O retorno do novo.

Estamos resgatando o cultivo do algodão no semi árido brasileiro com um conceito orgânico e sustentável, mantendo as famílias no campo.

Photo of Maysa Motta Gadelha
8 3

Written by

I confirm that I am fully aware of the eligibility criteria, and based on its description, I am eligible to apply to the CSV Prize 2017.

  • Yes, I'm eligible

Preferred language

  • Portuguese

Organization name

Coopnatural Cooperativa de Produção Têxtil da Paraíba

Year founded

2003

Initiative stage

  • Scaling (the solution has passed the previous stages and is growing its impact on a regional or global scale)

Annual budget in 2017 (USD)

  • $1k - $10k

Number of beneficiaries impacted so far

  • 100 - 250

Organization type

  • Social enterprise

Secondary Focus Area

  • Rural development
  • Nutrition

Headquarters location: Country

  • Brazil

Headquarters location: City

Queimadas - Paraíba

Location(s) of impact

Brasil: Sousa, Itaporanga, Santa Cruz, Juarez Távora, Queimadas, Nazarezinho, Patos, Itabaiana, Ingá, Picuí.

Website

www.naturalfashion.com.br

Facebook URL

Natural Fashion Coopnatural

Twitter URL

@naturalfashion

Problem: What problem is this initiative trying to address?

A produção de algodão orgânico através da agricultura familiar no semi árido brasileiro. Desde o inicio de nosso projeto, trabalhamos com algodão branco e colorido, ou seja, produtos com valor agregado para a fabricação de roupas. Vimos que a agricultura familiar estava ociosa nesta região e nos voltamos para a produção agroecológica, consorciando com produtos da base alimentar. Em seguida percebemos que os jovens estavam tendo formação técnica, mas estavam abandonando o campo e hoje este é o nosso principal desafio.

Solution Summary: What is the proposed solution? What do you see as its most promising aspects for creating shared value?

As parcerias com instituições públicas de extensão rural, como EMATER, Embrapa, empresas privadas de médio porte com capacidade financeira, sem precisar recorrer a bancos, o mercado necessitando do produto e o consórcio com produtos de base alimentar, são fatores fundamentais para o sucesso do projeto. Com a distribuição das sementes no tempo certo, o momento certo e a forma certa para o plantio, evitando as pragas, assistência técnica permanente, a garantia da compra dos produtos pelo valor pre acordado, sem burocracia nem necessidade de acesso a crédito bancário, ter produtos alimentícios para suas necessidades ou para comercializar também, todos os insumos na sua porta no tempo certo, são , com certeza, um grande estímulo aos filhos dos agricultores para que voltem para o campo ou continuem ajudando e posteriormente assumindo a atividade agrícola.
O modelo está sendo testado e crescendo ano a ano.

Impact: What is the impact of the work to date? Specify both the social and the environmental impact of your work

Trabalhamos com este projeto há 14 anos, mas fomos brutalmente interrompidos por uma seca de 6 anos na nossa região. Não havia chuvas e nem os agricultores queriam arriscar a plantar e perder a produção. Desde 2015 conseguimos a parceria da Emater PB e da Norfil, fiação presente no nosso Estado, uma nos garante assistência técnica e a outra nos garante a compra da produção numa época em que estamos muito enfraquecidos pela seca. Nestes últimos 3 anos temos um crescimento exponencial de interessados e de safra de algodão orgânico. Iniciamos com uma cidade em 2015 colhemos 2,5 ton de algodão em rama, em 2016 eram 5 cidades e colhemos 11,5 ton, em 2017 estamos plantando em 15 cidades e estimamos um volume de algodão em torno de 25 ton. A mão de obra no campo está escassa, mas esta é a estratégia, ter trabalho, ter terra, e ter resultados comparados aos das grandes e médias cidades para que estes atrativos, tecnológicos e econômicos mantenham os jovens no campo.

Financial sustainability plan: How is this initiative financially supported? How will you ensure its financial sustainability long-term?

Já fomos mais fortes economicamente do que somos atualmente, em 2009 a crise mundial nos atingiu, levando para zero o nosso percentual de produtos exportados. No ano seguinte fomos novamente atingidos por uma grande empresa mundial, que veio até nós e nos pediu que plantássemos para eles comprarem a produção, depois de iniciarmos o processo, somente nos enviou um email desistindo da compra, foi um duro golpe. Em seguida a seca foi devastadora, não levando somente a nossa paixão pelo projeto e agora a crise nacional. Tendo em vista tantas dificuldades econômicas buscamos parceria com a Norfil, que adquire a produção, certifica as áreas e divulga o projeto. Não temos nenhuma outra fonte de renda que não seja nossas vendas de roupas e em breve de tecidos feitos com o algodão do semi árido.

Unique value proposition: What makes your initiative innovative? How does your project differ from other organizations working in the same field?

Considero inovador o fato de não dependermos de projetos engessados. O que conseguimos foi resultado de nossas vendas e parcerias. A independência do projeto, nos garante irmos para o que consideramos o melhor caminho sem ficarmos amarrados à burocracia que pode mudar de rumo e os resultados de nossas ações e consequentemente do sucesso do projeto. O envolvimento da Emater e Embrapa, com a sua capilaridade, poder de articulação e seriedade na assistência técnica, deu segurança aos agricultores.

Founding story: Share a story about the "Aha!" moment that sparked the beginning of this initiative.

Fui convidada pela ABIT, Associação Brasileira da Indústria Têxtil, para assistir uma palestra sobre o algodão BCI ( Better Cotton Iniciative) ao final, pedi a palavra e disse que como nós trabalhávamos com algodão orgânico e agroecológico, eu sabia da agressividade das técnicas para cultivo do algodão, mesmo o BCI que era como o convencional deveria ser, nada mais. Ao explanar um pouco sobre algodão orgânico, ao final do evento um jovem empresário do setor veio me procurar e disse que ficou muito impressionado com as minhas palavras e que tem uma fiação na Paraíba, onde resido, e que " compraria " nossa ideia. Eu disse que se ele entrasse na cadeia produtiva quase todos os problemas estariam resolvidos e eu faria por ele tudo que estivesse ao meu alcance. Com Ariel, Norfil, fomos procurar a Emater, que criou o Projeto Paraíba, que hoje cresce apesar da crise do poder público.

Where did you hear about the Nestlé Creating Shared Value Prize?

  • Upon recommendation from others

8 comments

Join the conversation:

Comment
Photo of Ramy Elmery

Good Luck Maysa. Good Job.

Photo of Maysa Motta Gadelha

Sincerely , Thanks for your kindness.

View all comments