Reinserção das Plantas Alimentícias não Convencionais (PANC), na realidade de produção e alimentação da população brasileira

O projeto buscou promover a avaliação agronômica, a caracterização nutricional, e o estudo da vida útil de hortaliças não convencionais.

Photo of Embrapa Hortaliças
1 2

Written by

I confirm that I am fully aware of the eligibility criteria, and based on its description, I am eligible to apply to the CSV Prize 2017.

  • Yes, I'm eligible

Preferred language

  • Portuguese

Organization name

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

Year founded

1974

Initiative stage

  • Established (the solution has passed the previous stages and demonstrated success)

Annual budget in 2017 (USD)

  • $50k - $100k

Number of beneficiaries impacted so far

  • 1,000 - 5,000

Organization type

  • Nonprofit, NGO, or citizen sector

Secondary Focus Area

  • Water
  • Rural development
  • Nutrition

Headquarters location: Country

  • Brazil

Headquarters location: City

Brasília-DF

Location(s) of impact

País 1: Estados
Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Paraná, São Paulo, Bahia, Piauí, Maranhão

Website

www.embrapa.br/hortalicas / hortalicas.imprensa@embrapa.br

Facebook URL

fb.com/embrapa

Twitter URL

twitter.com/@embrapa

Problem: What problem is this initiative trying to address?

O cultivo e o consumo de hortaliças não convencionais visa promover a diversificação a dieta local e/ou regional e de geração de renda e contribui para o fortalecimento da agricultura familiar, ferramenta primordial para consecução no Brasil da segurança alimentar. Estudos mostram que esse setor apresenta características que lhe permitem contribuir de maneira significativa para o abastecimento alimentar do país, de forma sustentável.

Solution Summary: What is the proposed solution? What do you see as its most promising aspects for creating shared value?

Essa iniciativa tem o objetivo de tornar acessíveis as informações nutricionais e sistemas de armazenamento, visando incentivar a produção, consumo e comercialização das hortaliças não convencionais, como forma de incitar o enriquecimento da dieta alimentar e a oportunidade de renda para agricultores de base familiar.

Impact: What is the impact of the work to date? Specify both the social and the environmental impact of your work

Vinte espécies de hortaliças tradicionais foram estudadas a fim de fornecer ao público informações técnicas sobre o plantio e manejo adequado. Além disso, as pesquisas nutricionais demonstram que esses alimentos são extremamente nutritivos, o que garante a segurança alimentar, especialmente das pessoas mais pobres. Além desse trabalho, dezenas de unidades de multiplicação de sementes e mudas de hortaliças não convencionais foram implantadas em vários estados do País, garantindo assim o acesso desses alimentos às populações.

Financial sustainability plan: How is this initiative financially supported? How will you ensure its financial sustainability long-term?

O projeto foi financiado pelo Sistema Embrapa de Gestão, que recebe aportes do Tesouro Nacional. Com vigência de 2013 a 2017, o projeto tem seu termo e necessita de novos aportes para garantir sua continuidade. A equipe da Embrapa esta em busca de parceiros e financiadores em prol da longevidade da iniciativa.

Unique value proposition: What makes your initiative innovative? How does your project differ from other organizations working in the same field?

Além de resgatar a tradição e a cultura alimentar, o projeto inova ao inserir pesquisadores da Embrapa, com formação em agronomia, no estudo por parte de pesquisadores da Embrapa quanto à viabilidade agronômica e o potencial nutricional e a multiplicação das informações e produtos obtidos à sociedade.

Founding story: Share a story about the "Aha!" moment that sparked the beginning of this initiative.

O pesquisador Nuno Madeira, fitotecnista da Embrapa Hortaliças, já tinha o hábito de cultivar e consumir muitas espécies de hortaliças não convencionais, mas viu em 2008 a oportunidade de ser o curador do banco de germoplasma da Embrapa contendo dezenas de espécies de PANC's. A iniciativa surgiu com a visão estratégica da Embrapa Hortaliças de manter e aumentar uma coleção própria de dezenas de vegetais desconhecidos, como: araruta, almeirão, azedinha, bertalha, cará-moela, chuchu-de-vento; capuchinha, jambu, mangarito, ora-pro-nóbis, fisális, peixinho, taioba e vinagreira, entre outras.
Para garantir que essas hortaliças não se percam, a estratégia encontrada pelas instituições envolvidas foi o estabelecimento de bancos comunitários para atuarem como bancos locais de multiplicação de sementes e mudas e a promoção de eventos que abordassem a importância do tema.

Where did you hear about the Nestlé Creating Shared Value Prize?

  • Other

1 comment

Join the conversation:

Comment
Photo of Diego Santana

Congratulations!! Nice to see other nutritional products are introduced in the diet!