Projeto FRUTIFICAR – Quintais Produtivos para Agricultores Familiares na Bahia

É um projeto que apoia a agricultura familiar com unidades de base agroecológicas criando produtos mais qualificados e livre de agrotóxicos

Photo of Carlos Sena
2 5

Written by

I confirm that I am fully aware of the eligibility criteria, and based on its description, I am eligible to apply to the CSV Prize 2017.

  • Yes, I'm eligible

Preferred language

  • Portuguese

Organization name

ONG Mandacaru

Year founded

2005

Initiative stage

  • Established (the solution has passed the previous stages and demonstrated success)

Annual budget in 2017 (USD)

  • $100k - $250k

Number of beneficiaries impacted so far

  • 250 - 500

Organization type

  • Nonprofit, NGO, or citizen sector

Secondary Focus Area

  • Rural development

Headquarters location: Country

  • Brazil

Headquarters location: City

Salvador-BA

Location(s) of impact

Brasil: Cardeal da Silva, Esplanada e Jandaíra

Website

http://www.ongmandacaru.org.br/

Facebook URL

https://pt-br.facebook.com/MandacaruDesign/

Twitter URL

https://twitter.com/mandacaruong

Problem: What problem is this initiative trying to address?

A agricultura no Brasil é historicamente uma das principais bases da economia do País, contudo, 80% dos agricultores/as familiares não recebem algum tipo de assistência técnica e/ou extensão rural. No Nordeste brasileiro, em especial, a Bahia (estado com maior número de agricultores familiares) 82,6% da mão de obra do campo dedica-se à agricultura familiar, entretanto, a participação das famílias na produção agrícola, no total do país ainda é baixa. Essa ausência de apoio gera pobreza, fome e insegurança alimentar.

Solution Summary: What is the proposed solution? What do you see as its most promising aspects for creating shared value?

O Frutificar é um projeto inovador que semeia esperança nas comunidades vulneráveis de 03 municípios baianos, contempla 450 famílias em situação de vulnerabilidade social e que tem como proposta trabalhar com os quintais produtivos criando soluções socioambientais a partir da cadeia produtiva e em sinergia com as políticas públicas dos governos, principalmente, a agroecologia. Utilizando-se de estratégias do aprender-fazer onde o centro é o homem do campo oferecemos às pessoas o acesso a alternativa agroecológicas dando valor para os produtos permitindo, em troca, que as famílias acessem os mercados e obtenha uma melhor segurança alimentar, nutricional e possam gerar renda com os seus empreendimentos. O projeto desenvolve práticas agrícolas junto às famílias que faz elevar a consciência sobre a conservação ambiental, proteção e oportunidade de alcançar a sustentabilidade por meio de suas atividades.

Impact: What is the impact of the work to date? Specify both the social and the environmental impact of your work

O Frutificar é muito bem concebido porque oferece todo o acompanhamento técnico para 100% das famílias beneficiadas, além da doação de mudas, sementes, EPI e adubo orgânico o que impacta de forma positiva em áreas que antes eram desmatadas, degradadas, com uso intensivo de agrotóicos ou sem uso. As unidades de produção são acompanhadas/monitoradas cujas unidades produtiva são re-adubadas através o que contribui para a melhoria do crescimento vegetativo, consciência coletiva das pessoas, organização comunitária numa escala de valor que permite que os/as agricultores/as tenham acesso à tecnologia, informação e aumento de produção em até 80%.
Com o trabalho as famílias tiveram um impacto social de até 50% de acesso a mercados institucionais o que antes era impossível por ausência de conhecimento. Outra transformação foi a qualidade dos produtos devido as pessoas terem superado o fato de utilizarem agrotóxicos nas lavouras o que atualmente não acontece mais.

Financial sustainability plan: How is this initiative financially supported? How will you ensure its financial sustainability long-term?

O projeto tem 100% dos recursos oriundo da Fundação Petrobrás (contribuição corporativa via edital).
Já a sustentabilidade financeira a longo prazo será mantido com a receita por prestação de serviços/vendas que as famílias já fazem aos mercados locais e também via venda aos governos. Outra forma de sustentabilidade financeira será a instalação de uma unidade de beneficiamento que poderá ser implementada com o recurso do prêmio Nestlé ou, de outra forma, reforçando a importância junto à PETROBRÁS (financiadora do projeto) para que o mesmo possa disponibilizar mais recursos para criação de um selo social para os produtos, apoio à venda através de clientes fidelizados que identificará nos produtos do projeto uma qualidade e uma procedência confiável.

Unique value proposition: What makes your initiative innovative? How does your project differ from other organizations working in the same field?

A inovação com o projeto FRUTIFICAR parte da nossa metodologia e da forma que agimos com as pessoas que permite que todos/as os/as beneficiários/as sejam considerados sujeitos da ação. Nesse sentido, não se trata de identificar pessoas a serem beneficiadas, mas sim de construir com eles/as o processo do trabalho e de seu próprio desenvolvimento como foi o caso do projeto cujo valor foi concebido acreditando na capacidade das pessoas de mudarem a si mesma e a realidade em que vivem.

Founding story: Share a story about the "Aha!" moment that sparked the beginning of this initiative.

Sabendo do compromisso da Nestlé e do reforço que a empresa possui com a gestão consciente da água, nutrição e desenvolvimento rural ficamos tentados a escrever nossa prática pelo fato de que, em 2014, encontramos 03 comunidades carentes tanto de informação, de alternativas para o desuso de agrotóxicos, como de ações efetivas que trabalhasse a aliança ambiental e de oportunidade para as pessoas. Hoje, 03 anos depois, ao obtermos um resultados satisfatório e de qualidade com a evolução social das famílias envolvidas podemos dizer que esse foi o "Aha" que nos fez escrever esse projeto. Um "Aha" destinado a colocar as famílias devidamente empoderadas e conscientes de seu papel sobre como trabalhar as questões ambientais, representar seu povos e legitimando seus interesses por uma agricultura orgânica e sustentável.

Where did you hear about the Nestlé Creating Shared Value Prize?

  • Search engine

2 comments

Join the conversation:

Comment
Photo of Mouhamadou Moustapha

Parabéns pela iniciativa

View all comments