Performance arte "O pão de amor"

Somos seres espirituais. Ao se unir a luz do coração de cada um em um movimento uníssono amassamos, assamos e degustamos um pão ao vivo.

Photo of Marilia Litvinu
5 3

Written by

I confirm that I am fully aware of the eligibility criteria, and based on its description, I am eligible to apply to the CSV Prize 2017.

  • Yes, I'm eligible

Preferred language

  • Portuguese

Organization name

Seicho-no- iê do Brasil

Year founded

1930

Initiative stage

  • Start-Up (a pilot that has just started operating)

Annual budget in 2017 (USD)

  • $10k - $50k

Number of beneficiaries impacted so far

  • 50 - 100

Organization type

  • Nonprofit, NGO, or citizen sector

Secondary Focus Area

  • Rural development

Headquarters location: Country

  • Brazil

Headquarters location: City

São Paulo, Sp

Location(s) of impact

Brasil 1: São Paulo, sp
Brasil 2: Guarujá.sp

Website

marilialitvinu.wordpress.com

Facebook URL

facebook.com/mariliaalmpradolitvin
@marilialitvinu

Problem: What problem is this initiative trying to address?

Este projeto além de ensinar as pessoas a fazerem pão em 2 horas e meia, e o pão é o alimento universal de todos os povos, ensina as pessoas a materializar o amor presente no próprio coração, independentemente de raça, cor, credo, religião, sexualidade, ou qualquer outra distinção, em uma prática lúdica que pode ser feita por todas as idades. Com este trabalho eu busco a união entre os povos e a paz mundial a partir do Amor que constitui cada um de nós. A guerra, os refugiados e as crianças sem família me movem.

Solution Summary: What is the proposed solution? What do you see as its most promising aspects for creating shared value?

Acredito que ao percebemos que somos todos Luz de Amor, condensados em um corpo físico por conta de estarmos abaixo da velocidade da Luz, podemos mudar muitas perspectivas que movem o mundo materialista. No simples de gesto de tocar alguém ou alguma coisa, se nos conscientizarmos de que das palmas das nossas mãos existe um calor que escorre pelos nossos braços em forma de uma energia que vem do coração, e começarmos a prestar atenção naquilo que fazemos e como o fazemos, é provável que o ato de pensar e fazer escolhas seja mais comprometido e duradouro com ações construtivas em detrimento das ações destrutivas. Fui psicanalista Winnicottiana por 17 anos junto ás comunidades do Jardim Ângela, jardim Boa Vista e Jardim de Abril em São Paulo e Osasco atendendo as crianças e suas famílias como voluntária. E em um formato de atendimento clínico individual eu criei este valor compartilhado que em 2015 se revelou como " O Pão de Amor" para 100 pessoas que participaram da minha performance

Impact: What is the impact of the work to date? Specify both the social and the environmental impact of your work

O impacto do meu trabalho não é imediatista, ele se dá ao longo do tempo, em décadas, em gerações. Assim as primeiras crianças que atendi em 1992 hoje tem 30 anos, e o que era para ser mais um caso de violência e marginalidade justificada, se tornou um adulto que consegue lidar com as frustrações que a vida traz de maneira criativa, são pessoas que trabalham, tem suas famílias e seus sonhos. De fato eu não tenho dados qualitativos e quantitativos das pessoas que participaram das únicas duas apresentações que fiz do "Pão de Amor" em 2015 no Sesc Pompéia para a Marina Abramovic´ e em 2016 no Guarujá, inclusive porque o público era o público, não estava vinculado a nenhuma tabulação de dados. No vídeo, temos momentos singelos como todos juntos cantando a musica da cidade do Guarujá, pessoas que nunca se viram antes, envolvidas em duas horas e meia de performance. Uma delas me telefonou pedindo para eu ensiná-la a fazer o pão. Transformar hábitos e atitudes se dá ao longo do tempo.

Financial sustainability plan: How is this initiative financially supported? How will you ensure its financial sustainability long-term?

1. 0%
2. 100%
3 . 0%
4. 0%
5. 0%

Unique value proposition: What makes your initiative innovative? How does your project differ from other organizations working in the same field?

O meu projeto não se parece com nenhum outro projeto que eu tenha visto na ashoka.org ou nas edições anteriores do Prêmio de Criação de Valor Compartilhado. Muito obrigada Cada cultura tem sua maneira de fazer o pão, eu sonho em poder compartilhar os pães do ocidente com os do oriente neste planeta chamado Terra. Eu sonho para que não falte mais o pão aos seres humanos. Eu sonho para que a união se efetive entre os povos e saibamos conviver com as diferenças a partir do Amor.

Founding story: Share a story about the "Aha!" moment that sparked the beginning of this initiative.

Domingo nublado de outubro no Guarujá, sp, Brasil, eu no sofá de casa com o google aberto em busca de residências artísticas na Itália, ouvindo música clássica, entro no facebook e me deparo com este Prêmio, imediatamente deixo a busca no google de lado e me dedico a preencher o formulário, após ler as regras e instruções. Gostaria muito que fosse este o canal de veiculação da minha idéia que já tem inclusive projeto piloto, se é que posso considerar o video que enviei de 2 horas e meia, um projeto piloto... Como Psicanalista até 2007 eu fazia parte de um grupo, o LET, Laboratório de Estudos da Transicionalidade na Usp,sp, mas como artista de performance auto didata eu não tenho nenhum grupo, e os que tentei fazer parte eu fui rejeitada nos últimos 2 anos. Assim pensei que voces pudessem me oferecer interlocução também nesta caminhada.

Where did you hear about the Nestlé Creating Shared Value Prize?

  • Social media

5 comments

Join the conversation:

Comment
Photo of Mouhamadou Moustapha Seck

Proposta inspiradora e singular como você mesmo explico pois ela é diferente de todos os outros projetos. Achei vários itens indeterminados. Ao ler, dá para se fazer uma ideia de como o projeto funciona, mas seria melhor se tivesse explicado melhor. A parte financeira, não entendi a numeração.

View all comments