Saúde do Meio: canal multimídia de promoção à saúde

Ferramentas digitais de promoção à saúde nutricional das crianças e dos adolescentes

Photo of Adriana Santos
7 6

Written by

I confirm that I am fully aware of the eligibility criteria, and based on its description, I am eligible to apply to the CSV Prize 2017.

  • Yes, I'm eligible

Preferred language

  • Portuguese

Organization name

Saúde do Meio/Canal Minas Saúde

Year founded

2008

Initiative stage

  • Established (the solution has passed the previous stages and demonstrated success)

Number of beneficiaries impacted so far

  • More than 100,000

Organization type

  • Social enterprise

Secondary Focus Area

  • Water
  • Rural development
  • Nutrition

Headquarters location: Country

  • Brazil

Headquarters location: City

Belo Horizonte, MInas Gerais, Brasil

Location(s) of impact

Brasil/Web

Website

https://www.facebook.com/canalminassaude
http://saudedomeio.com.br/

Facebook URL

https://www.facebook.com/canalminassaude

Twitter URL

https://twitter.com/minassaude

Problem: What problem is this initiative trying to address?

A iniciativa é promover, por meio dos recursos multimídia (educação a distância, TV, Rádio, web e redes sociais), a educação em saúde da comunidade, promovendo mais qualidade de vida. As novas tecnologias são formas mais sustentáveis de aprendizado e têm uma maior abrangência, ultrapassando as fronteiras geográficas. Os recursos possibilitam uma linguagem mais clara, objetiva e direta, o que facilita a comunicação entre os mais jovens e idosos.

Solution Summary: What is the proposed solution? What do you see as its most promising aspects for creating shared value?

É no aspecto pedagógico que se dá a maior inovação da proposta educacional: a montagem de um modelo de educação a distância que combina a sincronização com a assistência aos alunos, utilizando um misto de mecanismos de comunicação: a televisão e a internet. Os objetivos são: desenvolver a educação em saúde a distância; propiciar o debate sobre políticas e programas da área de Saúde; difundir informações, visando o exercício do controle social no Sistema Único de Saúde (SUS); favorecer a troca de experiências e conhecimentos na área da Saúde; difundir programas e vídeos educativos no sentido de fomentar a promoção a saúde e a prevenção das doenças pelos cidadãos; difundir informações nutricionais, ambientais e sanitárias; colocar o conteúdo à disposição dos usuários e dos profissionais do SUS, por meio de rádio, web e televisão.
A inciativa, a partir das tecnologias e redes sociais, ganha dimensões planetárias, inspirando outros projetos educativos na área da saúde e meio ambiente.

Impact: What is the impact of the work to date? Specify both the social and the environmental impact of your work

O Canal Minas Saúde teve início em 2008. Até 2016, quando o projeto foi interrompido por questões políticas, foram realizados cerca de 200 ações educacionais voltadas para o fortalecimento da saúde pública dos 853 municípios mineiros; cerca de 40 cursos voltados para os profissionais de saúde; cerca de 3 milhões de acessos pelo portal; 1319 vídeos publicados; 1805 matérias de rádio publicadas; cerca de 800 notícias de promoção à saúde; cerca de 40 mil seguidores pelo Facebook. O blog do Cana Minas Saúde ganhou por dois anos consecutivos o Prêmio TOP BLOG Brasil; 11 mil pontos de recepção de sinal transmitido via antena parabólica por toda Minas Gerais; 180 horas de produção audiovisual; 12 horas de programação via internet.
Foi um período bem produtivo de conteúdo sobre promoção à saúde nas redes sociais, internet, antena parabólica e salas de aula. O trabalho só foi possível porque esteve além da gestão pública, contando com profissionais do mercado audiovisual e de internet.

Financial sustainability plan: How is this initiative financially supported? How will you ensure its financial sustainability long-term?

5. Outro. O orçamento era disponibilizado pelos cofres públicos, mas teve a gestão compartilhada com a Fundação Renato Azeredo. No entanto, algumas iniciativas receberam apoio da sociedade.

Unique value proposition: What makes your initiative innovative? How does your project differ from other organizations working in the same field?

O Canal Minas Saúde é uma rede multimídia de educação a distância (TV, Rádio, Web e redes sociais), pioneira no Brasil, envolvendo o governo, os conselhos de saúde e a comunidade. O modelo teve como objetivo inicial promover a simultaneidade e a uniformidade das ações educativas, o que configura um desafio de enorme proporção, tanto pelo aspecto geo-espacial de Minas Gerais, quanto pelo aspecto numérico.No entanto, a iniciativa ultrapassou as fronteiras e uniu forças.

Founding story: Share a story about the "Aha!" moment that sparked the beginning of this initiative.

O ponto de partida foi responder a seguinte pergunta: como qualificar ao mesmo tempo todos os servidores da saúde dos 853 municípios de Minas Gerais e romper as barreiras geográficas de um estado tão grande e diversificado? É aí que nasceu o maior canal multimídia de promoção à saúde, sob a prerrogativa de ser não só um meio para a difusão de cursos de educação a distância pela TV e pela Web, mas sobretudo para cumprir uma das diretrizes principais do Sistema Único de Saúde (SUS) que é universalizar o acesso da população às informações sobre saúde, prevenção e qualidade de vida.

Por esse motivo, muitos que participaram da criação do Canal deseja a retomada dos trabalhos, mas envolvendo várias esferas da sociedade, sem a gestão governamental, mas por meio do controle social.

Where did you hear about the Nestlé Creating Shared Value Prize?

  • Nestlé page or contact

7 comments

Join the conversation:

Comment
Photo of Amanda Maia

Incrível, irá ajudar muito no nosso projeto!! Usamos muito busca por informações sobre temas de saúde!

View all comments