O Turismo Rural na Cadeia Produtiva do Café como forma de Desenvolvimento Sustentável na Agricultura Familiar

Através do turismo rural que vivencia na propriedade as etapas de produção do café até chegar na xícara, valorizamos os atores envolvidos.

Photo of Andréa Squilace de Carvalho

Written by

I confirm that I am fully aware of the eligibility criteria, and based on its description, I am eligible to apply to the CSV Prize 2017.

  • Yes, I'm eligible

Preferred language

  • Portuguese

Organization name

Em Cia. da Terra Turismo Rural e Ecológico

Year founded

2004

Initiative stage

  • Established (the solution has passed the previous stages and demonstrated success)

Annual budget in 2017 (USD)

  • $1k - $10k

Number of beneficiaries impacted so far

  • 1,000 - 5,000

Organization type

  • Social enterprise

Secondary Focus Area

  • Water
  • Rural development

Headquarters location: Country

  • Brazil

Headquarters location: City

ESPÍRITO SANTO DO PINHAL - SP

Location(s) of impact

BRASIL - Espírito Santo do Pinhal, Itapira, Andradas e Lavras.
PORTUGAL - Lisboa

Facebook URL

Em Cia da Terra - Turismo Rural e Ecológico

Problem: What problem is this initiative trying to address?

Trabalhamos a autoestima dos produtores(as) e trabalhadores(as) da produção de café, através da vivência das etapas da produção, conhecimento dos atores e todo trabalho envolvido, valorizando devidamente o trabalho realizado, evitando o êxodo rural, solucionando a questão da sucessão familiar, a inclusão das mulheres e jovens, aumento da renda, assim como resgate cultural e histórico, a auto estima de todo um município e seu povo que tem sua história baseada na produção do café e na agricultura familiar.

Solution Summary: What is the proposed solution? What do you see as its most promising aspects for creating shared value?

A solução proposta é o Turismo de Experiência na Lavoura de Café em propriedades da agricultura familiar. Como os consumidores vivenciam o trabalho realizado durante a produção e processamento do café, e por sua vez os produtores podem mostrar seu trabalho e vê-lo valorizado, cria-se uma novo modo de vida para ambos, o(a) Consumidor(a) sabendo quanto "custa" o quiilo do café, quanto trabalho está envolvido, e o(a) cafeicultor(a) vende seu produto por um preço justo, além de ter várias valores agregados, como trabalhar sua auto estima, mostrando a importância do agricultor para a sociedade, fixando as pessoas no Campo, abrindo espaço para as mulheres e jovens, para se ter orgulho de viver na roça, com qualidade de vida, deixando de se sentir inferior a quem vive na cidade.
O trabalho também é realizado com crianças da rede escolar, desenvolvendo nelas o amor e a admiração pelo campo, para que possamos ter nossos futuros agricultores envolvidos nesse processo de inclusão do rural.

Impact: What is the impact of the work to date? Specify both the social and the environmental impact of your work

Os grupos que visitam a propriedade saem com uma nova visão e sensação de se tomar uma xícara de café. Os que tem pais que trabalham diretamente na lavoura seja como produtores ou trabalhadores rurais, se orgulham do trabalho dos pais (antes envergonhados), e agora sabem que para que o Brasil seja o maior produtor e exportador de Café do mundo é necessário que tenha o trabalho de base, homens e mulheres que se dedicam e trabalham de sol a sol para que a produção aconteça.
O município passa a entender sua verdadeira vocação, que é agrícola, e direciona esforços para tal, diferente da tendência atual de priorizar a indústria e focar todo incentivo financeiro p vinda de novas fábricas, deixando a agricultura totalmente de lado e sem recursos.
Já atendemos em torno de 800 crianças do município. Realizamos reuniões com diretores dos Departamentos de Agricultura e Meio Ambiente, Educação, Promoção Social, Cultura e Turismo e Conselhos Municipais.

Financial sustainability plan: How is this initiative financially supported? How will you ensure its financial sustainability long-term?

3- Contribuições Corporativas e
4- Receitas por prestação de serviços/vendas

 O Roteiro tem uma taxa de visitação por pessoa.
Grupos mais carentes são custeados por Empresas que se preocupam com a educação e com o meio ambiente.
Os grupos que pagam a taxa de visitação correspondem a 60% (sessenta por cento) da receita, assim como venda de artesanato temático de artesãos do município.
Os demais 40% (Quarenta por cento) são de empresas que arcam com os custos de grupos de escolas mais carentes ou entidades assistenciais como Lar da Terceira Idade, Associação de Amparo ao Menor, etc., em parceria com a Prefeitura.

Unique value proposition: What makes your initiative innovative? How does your project differ from other organizations working in the same field?

Essa iniciativa aproxima agricultores e consumidores, dando oportunidade ao consumidor de interagir com a cadeia produtiva, e conhecer o empenho na produção de cafés de qualidade, com responsabilidade ambiental e social, e ao agricultor de ter seu trabalho mostrado e valorizado, através da simulação da colheita e participação dos alunos/professores/visitantes em todo o processo, podendo abanar o café, rodar o café no terreiro, saber quanto recebe o colhedor, torrar, moer e enfim tomar seu café.

Founding story: Share a story about the "Aha!" moment that sparked the beginning of this initiative.

Como filha de Cafeicultor convivi minha vida toda com as dificuldades do Café e de quem produz.
Me formei em Agronomia e trabalhei com assistência técnica para o produtor rural. Passei a plantar café e fui morar na propriedade. Como mulher senti as dificuldades por que passam os produtores de café, as mulheres e jovens e o desprezo da sociedade com quem está na base da produção, a baixa auto estima dos envolvidos.
Com minha filha em idade escolar, foi natural que a escola quisesse fazer visitas "gratuitas" no sítio. Comecei a me estruturar para receber mais didaticamente os grupos.
Voltei a trabalhar em um projeto de Sustentabilidade na Cafeicultura Familiar, desenvolvido em 11 municípios cafeeiros da região, com 600 famílias atendidas, onde pude constatar que esses problemas se estendem a quem vive no e do campo.
"Aha". Com o turismo percebi que poderia tocar na raiz do problema.

Where did you hear about the Nestlé Creating Shared Value Prize?

  • Upon recommendation from others

12 comments

Join the conversation:

Comment
Photo of Raquel

Olá Andreia, tudo bem?
Parabéns pela iniciativa!
Gostaria de saber como funcionam as visitas, pois queria conhecer as lavouras de café.
Obrigada!

Photo of Andréa

Oi Raquel. Tudo bem e você?
Muito obrigada! Fico feliz que tenha gostado.
As visitas são agendadas e feitas em grupo. São visitas monitoradas e duram de duas horas e meia a três horas. O valor varia de acordo com a quantidade de pessoas.
De que cidade você é? Entre em contato com a gente. Será um prazer te receber!
Nossos contatos:
Fone: (19) 9.9921-1272 (WhatsApp)
E-mail: emciadaterra@terra.com.br
face: Em Cia da Terra - Turismo Rural e Ecológico
Obrigada!

View all comments