Rota do Cambuci - O potencial das nativas para o desenvolvimento do ecomercado e conservação da Mata Atlântica

Movimento para a produção agroecológica familiar do Cambuci e outras nativas, o comércio justo, o turismo sustentável e o resgate cultural.

Photo of Gabriel Menezes
2 6

Written by

I confirm that I am fully aware of the eligibility criteria, and based on its description, I am eligible to apply to the CSV Prize 2017.

  • Yes, I'm eligible

Preferred language

  • Portuguese

Organization name

Instituto Auá de Empreendedorismo Socioambiental

Year founded

1997

Initiative stage

  • Scaling (the solution has passed the previous stages and is growing its impact on a regional or global scale)

Annual budget in 2017 (USD)

  • $1k - $10k

Number of beneficiaries impacted so far

  • 500 - 1,000

Organization type

  • Nonprofit, NGO, or citizen sector

Secondary Focus Area

  • Rural development

Headquarters location: Country

  • Brazil

Headquarters location: City

Osasco - SP

Location(s) of impact

Bioma Mata Atlântica do Sudeste Brasileiro - municípios da Serra do Mar Paulista, Vale Do Ribeira, Vale do Paraíba e Alto Tietê.

Website

www.aua.org.br

https://www.youtube.com/watch?v=6SleNBza9_Q&t=335s

Facebook URL

www.facebook.com/institutoaua

Problem: What problem is this initiative trying to address?

Restam apenas 12% de Mata Atlântica e faltam alternativas de renda para o agricultor em região de imensas áreas degradadas e com rígidas restrições ambientais. A Rota do Cambuci é um movimento de recuperação do bioma por meio do resgate do cultivo do fruto endêmico Cambuci e sua inserção no ecomercado, aquele que valoriza o potencial humano e o comércio justo. Além disso, o movimento tenta alcançar o desenvolvimento sustentável local, o resgate da cultura e a criação de uma identidade territorial baseada no fruto.

Solution Summary: What is the proposed solution? What do you see as its most promising aspects for creating shared value?

O Instituto Auá atua com o desenvolvimento de empreendimentos socioambientais que visam solucionar problemas atuais, valorizando o potencial humano e buscando a conservação ambiental.
Para a recuperação da Mata Atlântica, desenvolveu os seguintes empreendimentos:

POMARES MATA ATLÂNTICA - Estruturação do Campo com assistência técnica, desenvolvimento de planos de manejo, implantação de Safs para compensação ambiental e neutralização de carbono com nativas.
ROTA DO CAMBUCI - Movimento para resgate da cultura local e difusão das especies nativas da Mata Atlântica por meio da gastronomia, cultura e turismo. Está compreendida em 4 frentes de atuação: Rota Gastronômica do Cambuci, Rota Turística, Arranjo Produtivo Sustentável e Rede de Pesquisa.
EMPÓRIO MATA ATLÂNTICA - armazenagem, logística, distribuição e comercialização dos frutos e de seus produtos derivados
SABOR NATIVO - Serviço de buffet e oficinas gastronômicas educativas utilizando especieis nativas

Impact: What is the impact of the work to date? Specify both the social and the environmental impact of your work

Atualmente, o movimento é composto por mais de 120 produtores agroecológicos, 15 beneficiadores, 30 produtores artesanais, 15 prefeituras, 12 pesquisadores científicos, 70 estabelecimentos gastronômicos, 20 chefs de cozinha, 30 mercados varejistas, 7 indústrias alimentícias, milhares de consumidores, diversas OSCs, Universidades e comunidades simpatizantes, envolvidos na promoção e conservação das espécies nativas da Mata Atlântica, em especial do CAMBUCI.
Destaca-se:
- Maior visibilidade, conhecimento e consumo do Cambuci e das frutas nativas da Mata Atlântica pela população, promovendo segurança alimentar com oferta de produtos agroecológicos.
- Diminuição do modelo de monocultura com promoção de uma policultura que valoriza as espécies nativas, o uso de técnicas agroecológicas e a geração de renda para as famílias
- Conservação da paisagem em escala regional no entorno da Serra do Mar Paulista
- Autonomia econômica para mulheres e jovens
- Abertura de mercado para as nativas

Financial sustainability plan: How is this initiative financially supported? How will you ensure its financial sustainability long-term?

Com uma estrutura própria de armazenamento, comercialização, logística e distribuição, o Instituto tem investido nos últimos quatro anos, para garantir a meta de ser auto-sustentável em 2019.
Por meio do trabalho de abertura de ecomercado para as espécies nativas da Mata Atlântica, aliado ao apoio direto à produção agroecológica, o Instituto aposta no aumento de sua receita própria, mediante produção e consumo dos frutos e derivados, garantindo índice de comercialização alto.
Oferece os serviços do Sabor Nativo - Buffets e Oficinas Gastronômicas com contratos com empresas e órgãos públicos.
Possui projetos aprovados em editais para fortalecimento do campo, como o "Conservando Águas", com recursos do Fehidro. Realiza Neutralização de Carbono com plantio de nativas por meio de contratos.

Unique value proposition: What makes your initiative innovative? How does your project differ from other organizations working in the same field?

O elemento inovador está na promoção da restauração do bioma por meio de uma estratégia integrada entre todos os atores da cadeia produtiva dos frutos nativos: produtor local, prefeituras, empresas, pesquisadores, parceiros do comércio da indústria e consumidor final. Trata-se de uma quebra de paradigma. O diferencial é ser uma iniciativa produtiva, mas também educacional junto ao público consumidor e junto aos produtores rurais, com estímulo a um novo ecomercado.

Founding story: Share a story about the "Aha!" moment that sparked the beginning of this initiative.

Foi pensando em como trazer de volta a Mata Atlântica de onde foi tirada, que eu como empreendedor social percebi que através do resgate do Cambuci, de sua origem e de sua influência na cultura local, poderia mobilizar muito mais pessoas, estabelecer um novo paradigma de consumo de espécies nativas, e conseqüente restauração da floresta ameaçada.
Percebi que havia uma oportunidade de tornar esse movimento iniciado timidamente em 2009, em um empreendimento socioambiental estruturado, com chances de provocar impactos realmente transformadores para muitas pessoas.
Foi então que decidi assumir a coordenação da Rota do Cambuci buscando recursos e parcerias para estruturar as diferentes frentes, visando profissionalizar, educar, criar, gerar renda e estimular um novo mercado.

Where did you hear about the Nestlé Creating Shared Value Prize?

  • Upon recommendation from others

2 comments

Join the conversation:

Comment
Photo of Ana Bruni

Instituto Auá merece o reconhecimento por este incrível trabalho com nativas da Mata Atlântica, tão ameaçada!

View all comments