PROTEÇÃO, PRESERVAÇÃO E RECUPERAÇÃO DE NASCENTES E OLHOS D'ÁGUA

Realizar abastecimento de água para atender as necessidades das famílias rurais através da proteção e captação de água das nascentes

Photo of Sara Ceron Hentges

Written by

I confirm that I am fully aware of the eligibility criteria, and based on its description, I am eligible to apply to the CSV Prize 2017.

  • Yes, I'm eligible

Preferred language

  • Portuguese

Organization name

Emater/RS-Ascar

Year founded

1955

Initiative stage

  • Scaling (the solution has passed the previous stages and is growing its impact on a regional or global scale)

Annual budget in 2017 (USD)

  • $1k - $10k

Number of beneficiaries impacted so far

  • 1 - 10

Organization type

  • Nonprofit, NGO, or citizen sector

Secondary Focus Area

  • Water
  • Rural development
  • Nutrition

Headquarters location: Country

  • Brazil

Headquarters location: City

Sede Central em Porto Alegre - Rio Grande do Sul

Location(s) of impact

Brasil:
- 494 municípios do Estado do Rio Grande do Sul.

Website

http://www.emater.tche.br/site/

Facebook URL

https://www.facebook.com/EmaterRS/

Problem: What problem is this initiative trying to address?

O acesso à água potável é condição à produção agropecuária – para irrigação e dessedentação animal, mas sobretudo ao abastecimento doméstico de agricultores familiares. No RS a Emater/RS-Ascar executa políticas públicas direcionadas à produção agropecuária no meio rural do Estado. Uma das atividades da assistência técnica e extensão rural e social é a proteção e captação de água das nascentes e olhos d'água nas propriedades rurais. Assim, promove o abastecimento de água e garante o acesso de forma sustentável.

Solution Summary: What is the proposed solution? What do you see as its most promising aspects for creating shared value?

A possibilidade de aproveitamento ambientalmente correto das águas das nascentes e olhos d’água é fundamental pois, para um grande número de propriedades rurais, as nascentes e olhos d’água são a única fonte de água potável. Além de realizar o abastecimento de água para as famílias, é realizada também a orientação e execução de práticas conservacionistas nas áreas de entorno, que contribuem para o controle do processo de degradação das nascentes e olhos d’água, promovendo assim o desenvolvimento sustentável e assegurando a disponibilidade de água para as famílias de agricultores nas bacias hidrográficas. Esse sistema se torna uma possibilidade de garantia à água potável para agricultores familiares que possuem restrição de acesso ao abastecimento de água.

Impact: What is the impact of the work to date? Specify both the social and the environmental impact of your work

Realizar a proteção das nascentes para abastecer as famílias rurais promove além de saúde e bem-estar, dignidade para essas pessoas e preservação do meio ambiente. Como exemplo, em uma propriedade da agricultura familiar com 17,8 ha, no interior do município de Eugênio de Castro – RS, a Emater/RS-Ascar em parceria com a Prefeitura municipal e auxílio dos vizinhos realizaram a proteção da nascente, que abastece a família com cinco integrantes e serve também para a dessedentação animal e a sala de ordenha e fizeram o cercamento do entorno para evitar acesso de animais e permitir a recomposição da mata ciliar. Foi realizada uma coleta para análise dos parâmetros da qualidade da água antes da ação e seis meses após a proteção da nascente. Os resultados, que inicialmente continham coliformes fecais e alta turbidez, apresentaram ausência de coliformes e melhoria na turbidez. A família relatou que a água ficou cristalina e sem gosto azedo, que ocorria pela entrada de folhas e matéria orgânica

Financial sustainability plan: How is this initiative financially supported? How will you ensure its financial sustainability long-term?

A Emater/RS-Ascar, através da sua ação de assistência técnica e extensão rural e social, realiza a orientação técnica e a transferência de tecnologias para os seus assistidos da agricultura familiar por meio de convênio com a Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo no Estado do Rio Grande do Sul. A proteção de nascentes para o acesso à água potável é uma demanda dos próprios agricultores, que financiam a implantação do sistema. Em alguns casos, o poder executivo municipal auxilia com doação de materiais ou mão de obra; além disso, a execução de proteção de nascentes mobiliza o auxílio conjunto com familiares e vizinhos, o que antecipa o caráter agregador da atividade. O exemplo citado acima relata uma das 78 ações executadas pela Instituição em 2016 no meio rural.

Unique value proposition: What makes your initiative innovative? How does your project differ from other organizations working in the same field?

Essa ação de proteção e captação de água das nascentes para abastecer as famílias rurais é realizada pela Emater/RS-Ascar há pelo menos 40 anos. Nos últimos dois anos a Emater/RS-Ascar vem trabalhando para legalizar a ação de proteção de nascentes, tendo em vista que as nascentes se encontram em áreas de preservação permanente; assim, a Instituição atuou junto ao Consema/RS para regulamentar essa atividade como proteção sanitária e atividade de baixo impacto ambiental (resoluções nº 361 e 362).

Founding story: Share a story about the "Aha!" moment that sparked the beginning of this initiative.

A atividade de Saneamento Rural, desenvolvida pela Emater/RS-Ascar, surgiu devido à necessidade de garantir saúde, bem-estar e atendimento as necessidades básicas das famílias rurais que vivem em situação de vulnerabilidade. A proteção e captação de água das nascentes é uma dessas práticas que envolvem outras ações, como a orientação para limpeza dos reservatórios e desinfecção da água. A Emater/RS-Ascar desenvolve uma conscientização para essas famílias que compreendem a importância de manter a proteção da área de entorno e passam proteger a mata ciliar e fazer o cercamento para preservar a água. A Emater/RS-Ascar articula o Programa Jovem Produtor de Água para expandir a proteção de nascentes, o acesso a água e realizar o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) de forma a gerar um incentivo para a família proteger as águas, proporcionando condições sustentáveis para geração de renda.

Where did you hear about the Nestlé Creating Shared Value Prize?

  • Social media

Attachments (1)

ROTEIRO TÉCNICO - Proteção Nascentes.pdf

Roteiro técnico orientador da implantação das proteções e captações de água das nascentes elaborado pela Emater/RS-Ascar.

14 comments

Join the conversation:

Comment
Photo of DINALDO ANTONIO DOS SANTOS

Parabenizo a iniciativa de grandiosa importância que deveria constar no plano mundial de desenvolvimento para proteção da água.

View all comments