Oficina da Ciranda,1 abordagem inusitada e inovadora pra se trabalhar desafios ligados a nutrição das crianças com dEficiencia em todo mundo

Ensinar pais a fabricarem a Ciranda engajando-os como multiplicadores pra resolverem problemas ligados a qualidade de vida das c dEficientes

Photo of Instituto Noisinho da Silva
3 2

Written by

I confirm that I am fully aware of the eligibility criteria, and based on its description, I am eligible to apply to the CSV Prize 2017.

  • Yes, I'm eligible

Preferred language

  • Portuguese

Organization name

Instituto Noisinho da Silva

Year founded

2003

Initiative stage

  • Established (the solution has passed the previous stages and demonstrated success)

Annual budget in 2017 (USD)

  • $100k - $250k

Number of beneficiaries impacted so far

  • 10,000 - 50,000

Organization type

  • Nonprofit, NGO, or citizen sector

Secondary Focus Area

  • Nutrition

Headquarters location: Country

  • Brazil

Headquarters location: City

belo horizonte

Location(s) of impact

Brasil, Belo Horizonte, Minas Gerias em mais de 60 cidades, Rio de Janeiro capital, Rio de Janeiro em 3 cidades, São Paulo capital, S.P em 4 cidades

Website

http://www.noisinhodasilva.org.br

Facebook URL

/noisinhodasilva

Problem: What problem is this initiative trying to address?

Ha 900mil crianças brasileiras com dEficiência física de 1 a 6 anos q nã conseguem se assentar sozinhas,o q causa,dentre outras,o aumento do refluxo gástrico.Ele é 1 das principais causas de desnutrição neste grupo.Permanecer grande parte do tempo assentado é a 1 indicação p seu tratamento.Nossa solução é a Oficina da Ciranda onde ensinamos pais de crianças c dEficiencia física,em situação de vulnerabilidade,a fazerem 1 cadeira,a Ciranda,p seus filhos se assentarem sozinhos com segurança, autonomia e bom posicionamento.

Solution Summary: What is the proposed solution? What do you see as its most promising aspects for creating shared value?

As Oficinas da Ciranda foram idealizadas pra permitir a apropriação das técnicas de confecção da cadeirinha Ciranda por todos os interessados tornando-se 1 oportunidade de envolver os responsáveis e demais participantes oriundos da iniciativa publica e/ou privada,em agentes transformadores na busca por oportunidades igualitárias e qualidade de vida das crianças com dEficiência. As aulas acontecem em espaços cedidos por entidades parceiras, e contam com uma equipe de voluntários e diferentes técnicos que ensinam a como fabricar a Ciranda.Os pais confeccionam a cadeira que ao final da Oficina é doada pra seu filho juntamente com o manual de fabricação c o qual ele poderá atuar como multiplicador.Isto ocorre porque eles passam a ser detentores da tecnologia através do aprendizado que receberam e terminam por descobrir uma nova maneira de ajudar outros que precisam.O objetivo é atingir cada vez mais crianças que poderão conquistar o aumento de suas experiências bem como qualidade de vida.

Impact: What is the impact of the work to date? Specify both the social and the environmental impact of your work

Nós beneficiamos mais de 2500 crianças com dEficiência,7mil pessoas diretamente e 12 mil indiretamente.Os impactos qualitativos alcançados: Transferencia de conhecimento da fabricação da Ciranda para todos os participantes; Transformação em agentes da inclusão de todos participantes;União dos grupos de familiares;Melhora nas condições de saúde das crianças;Mapeamento das crianças com dEficiência física.Obtivemos os seguintes resultados quantitativos:87% crianças com dEficiencia utilizam o produto em seu cotidiano;80% brincam c mais pessoas depois do uso do produto;ouve melhora na: 78% saúde;79% motricidade;87%padrão de socialização com familiares e sua comunidade.Engajamento dos pais após as Oficinas: 90% indicam as Oficinas;85%estimulam o uso da Ciranda no cotidiano; 92%senten-se seguros com o filho usando o produto;94%conseguem reparar o produto;86%conseguem confeccionar uma outra unidade da Ciranda;81%obtiveram alguma informação que os ajudaram a resolver um problema da criança.

Financial sustainability plan: How is this initiative financially supported? How will you ensure its financial sustainability long-term?

A sustentabilidade financeira do projeto é garantida, por um lado, pelo apoio e patrocínio de empresas publicas e/ou privadas e prêmios, por outro, está sendo fomentado o modelo de negocio social junto a Ashoka - programa Grow2impact - e, pela Bankoo - programa Magnuss - onde o lucro obtido por meio da venda da Carteira Escolar Inclusiva e da Ciranda de plástico (ambos produtos patenteados do Noisinho), é revertido para o Noisinho que investe em P&D&I de novos produtos e na reaplicação da Oficina da Ciranda. Apos a validação deste modelo - que está em curso - desejamos que 70% da nossas receitas venham da venda dos produtos e 15% da iniciativa publica e/ou privada e 15% de outros tipos doadores.

Unique value proposition: What makes your initiative innovative? How does your project differ from other organizations working in the same field?

A Inovação desta tecnologia social está:impacto alcançado e sua disseminação democrática,adesão do produto pelas famílias;mudança de horizonte-literal e subjetiva- q o produto proporciona;geração de oportunidades igualitárias e experiências;melhoria na qualidade da saúde;criação 1 solução d design q é industrial- a fim d gerar sustentabilidade financeira- e,social, por meio d sua Oficina,inéditas e premidas nacional e internacionalmente;humanização do produto;aumento da percepção das capacidades

Founding story: Share a story about the "Aha!" moment that sparked the beginning of this initiative.

Queríamos oferecer qualidade de vida e oportunidades igualitarias as crianças c/ dEficiência física na primeira infancia.Daí pesquisamos 347 crianças c dEficiência de 1 a 6 anos em suas casas.Descobrimos q as crianças na1 infância aprendem de 2 maneiras;correndo e assentadas no chão a brincar.Como este grupo não consegue andar e se assentar sozinhas,elas brincam pouco,adoecem muito e terminam por ter poucas experiências q o assentar oferece. Alem do q,o não assentar, aumenta os problemas gástricos q refletem diretamente na má alimentação,gera sub-nutrição chegando a desnutrição.É um ciclo.Como colaborar para interromper este ciclo?Criando a Ciranda para se assentarem e suas Oficinas que permitem de uma só vez,transformações efetivas na qualidade de vida delas e gera a oportunidade de realizarem tarefas de igual para igual com as demais crianças e a comunidade onde estão inseridas

Where did you hear about the Nestlé Creating Shared Value Prize?

  • Ashoka page or contact

3 comments

Join the conversation:

Comment
Photo of Vera Lúcia Lopes

Muito boa iniciativa principalmente ao envolver os pais e promover o valor compartilhado.

View all comments