Projeto Fênix

O projeto Fênix objetiva a produção de alimentos saudáveis e acessíveis, apoiada pela recuperação da mata ciliar do Rio Quatinga

Photo of Patricia Avelino
3 2

Written by

I confirm that I am fully aware of the eligibility criteria, and based on its description, I am eligible to apply to the CSV Prize 2017.

  • Yes, I'm eligible

Preferred language

  • Portuguese

Organization name

Enactus USP Lorena

Year founded

2015

Initiative stage

  • Growth (the pilot has already launched and is starting to expand)

Annual budget in 2017 (USD)

  • $1k - $10k

Number of beneficiaries impacted so far

  • 10 - 50

Organization type

  • Nonprofit, NGO, or citizen sector

Secondary Focus Area

  • Rural development

Headquarters location: Country

  • Brazil

Headquarters location: City

Lorena

Location(s) of impact

Brasil: Lorena

Website

https://enactuseel.wordpress.com/enactus-eel-usp/

Facebook URL

https://www.facebook.com/projetofenix.eelusp/

Problem: What problem is this initiative trying to address?

Atualmente, muitas doenças são causadas pela baixa qualidade, alto teor de defensivos agrícolas e do baixo valor nutricional dos alimentos. Os jovens constituem grande parcela da população que consome esses produtos, tornando essa situação mais preocupante. Estes jovens são o futuro da sociedade e a mentalidade que seguirem definirá se a condição irá melhorar ou piorar nos próximos anos. Com o valor de mercado de alimentos orgânicos, as famílias de baixa renda têm pouco acesso à esse tipo de alimento.

Solution Summary: What is the proposed solution? What do you see as its most promising aspects for creating shared value?

O projeto Fênix objetiva a produção de alimentos saudáveis e acessíveis, apoiada pela recuperação da mata ciliar do Rio Quatinga através do sistema agroflorestal. Através da concretização de parcerias, o projeto Fênix atuará com 15 jovens de zona rural e de baixa renda, os quais serão empoderados em aulas práticas sobre agrofloresta, ministradas pelo time Enactus EEL-USP em parceria com O Despertar do Gigante. Nestas aulas, plantarão mudas de árvores frutíferas, tubérculos e exemplares da vegetação original da região. Dois terços dos alimentos produzidos à partir do reflorestamento serão doados para os jovens. Logo, suas famílias consumirão alimentos de qualidade, fruto do empoderamento desse público. O restante dos alimentos serão comercializados e o capital será usado para reinvestir no projeto. Com o conhecimento adquirido, será oferecido suporte para replicação em suas casas ou comunidades para assim consumir e vender alimentos saudáveis, aumentando a renda doméstica.

Impact: What is the impact of the work to date? Specify both the social and the environmental impact of your work

-Como o impacto ambiental se sustenta a longo prazo
-Explicar o que é agrofloresta (Despertar do Gigante)
-Revitalização da mata ciliar do Rio Quatinga/Coatinga
-Aumento volume do rio Water Race
-Projeções futuras: expansão das técnicas de agrofloresta para revitalização de áreas degradadas
-Aprendizado em forma de PBL
-Disseminação da alimentação saudável (em parceria com a Fundação Cargill)
-Criação de pensamento crítico em parceria com professor da Unisal
-Apresentação de uma nova possibilidade de estilo de vida e profissão
-Projeções futuras: formar replicadores
Até 2016 o projeto Fênix atuava com uma comunidade de drogadictos, impactando 45 pessoas diretamente. Em 2017 realocou-se a comunidade e o curso está sendo dado para 15 jovens. Até o final do ano a meta é impactar 50 jovens.

Financial sustainability plan: How is this initiative financially supported? How will you ensure its financial sustainability long-term?

A iniciativa é mantida financeiramente e tem garantia de sustentabilidade financeira a longo prazo através da venda dos produtos plantados nas hortas e venda do curso para escolas particulares, além do escoamento dos produtos agroflorestais e dos beneficiados
1. 0 %
2. 30%
3. 40%
4. 60%

Unique value proposition: What makes your initiative innovative? How does your project differ from other organizations working in the same field?

A iniciativa inovadora é que no projeto é usado o método de sala de aula invertida, no modelo PBL, ensino baseado em problemas, com aulas menos expositivas, mais produtivas e participativas, capazes de engajar os alunos no conteúdo e melhor utilizar o tempo e conhecimento do professor.

Where did you hear about the Nestlé Creating Shared Value Prize?

  • Social media

Attachments (1)

3 comments

Join the conversation:

Comment
Photo of Adisb Bahia Sul Sul

Esta iniciativa e realmente interessante para para agricultores terem um a alimentação saudavél e uma renda complementar .E a iniciativa com o plantio de mudas tambem tem como preservação de mata.

View all comments