Plantadores de Água

Compartilha os conhecimentos sobre o "Plantio de Água", técnicas integradas de gestão de recursos hídricos em pequenas propriedades rurais.

Photo of Newton Campos
1 2

Written by

I confirm that I am fully aware of the eligibility criteria, and based on its description, I am eligible to apply to the CSV Prize 2017.

  • Yes, I'm eligible

Preferred language

  • Portuguese

Organization name

Associação de Plantadores de Água - Plant'Água

Year founded

2015

Initiative stage

  • Established (the solution has passed the previous stages and demonstrated success)

Annual budget in 2017 (USD)

  • Less than $1k

Number of beneficiaries impacted so far

  • 5,000 - 10,000

Organization type

  • Nonprofit, NGO, or citizen sector

Secondary Focus Area

  • Rural development
  • Nutrition

Headquarters location: Country

  • Brazil

Headquarters location: City

Alegre - ES

Location(s) of impact

Brasil: Alegre-ES

Website

No momento está fora do ar por falta de recursos para manter a hospedagem.

Facebook URL

https://www.facebook.com/plantagua/?ref=your_pages

Problem: What problem is this initiative trying to address?

O Espírito Santo vive atualmente a maior seca dos últimos 80 anos, fato que atinge o município de Alegre de duas formas: por meio da indisponibilidade hídrica para a agropecuária, sua atividade econômica fundamental, e da insustentabilidade hídrica para os moradores da sede municipal. Esta situação é resultado do desmatamento da Mata Atlântica onde foram desmatados os topos de morro e drenadas as várzeas para a utilização dessas áreas como pastagens e cafezais em áreas de proteção permanente, secando micro bacias.

Solution Summary: What is the proposed solution? What do you see as its most promising aspects for creating shared value?

A solução proposta é compartilhar o conhecimento do "Plantio de Água". Trata-se de um conjunto de técnicas utilizadas para a captação das águas da chuva de maneira a reduzir seu rápido escoamento, perda de solo e proporcionar o abastecimento dos lençóis freáticos. Cada propriedade rural familiar é visitada e, após conhecer a realidade de cada uma, são selecionadas, em conjunto com as famílias, técnicas de intervenção ambiental tais como: caixas secas, terraços de contenção, plantio de matas ciliares, plantios em áreas de recarga, cercamentos de nascentes e áreas de brejos e fossas sépticas ecológicas. Diante da impossibilidade de levar este conhecimento a todas as famílias agricultoras individualmente, a implantação das técnicas escolhidas é feita em sistemas de mutirão e troca de saberes em dias de campo. As propriedades rurais em que as ações são realizadas são escolhidas pela própria comunidade e são transformadas em Unidades de Experimentação em Plantio de Água - UPEPAS.

Impact: What is the impact of the work to date? Specify both the social and the environmental impact of your work

Impactos sociais: maior participação nas associações de agricultores com vistas a busca de soluções conjuntas para problemas comuns; maior reconhecimento da importância social dos agricultores familiares; fundação da Plant'Água com o objetivo de ampliar as ações para outras micro bacias; e aumento da segurança alimentar. Impactos ambientais: ampliação do volume de água nas nascentes protegidas, redução de processos erosivos, redução da perda de solo e do assoreamento dos cursos d'água, diversificação de culturas. Implantação de 08 UPEPAS; 27 dias de campo com um público de mais de 5 mil pessoas (entre agricultores, estudantes, técnicos e professores); recuperação de 15 ha de matas ciliares; plantio de 10 mil mudas de árvores nativas e frutíferas; construção de 230 caixas secas e 160 terraços de contenção; infiltração de mais de 26 milhões de litros de água de chuva; implantação de 10 fossas ecológicas com reaproveitamento de 250 mil litros de água como biofertilizantes.

Financial sustainability plan: How is this initiative financially supported? How will you ensure its financial sustainability long-term?

Esta iniciativa foi mantida, durante o período de agosto de 2013 a novembro de 2015 pelo edital do Programa Petrobrás Ambiental. Atualmente a Plant'Água continua participando de editais, mas vem se mantendo apenas por doações individuais (70%) e receitas de prestação de serviços (30%). O que se pretende é ampliar as ações de Plantio de Água na micro bacia do Córrego Jerusalém, que abastece o município de Alegre que vem sofrendo problemas de abastecimento em razão da seca. Para isto, novos patrocínios são fundamentais bem como a ampliação das receitas obtidas com prestação de serviços.

Unique value proposition: What makes your initiative innovative? How does your project differ from other organizations working in the same field?

A 1a. inovação é a criação das UPEPAs, um espaço de teste e avaliação conjunta e de compartilhamento de saberes com visitantes, com estudantes e agricultores. Todo o trabalho é feito com a participação das famílias. A 2a. inovação é a gestão das propriedades rurais como micro bacias hidrográficas, de modo a adotar técnicas integradas para a ampliação da infiltração da água no solo, melhorar o aproveitamento da água nos cultivos agrícolas. A 3a. inovação é gerar renda em sistemas agroflorestais.

Founding story: Share a story about the "Aha!" moment that sparked the beginning of this initiative.

Em Alegre, o Sr. Newton Campos, gestor do Sítio Jaqueira, vem desenvolvendo/ experimentando o Plantio de Água há mais de 30 anos, tendo transformado a propriedade herdada de sua família, que era um pasto degradado com sua nascente secando, em uma agrofloresta rica em água, biodiversidade e frutas que geram renda. Esta experiência inspirou vários atores sociais, como o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, a ONG Grupo de Agricultura Ecológica Kapixawa, a Rede da Agricultura Familiar e professores da Universidade Federal do Espírito Santo, a participarem do edital do Programa Petrobrás Ambiental, tendo como objetivo compartilhar todo este conhecimento muito importante para ampliar o acesso à água de qualidade nas propriedades rurais. Assim, o Plantio de Água foi se espalhando pelo município exatamente no momento em que a seca se agravou. Desde então os resultados tem sido positivos.

Where did you hear about the Nestlé Creating Shared Value Prize?

  • Upon recommendation from others
View more

Attachments (4)

Apostila Multiplicadores completa (2).pdf

Apostila desenvolvida para a realização do curso de Multiplicadores para o Plantio de Água.

PPAcartilha.pdf

Cartilha que publica/divulga desenhos infantis, poemas e músicas, além de uma breve história em quadrinhos, materiais elaborados com muita criatividade pelos participantes do projeto Plantadores de Água.

PPAfolder2_web.pdf

Folder de divulgação do projeto, distribuído em seu início.

PPAfolder3_web.pdf

Folder para divulgação de alguns resultados do projeto Plantadores de Água, divulgado após um ano de execução.

1 comment

Join the conversation:

Comment
Photo of Marília Oliveira

Muito legal o projeto Newton Campos ! Os governos não tem interesse em apoiar a iniciativa?