even e fechar o ano com um faturamento de cerca de R$1,5milhões. Para os próximos 5 anos iremos expandir as vendas tanto nacional quanto internacionalmente – visto que a solução é altamente escalável e exportável.

How do you plan to influence your field of work if you are a winner of this edition of the CSV Prize?

Entendemos que o prêmio, além da questão financeira, traz consigo uma chancela da seriedade e viabilidade do projeto. Caso a Stattus4 vença essa edição do Prêmio CSV, esperamos impactar a cadeia de distribuição de água, podendo mostrar o quanto a solução é viável e impactante na redução de perdas.
Dessa forma esperamos conseguir aumentar o nosso impacto – na medida em que mais pessoas e empresas tomarão conhecimento do projeto.
Entendemos, inclusive, ser uma chance real de abrir mais portas para a exportação do sistema para demais países.

How will you leverage an investment from Nestle to expand the impact of your work?

Caso a Stattus4 vença esta edição do Prêmio CSV pretendemos utilizar o dinheiro para fomentar a expansão comercial da solução. Buscando aumentar o nosso campo de atuação dentro do Brasil e iniciar os estudos de viabilidade para entrarmos em novos países (já temos leads no Paraguai, Chile, Jamaica e China).
Para essa expansão é necessário contratar pessoas para a parte comercial, customer success e equipe de desenvolvimento – para aumentar a base de clientes, coletarmos seus feedbacks, iterar e aperfeiçoar a ferramenta.
Esse recurso seria gerenciado tanto pela equipe financeira da Stattus4, quanto pelo conselho – formado pelos fundadores e investidores da empresa. De modo que pudéssemos utilizar o recurso da forma mais racional possível.

Spread Strategies: Moving forward, what are the main strategies for scaling impact? What’s the projected impact for the coming years? Are you planning to expand your programme into new locations? On what assumptions do you build your scale-up plans?

O Fluid é uma solução altamente escalável e exportável. Para atender ao mercado nacional e internacional, trabalhamos de duas formas: força própria e parcerias estratégicas. Com a primeira contatamos diretamente os distribuidores de água oferecendo e negociando o sistema. Já a segunda, estabelecemos parcerias com empresas do ramo para aumentar a força de impacto da solução. Essas parcerias vão desde empresas que fabricam partes do sensor, até licenciamento da tecnologia para terceiros comercializarem em praças que a Stattus4 ainda não tem penetração. No mercado nacional, temos parcerias firmadas com fornecedores de ERP de saneamento e empresas especializadas em redução de perdas. Buscamos levantar, nos próximos meses, ainda mais parcerias para aumentar o poder de penetração do Fluid.No mercado internacional, estamos negociando um piloto na Jamaica com uma grande multinacional do setor.Além de termos leads no Chile, Paraguai, Uruguai e Argentina–devido a participação no Prêmio BID-FEMSA

Team: What is the current composition of your team (types of roles, number of full-time vs. part-time staff, board members, etc.)? How will this team evolve as your initiative grows?

Nossa equipe possui competências nas mais diversas áreas. Tempo integral: Marília (administradora) – comercial, marketing e administrativo; Antônio (engenheiro e matemático) – P&D e estratégia; Jerônimo (engenheiro da computação) –back end; Vinícius (analista de áudio) – treinamento do sistema de inteligência. Estamos contratando no começo de 2018 para: suporte à cliente, desenvolvedor front end, e administrativo.
Tempo parcial: Luís Eduardo e Thiago (Engenheiros Eletrônico) – desenvolvimento de hardware e firmware; Anderson (PHD em Ciência da Computação) – desenvolvimento do sistema de inteligência.
Conselho é formado pelos nosso anjos, entre eles: Patrick Teyssonneyre – Diretor global de inovação da Brasken, Marcelo Motta – JP Morgan, e em processo de aceleração na Baita Aceleradora.

Awards: What awards or honors has the initiative received?

O Fluid recebeu alguns prêmios ao longo do ano de 2017. Foram eles: (1) 1º colocado no 1º Prêmio Startup Inovadora da ASSEMAE; (2) 3º colocado no prêmio BID-FEMSA; (3) 1º colocado na votação popular e 2º colocado pelo júri no 1º Prêmio de Inovação de Sorocaba. Para mais informações vide anexo "Prêmios e Mídia Stattus4".

Organizational leadership: How are you influencing your field of work in the present?

Atualmente a Stattus4 tem colaborado com as empresas distribuidoras de água a serem mais inovadoras, ao adotarem uma nova tecnologia para diminuir suas perdas.
Visando aumentar o seu engajamento na comunidade, a Stattus4 está implementando um projeto de presença digital (Facebook e LinkedIn), com lançamento previsto para janeiro de 2018. Nesse projeto serão explorados temas relacionados às startups com foco em sustentabilidade.

Should you be successful, please confirm your availability to attend the Ashoka Impact Boot camp and Creating Shared Value Prize Live Pitch Event at the World Water Forum 13-16 March 2018

  • Yes, I am available to attend the events on 13-16 March 2018
View more

Attachments (7)

Planejamento Financeiro.xlsx

Planejamento financeiro para os próximos 7 anos. Levando em consideração apenas o mercado nacional.

2016-11-09_10-44-12_Protocolo de deposito - PCTBR2016050291.pdf

Protocolo de depósito do pedido de patente do sistema Fluid

Carta Piloto.png

Carta da Companhia Águas de Votorantim falando sobre o piloto executado na cidade

Deck.pptx

Deck de investimento desenvolvido para a captação da terceira rodada de investimento.

Premios e Midia Stattus4.pptx

Apresentação dos prêmios e algumas reportagens sobre a Stattus4

Relatorio_Visita.pdf

Relatório de teste feito pela SABESP Jundiaí/Capivari

Revista Hydro.pdf

Reportagem na revista do setor de saneamento, a Hydro, falando sobre o projeto

38 comments

Join the conversation:

Comment
Photo of Marco

An amazing use of technology to efficiently tackle and solve an urgent issue. The amount of water preserved thank to what you're doing is definitely making a huge impact in the lives of millions of people who need it the most. Congratulations!

Photo of Marília

Hello Marco Piñatelli ,
Thank you very much for the comment. We really believe in the project and its potential impact.
We work every day to reduce the environmental impact of water consumption.
Best regards,

View all comments