O Viveiro

Estímulo à cadeia produtiva de alimentos orgânicos agroecológicos através da produção de mudas, plantio e comercialização de alimentos

Photo of Júlia Mascarello
1 2

Written by

I confirm that I am fully aware of the eligibility criteria, and based on its description, I am eligible to apply to the CSV Prize 2017.

  • Yes, I'm eligible

Preferred language

  • Portuguese

Organization name

Ação Moradia

Year founded

1993

Initiative stage

  • Start-Up (a pilot that has just started operating)

Annual budget in 2017 (USD)

  • $50k - $100k

Number of beneficiaries impacted so far

  • 10 - 50

Organization type

  • Nonprofit, NGO, or citizen sector

Secondary Focus Area

  • Rural development
  • Nutrition

Headquarters location: Country

  • Brazil

Headquarters location: City

Uberlândia

Location(s) of impact

Brasil: Uberlândia

Website

http://acaomoradia.org.br/

Facebook URL

https://www.facebook.com/acaomoradia.uberlandia/

Problem: What problem is this initiative trying to address?

A iniciativa pretende resolver o problema da falta de mudas orgânicas agroecológicas à disposição dos produtores de alimentos orgânicos da região e, portanto, da ausência de produtos totalmente orgânicos no mercado.

Solution Summary: What is the proposed solution? What do you see as its most promising aspects for creating shared value?

Como solução para esse problema, a iniciativa prevê a construção do primeiro viveiro de mudas orgânicas agroecológicas de Uberlândia e da região do Triângulo Mineiro. Com a criação do viveiro, o intuito é oportunizar que a rede de 40 produtores orgânicos e agroecológicos da região, tenham acesso às mudas orgânicas. O que possibilita oferecer para o consumidor final um produto mais saudável, isto é, isento de contaminantes agrícolas em uma parcela maior da sua cadeia de produção.
Como solução, essa iniciativa atenderá ainda as exigências do Ministério da Agricultura que regulamenta a utilização de mudas orgânicas na produção de alimentos orgânicos. Em paralelo, ao dar oportunidade aos produtores da região de terem acesso às mudas orgânicas, desmistificamos alguns paradigmas e mostramos que é possível produzir tal produto, estimulando também a abertura de novas iniciativas como esta na região.

Impact: What is the impact of the work to date? Specify both the social and the environmental impact of your work

Desde o início do projeto, já foi possível capacitar 10 pessoas da comunidade atendida pela Ação Moradia em produção de mudas orgânicas e plantio de alimentos orgânicos agroecológicos, estimulando a geração de renda e trabalho na região. Também estão sendo concluídos os testes das mudas que comprovam que as mudas estão prontas para serem comercializadas. A não utilização de insumos químicos na produção desses alimentos também permite com que não haja contaminação do solo, do ar e da água bem como proliferação de doenças às pessoas que ingerem alimentos com alta quantidade de agrotóxicos ou que trabalham com esses insumos agrícolas. A iniciativa pretende, além de oferecer alimentos de alta qualidade nutricional, estimular a produção de alimentos orgânica com base nos princípios da agroecologia, contribuindo não apenas para a consolidação de sistemas alimentários mais sustentáveis como para uma alimentação mais saudável e nutritiva para todos.

Financial sustainability plan: How is this initiative financially supported? How will you ensure its financial sustainability long-term?

A iniciativa está sendo desenvolvida através de recursos pleiteados através da prospecção de 2. edital de fundação privada e será mantida através de 4. Receita por prestação de serviços/vendas, visto que uma vez que o viveiro de mudas esteja em fase de comercialização, gerará receita própria para sua manutenção.

Unique value proposition: What makes your initiative innovative? How does your project differ from other organizations working in the same field?

A Iniciativa é inovadora, pois prevê a criação do primeiro viveiro de mudas orgânicas de Uberlândia e região e porque estimula toda a cadeia de alimentos orgânicos agroecológicos através da articulação entre métodos de plantio e produção de alimentos saudáveis com técnicas sustentáveis, do aumento da oferta e facilidade de acesso desse alimentos pela população. O Projeto ainda está na fase de execução, mas já estão sendo desenvolvidos projetos que visam sua extensão para outras regiões da cidade

Founding story: Share a story about the "Aha!" moment that sparked the beginning of this initiative.

A Ação Moradia desenvolve desde 2003, projetos na área de segurança alimentar e possui uma área de 1.000 m² destinada à produção de alimentos orgânicos. Atualmente, as mudas usadas na produção da horta não são orgânicas, pois não há em Uberlândia e região nenhum viveiro que ofereça este tipo de produto. Diante da indisponibilidade de sementes e mudas oriundas de sistemas orgânicos, a legislação brasileira autoriza a utilização de outros materiais existentes no mercado (Instrução Normativa 17/2014/MAPA). Entretanto, uma vez que exista esse produto no mercado, os produtores de orgânicos são obrigados a adquiri-los e tornar sua produção totalmente orgânica. Foi a partir desta situação-problema e do vislumbramento de uma oportunidade mercadológica que a Ação Moradia decidiu aproveitar da sua capacidade e know-how em desenvolver projetos nesta área e então criar o projeto O Viveiro.

Where did you hear about the Nestlé Creating Shared Value Prize?

  • Other

1 comment

Join the conversation:

Comment
Photo of Ramy Elmery

Great idea. Good Luck Julia. Wish you All the best.