Seguindo em Frente – Empregabilidade, Microempreendedor Individual, Negócios Sociais e Negócios Inclusivos como estratégias de Inclusão

O projeto trabalhou os conceitos da hidroponia no processo educativo, capacitando para o conhecimento, processo de construção e manejo.

Photo of Marco Figueiredo
2 3

Written by

I confirm that I am fully aware of the eligibility criteria, and based on its description, I am eligible to apply to the CSV Prize 2017.

  • Yes, I'm eligible

Preferred language

  • Portuguese

Organization name

Ato Cidadão

Year founded

2002

Initiative stage

  • Scaling (the solution has passed the previous stages and is growing its impact on a regional or global scale)

Annual budget in 2017 (USD)

  • $50k - $100k

Number of beneficiaries impacted so far

  • 100 - 250

Organization type

  • Nonprofit, NGO, or citizen sector

Secondary Focus Area

  • Rural development

Headquarters location: Country

  • Brazil

Headquarters location: City

São Paulo

Location(s) of impact

Brasil: Cidades de Espírito Santo do Turvo, Ibirarema e Santo Anastácio. Também iniciando em Assis e Caiuá.

Website

www.atocidado.org.br

Facebook URL

https://www.facebook.com/atocidadao

Problem: What problem is this initiative trying to address?

Após o impacto do fechamento de Usinas em municípios da região oeste rural, o projeto foi proposto com o objetivo de elevar oportunidades em empregabilidade, geração e complemento de renda, por meio de capacitações e estratégias para gerar aprendizagem e incluir parte da população impactada. A hidroponia foi escolhida após estudos de viabilidade considerando o perfil geral dos municípios e população, objetivando transmissão de conhecimento que pode ser replicada em vários ambientes e espaços.

Solution Summary: What is the proposed solution? What do you see as its most promising aspects for creating shared value?

Despertar objetivos de empreendedorismo, de modo a incluir economicamente e socialmente parte da população que tenha sido impactada direta ou indiretamente pelo desemprego. O Projeto teve em seu escopo promover a empregabilidade e geração de renda do microempreendedor individual, negócios sociais e inclusivos como estratégias de inclusão econômica e social. Consolidar então a transmissão de conhecimentos apropriados com elementos básicos de produção comercial que pode ser replicada em vários ambientes e espaços, baseado em elementos da responsabilidade ambiental, encorajando tecnologias que não agridam o meio ambiente, com uma proposta de agricultura saudável e sustentável, disseminando nas cidades estes valores.

Impact: What is the impact of the work to date? Specify both the social and the environmental impact of your work

Quanto a participação do projeto e seus resultados de colheita: ✓ 60 pessoas capacitadas por ano ✓ 20 pessoas envolvidas nos projetos por município. ✓ 3600 pés de hortaliças colhidas em dois anos por município. Além dos resultados técnicos, podemos destacar os resultados de sucesso de alguns participantes. Em Santo Anastácio temos o destaque da aluna Edy Gonzaga, que sempre trabalhou apenas com lavadeira e conseguiu incrementar sua renda através do plantio no sistema hidropônico em sua residência. Hoje produz até 2 mil pés de hortaliças por mês. Também temos o case do Srº Reginaldo Leiva, agricultor no modelo de horta em solo e após o projeto conseguiu vislumbrar aumento de renda, atualmente almeja aumentar sua produção para 20 mil pés de hortaliças por mês. Por fim, destacamos o caso de espirito Santo do Turvo, onde, em parceria com a Secretaria de Saúde, atendemos 20 dependentes de álcool e drogas, que participaram do projeto num contexto terapêutico assistido com amplo sucesso.

Financial sustainability plan: How is this initiative financially supported? How will you ensure its financial sustainability long-term?

Recentemente, em junho de 2017, o projeto foi agraciado com o Premio de Mérito Ambiental, na FIESP.
Estamos a participar de editais e teremos para 2017-2018 uma nova versão do projeto a ser implementado nas cidades de Assis e Caiuá, com apoio da Cart, concessionária administradora da Rodovia Raposo Tavares. Onde pretendemos implementar, para além da hidroponia, agregar produção de proteína animal aliada à cultura de produção de hortaliças diversas.

Unique value proposition: What makes your initiative innovative? How does your project differ from other organizations working in the same field?

Este projeto atende às expectativas de desenvolvimento rural em sua fundamentação ao propor um formato de trabalho em cultivo altamente adaptativo para vários contextos que atendem ao pequeno e médio produtor rural, bem como ao produtor caseiro com as adaptações caseiras de forma a auxiliar no complemento de renda. Este projeto também atende, comprovadamente, à expectativas de funções terapêuticas, onde atendemos à um grupo de dependente com fortes contribuições em seus tratamentos.

Founding story: Share a story about the "Aha!" moment that sparked the beginning of this initiative.

O "Aha" surgiu na análise dos resultados, pois o projeto também atende à melhoria na nutrição, já que remete a conceitos de alimentação sadia. E mais, sobre economia da água, podemos afirmar que no sistema, por ser fechado, a solução nutritiva circula entre as raízes das plantas e retorna ao reservatório em um ciclo contínuo. Desta forma a única perda de água é pela absorção da planta, enquanto que, no convencional, a água é absorvida pelas plantas, solo e evaporação. esse processo produtivo também gera resíduos, porém, este resíduo é de fácil destinação, reutilizado para a fertirrigação de outros cultivos, e ainda utiliza os vegetais de má qualidade como adubação orgânica, não gerando resíduos. Resumo: redução do consumo de água em 90% em comparação com a horta convencional, aumento da receita/ano por participante e melhoria da eficiência na produção utilizando 81% menos de espaço

Where did you hear about the Nestlé Creating Shared Value Prize?

  • Upon recommendation from others

2 comments

Join the conversation:

Comment
Photo of Amanda Maia

Olá Marco, parabéns pela sua iniciativa!! Te convido para avaliar a nossa iniciativa Horas da Vida!! abraços

View all comments