POME DE TERRE

São um "C" e três "S"que dão vida a Pome de Terre: CRIANÇA, Saudável, Saciável, Saboroso.

Photo of Vera Lúcia Lopes
2 3

Written by

I confirm that I am fully aware of the eligibility criteria, and based on its description, I am eligible to apply to the CSV Prize 2017.

  • Yes, I'm eligible

Preferred language

  • Portuguese

Organization name

POME DE TERRE

Year founded

1914

Initiative stage

  • Growth (the pilot has already launched and is starting to expand)

Annual budget in 2017 (USD)

  • Less than $1k

Number of beneficiaries impacted so far

  • 100 - 250

Organization type

  • Social enterprise

Secondary Focus Area

  • Nutrition

Headquarters location: Country

  • Brazil

Headquarters location: City

Juiz de Fora-MG

Location(s) of impact

Brasil - Juiz de Fora-MG

Facebook URL

http://Facebook.com/pomedeterreconfeitaria

Problem: What problem is this initiative trying to address?

Os produos Pome de Terre(sorvetes, compotas, brigadeiros, tortas) visam resolver o problema das crianças e adolescentes que possuem restrição alimentar (diabéticas, celíacas, obesas). A BATATA DOCE é a principal matéria prima utilizada na fabricação dos produtos(tubérculo vitamínico, de baixo índice glicêmico que propicia saciedade,são diferenciados e inovadores no ramo da sorveteria e doceria. Produtos artesanais que visam ser o mais natural possível, de paladar saboroso, valorizando a saúde e qualidade de Vida.

Solution Summary: What is the proposed solution? What do you see as its most promising aspects for creating shared value?

A Pome de Terre produz sorvetes, brigadeiros, tortas, compotas para crianças e adolescentes com restrição alimentar (diabéticas, celíacas,obesas) de baixa renda,proporcionando acesso a produtos saudáveis e saborosos contribuindo para uma educação alimentar prazerosa. Pesquisa (VIGITEL, MIn.Saúde,2017), Diabetes no Brasil cresceu: 5,5% em 2006 para 8,9% em 2016; Obesidade: passou de 11,8% em 2006 para 18,9% em 2016.Doença celíaca: segundo a Ass. de Celíacos do brasil (Acelbra) existe um portador da doença para 600 habitantes. A partir dessas estatísticas a Pome de Terre vê como fundamental sua contribuição para educação alimentar das crianças de baixa renda, o fator financeiro é uma das principais causas da diabetes. Parcerias com cooperativas,pequenos produtores rurais e orgânicos como fornecedores de batata doce, frutas para compra direta, diminuindo custos e oferecer preços acessíveis. Buscar na própria comunidade mão-de-obra para fazer parte da organização Pome de Terre.

Impact: What is the impact of the work to date? Specify both the social and the environmental impact of your work

Causa impacto o resultado do nosso trabalho ao presenciarmos crianças e adolescentes com restrição alimentar poder saborear sorvetes, brigadeiros, tortas, cupcakes com prazer e felicidade, alimentos saudáveis, zero açúcar e saborosos. A produção em maior escala possibilitará uma distribuição para maior número de pessoas com restrição alimentar; vendas 2017: 150-200 produtos diários para 300-400 produtos diários em 2018. Na medida que crianças e adolescentes de baixa renda e com restrição alimentar tenham oportunidade de ter uma alimentação saudável isso contribuirá para o fortalecimento de sua saúde, cidadania e ,mais qualidade de vida.

Financial sustainability plan: How is this initiative financially supported? How will you ensure its financial sustainability long-term?

Receita vendas: No momento atual do Projeto Pome de Terre estamos estruturando a empresa e a produção ainda é em baixa escala e que vem mantendo a iniciativa. Em junho de 2017 o Projeto Pome de Terre foi selecionado pelo CRITT (Centro Regional de Inovação e Tecnologia) da Universidade Federal de Juiz de Fora para desenvolver o Plano de Negócios com término em novembro de 2017. Com possiblidade de em 2018 ser uma empresa incubada do CRITT. O Projeto visa também a busca de investidores para seu desenvolvimento. O Projeto Pome deTerre possui seus produtos já validados para venda imediata. Após conclusão do Projeto em desenvolvimento pelo CRITT /Departamento de Nutrição da UFJF,cujo objetivo é proporcionar o aumento da vida útil dos produtos,término set/2018 = produção maior escala/ expansão

Unique value proposition: What makes your initiative innovative? How does your project differ from other organizations working in the same field?

O DIFERENCIAL e INOVVAÇÃO do Projeto Pome de Terre está na matéria prima utilizada para a produção dos produtos: BATATA DOCE, na criação dos sorvetes, tortas, compotas, o que tornam nossos produtos saudáveis pelo próprio tubérculo vitamínico, de baixo índice glicêmico, que proporciona saciedade, pela ausência total de gordura hidrogenada, glúten, corante e conservante.

Founding story: Share a story about the "Aha!" moment that sparked the beginning of this initiative.

A idéia do Projeto Pome de Terre nasceu nos anos 70 na pequena fábrica de meu Pai onde era produzido o doce de BATATA DOCE. A fábrica foi fechada em 1990 com o falecimento de meu Pai. Cursei Serviço Social/Ciências Sociais e Pós Graduação em Gestão da Educação. 2011 iniciei pesquisas e criação de sorvetes, tortas, compotas com a matéria prima BATATA DOCE. Em 2014 me tornei MEI(Microempreendedor individual).De 2014-2017 minha meta é estruturar a Pome de Terre através de pesquisa contínua, investimentos e crescimento para produção em maior escala e expansão na minha região e proporcionar as crianças e adolescentes com restrição alimentar e de baixa renda produtos saborosos e saudáveis que contribuam para sua educação alimentar prazerosa.

Where did you hear about the Nestlé Creating Shared Value Prize?

  • Upon recommendation from others

Attachments (1)

2 comments

Join the conversation:

Comment
Photo of Vera Lúcia Lopes

Olá Allan, Temos uma pequena fábrica. Nosso Projeto ainda produz em pequena escala.
Estamos terminando o Plano de Negócios da Pome de Terre através do CRITT (Centro Regional de Inovação, Transferência e Tecnológia) da Universidade Federal de Juiz de Fora, com a possibilidade de sermos uma empresa incubada a partir de 2018,com o objetivo de expansão dos nossos produtos. Vera Lúcia

View all comments