De Olho no Lixo- Baía de Guanabara

Ações ambientais com jovens para redução do lançamento de resíduos sólidos na Baía de Guanabara em comunidades do Rio de Janeiro.

Photo of Louise Storni
6 3

Written by

I confirm that I am fully aware of the eligibility criteria, and based on its description, I am eligible to apply to the CSV Prize 2017.

  • Yes, I'm eligible

Preferred language

  • Portuguese

Organization name

IBAM

Year founded

1952

Initiative stage

  • Growth (the pilot has already launched and is starting to expand)

Annual budget in 2017 (USD)

  • $100k - $250k

Number of beneficiaries impacted so far

  • 5,000 - 10,000

Organization type

  • Nonprofit, NGO, or citizen sector

Secondary Focus Area

  • Water

Headquarters location: Country

  • Brazil

Headquarters location: City

Rio de Janeiro

Location(s) of impact

Brasil, Rio de Janeiro, Comunidades de Roquete Pinto e Praia de Ramos, Complexo da Maré.

Website

http://www.ibam.org.br

Facebook URL

https://www.facebook.com/deolhonolixobaiadeguanabara/

Problem: What problem is this initiative trying to address?

Um dos ícones da paisagem cênica do Rio de Janeiro, a Baía de Guanabara é um elemento fundamental na construção sociopolítica do Rio de Janeiro. Seu entorno sofreu modificações urbanas ao longo das últimas décadas, tais como uma expressiva concentração populacional, um alto grau de urbanização e industrialização. Essas transformações produziram impactos socioambientais que incidem diretamente sobre a Baía e comunidades de seu entorno, tais como poluição, diminuição da fauna e flora, despejo irregular de lixo, etc.

Solution Summary: What is the proposed solution? What do you see as its most promising aspects for creating shared value?

Em novembro de 2016 foi inaugurado, nas Comunidade de Roquete Pinto e Praia de Ramos (Complexo da Maré), o Núcleo Local de Resíduos Sólidos, espaço de realização de capacitação em educação ambiental para os jovens das localidades e para implantação de ações integradas, com participação da sociedade civil, Estado, Município e iniciativa privada.
A capacitação oferecida foi construída a partir de pressupostos que fomentem uma educação ambiental crítica, que permita ao cidadão desenvolver o sentimento de pertencimento à Baía de Guanabara e de empoderamento para que alcance as condições necessárias à tomada de decisões que o território exige. Nessa direção foram realizadas atividades didáticas direcionadas a conhecimentos gerais em meio ambiente, cidadania ambiental e resíduos sólidos.
Como resultado da capacitação, são elaborados pelos participantes planos de intervenções locais com objetivo auxiliar a melhor gestão local dos resíduos sólidos nas comunidades abrangidas pelo Programa.

Impact: What is the impact of the work to date? Specify both the social and the environmental impact of your work

A capacitação em educação ambiental em Roquete Pinto e Praia de Ramos foi realizada com cerca de 58 jovens em duas turmas, formando “Protetores da Baía de Guanabara". Os jovens “Protetores da Baía de Guanabara” são responsáveis por implementar um plano de ação de melhorias locais elaborado por eles mesmos. Dentre as ações estão campanhas educativas com escolas e comunidade, realizar parcerias com instituições locais, estimular práticas educativas de reciclagem e coleta seletiva. Essas campanhas realizadas tem como objetivo alcançar toda população, sendo realizada por meio de rádio comunitária e campanhas de ação direta com moradores e visitantes.
Em ação articulada com as associações de moradores e com a companhia municipal de limpeza urbana, os protetores da baía de guanabara vem colaborando para a identificação dos pontos de despejo irregular de lixo e auxliando na redefinição do sistema local de limpeza urbana, indicando os melhores locais de colocação dos equipamentos, etc.

Financial sustainability plan: How is this initiative financially supported? How will you ensure its financial sustainability long-term?

O orçamento do Programa é oriundo de uma cooperação técnica com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) com o Instituto Brasileiro de Administração Municipal e Instituto Estadual do Ambiente. Em seu plano de articulação institucional estão previstos um número significativo de instrumentos de apoio a captação de recursos. Assim, possuímos um modelo de financiamento que prevê algumas modalidades como parcerias corporativas (que podem considerar doações, prestação de serviços, parcerias comerciais e patrocínios), doações individuais, convênios governamentais, subvenções de Fundações Nacionais e Internacionais, etc.
A partir de uma análise dos custos fixos e variáveis, com a premiação será possível manter o Programa por mais 24 meses ampliando para outras comunidades.

Unique value proposition: What makes your initiative innovative? How does your project differ from other organizations working in the same field?

Dentro de uma perspectiva inovativa o Programa procurou trabalhar com três pressupostos metodológicos centrais a toda estratégioa de implementação: o Pertencimento, o Empoderamento, orientados para a Tomada de decisão. A ideia central reside na ampliação do envolvimento comunitário por meio da incorporação de novos atores (sociedade civil, mercado, etc.).
O diferencial é a construção de espaços de problematização e produção descentralizada de soluções locais, por meio de melhorias locais.

Founding story: Share a story about the "Aha!" moment that sparked the beginning of this initiative.

Ao longo de sua história, o IBAM desenvolveu inúmeras iniciativas voltadas para a ampliação da participação social e descentralização de mecanismos de decisão. Acreditamos que por meio de ações compartilhada entre diferentes setores que compõem a sociedade, é possível a construção de municípios mais democráticos incidindo diretamente sobre a qualidade de vida dos seus moradores.
A oportunidade de desenvolver um programa tendo como objeto a melhoria da gestão local de resíduos sólidos e recursos hídricos na Baía de Guanabara exigiu o desenvolvimento de uma estratégia que buscasse a ampliação da participação dos atores sociais envolvidos para impactar positivamente na qualidade das soluções locais para a melhoria ambiental, possibilitando a ampliação da rede de parceiros e construção de uma agenda compartilhada.

Where did you hear about the Nestlé Creating Shared Value Prize?

  • Social media

6 comments

Join the conversation:

Comment
Photo of Rafa Murta

Parabéns pela iniciativa. Muito relevante.

View all comments