Rede de Sábios Agricultores e Agricultoras

Multiplicação dos saberes em agricultura sustentável entre jovens, agricultores e agricultoras na Amazônia brasileira.

Photo of Eduardo Trevisan
5 5

Written by

I confirm that I am fully aware of the eligibility criteria, and based on its description, I am eligible to apply to the CSV Prize 2017.

  • Yes, I'm eligible

Preferred language

  • Portuguese

Organization name

IMAFLORA

Year founded

1995

Initiative stage

  • Growth (the pilot has already launched and is starting to expand)

Annual budget in 2017 (USD)

  • $10k - $50k

Number of beneficiaries impacted so far

  • 50 - 100

Organization type

  • Nonprofit, NGO, or citizen sector

Secondary Focus Area

  • Water
  • Nutrition

Headquarters location: Country

  • Brazil

Headquarters location: City

Piracicaba, São Paulo

Location(s) of impact

Brasil: São Felix do Xingu, Pará

Website

http://www.imaflora.org

Facebook URL

https://www.facebook.com/search/top/?q=imaflora%20brasil

Twitter URL

@imaflora

Problem: What problem is this initiative trying to address?

Falta de acesso dos produtores e produtoras à assistência técnica de qualidade e adequada às características da agricultura familiar. Por um lado a quantidade de técnicos de ATER (Assistência Técnica e Extensão Rural) é insuficiente devido ao numero de produtores e distância entre eles, estes técnicos não possuem isenção necessária ou não conhecem a realidade da região. A nossa proposta visa resolver esse problema disseminando entres os agricultores as práticas que já testadas e na linguagem adequada.

Solution Summary: What is the proposed solution? What do you see as its most promising aspects for creating shared value?

A criação de uma rede de sábios agricultores é pensada em fortalecer uma cultura produtiva adequada ao ambiente amazônico, construindo os saberes localmente e assim fortalecer a agricultura familiar camponesa. A proposta é replicar, com modificações devido ao local e cultura, a experiência "Campesino a Campesino" da América Central onde o agricultor, os técnicos locais e estudantes da Casa Familiar Rural (escola rural que capacita jovens para trabalho na agricultura local) possam designar o principal protagonismo na troca de conhecimento e assistência técnica. A Casa Familiar Rural será servirá para encontros periódicos com os Sábios Agricultores, corpo docente da escola, alunos, instituições de apoio e técnicos do projeto, para diagnosticar problemas, soluciona-los e propor ações com base em uma agricultura agroecológica e/ou sustentável. Assim teremos uma assistência técnica composta por diferentes agentes locais demudança.

Impact: What is the impact of the work to date? Specify both the social and the environmental impact of your work

Os impactos sociais se traduzem pelo envolvimento a 80 jovens da Casa Familiar Rural no processo de formação. São jovens filhos de agricultores familiares que estão localizados em diferentes 14 comunidades rurais e que se encontram em processo de formação sendo qualificados como Técnicos Agrícolas. Também envolve 30 famílias de agricultores produtores de cacau orgânico; já certificados, 19 famílias produtoras de polpas de frutas e 210 cooperados da Cooperativa local. Os sujeitos da Rede têm obtido melhoria de renda e qualidade de vida.
Os ambientais se traduzem pelo trabalho de campo através da recuperação 200 hectares de áreas degradadas por meio da implantação de sistemas agroflorestais e sistema silvo pastoril, isolamento de APPs e enriquecimento de capoeiras. Além disso, todo o trabalho com o cacau orgânico tem sido pautado na preservação das Áreas de Reserva (Conservação Ambiental) e adequação do descarte do lixo doméstico.

Financial sustainability plan: How is this initiative financially supported? How will you ensure its financial sustainability long-term?

Atualmente a inciativa é custeada principalmente por recursos proveniente de editais, especialmente o Fundo Amazônia. Uma parte (aprox. 10%) já é custeada pelos próprios agricultores e sua cooperativa, em deslocamentos e equipamentos que são necessários para demonstração de tecnologias e práticas. Esse recurso é gerado pela venda do cacau. Para o futuro próximo (3 anos) a expectativa é que 50% dos recursos necessários possam vir dos lucros da cooperativa como a venda do cacau de qualidade e e subprodutos como chocolate. em 10 anos, espera-se que a inciativa possa se pagar coma o comércio do cacau e castanha e atinja em torno de 1000 produtores.

Unique value proposition: What makes your initiative innovative? How does your project differ from other organizations working in the same field?

A inovação está em valorizar o conhecimento local, utilizando tecnologias de baixo custo que já foram testadas e melhoradas com apoio técnico. Está em desenvolver jovens agricultoras e agricultores que possam ter entendimento do que realmente funciona para melhoria da produtividade e qualidade do cacau e outras culturas de acordo com seus próprios recursos naturais e humanos sem depender de tecnologias "milagrosas". Está em adaptar a melhor tecnologia disponível para cacau às condições locais.

Founding story: Share a story about the "Aha!" moment that sparked the beginning of this initiative.

São Félix do Xingu tem sido um dos municípios que figuram entre os que mais desmatam no Brasil. Esse resultado é proveniente de um modelo de desenvolvimento pautado na monocultura do gado e na exploração desenfreada dos recursos naturais. Alguns fatores como limitações de assistência técnica, crédito, infraestrutura e dimensão territorial do Município (84.212km2) tendem a reforçar sua continuidade.
E foi pensando em contrapor esse modelo e dinamizar a agricultura familiar, através da assistência técnica que privilegie a troca de conhecimentos e atuação dos sujeitos locais, que a Rede de Sábios Agricultores e Agricultoras foi criada. É uma iniciativa de troca de conhecimento entre os agricultores, agricultoras, alunos, técnicos e comunidade.

Where did you hear about the Nestlé Creating Shared Value Prize?

  • Social media
View more

Attachments (2)

PPT_S_FELIX_XINGU_2017.pdf

Apresentação geral do Projeto (a Rede de Sábios Agricultores é parte de um projeto maior)

59a819a7d9498_CacauePecurianaAmaznia.pdf

Artigo sobre Analise de Meios de Vida em São Felix do Xingu. Doutorando apoiados pelo Instituto.

5 comments

Join the conversation:

Comment
Photo of Mouhamadou Moustapha Seck

parabéns. Gostei realmente da ideia. Boa sorte pela frente.

Photo of Eduardo Trevisan Gonçalves

Obrigado Mouhamadou

Photo of Mouhamadou Moustapha Seck

Por nada eduardo. Bom trabalho.

View all comments