Sustentabilidade que Alimenta

Desenvolver momentos educativos, práticos e teóricos, de forma a fomentar praticas saudáveis e melhores condições financeiras da comunidade.

Photo of Cooperativa de Uberaba
0 2

Written by

I confirm that I am fully aware of the eligibility criteria, and based on its description, I am eligible to apply to the CSV Prize 2017.

  • Yes, I'm eligible

Preferred language

  • Portuguese

Organization name

Cooperativa dos Rec Aut. de Res Sól e Mat Rec de Uberaba

Year founded

2002

Initiative stage

  • Growth (the pilot has already launched and is starting to expand)

Annual budget in 2017 (USD)

  • $250k - $500k

Number of beneficiaries impacted so far

  • 100 - 250

Organization type

  • Social enterprise

Secondary Focus Area

  • Nutrition

Headquarters location: Country

  • Brazil

Headquarters location: City

A sede da Cooperativa esta situada na cidade de Uberaba MG na Av, Francisco Podboy nº 2055 no distrito Industrial 1

Location(s) of impact

Nossas ações compactua em todo pais ,fazemos coleta seletiva de resíduos sólidos que são transformados em matéria prima, buscando sustentabilidade .

Website

Cooperu em faze fina construindo APP em seguida vamos criar nosso Site

Facebook URL

Cooperu Uberaba

Twitter URL

Não temos pois somos limitados p/ administra o que já temos e nesscesario

Problem: What problem is this initiative trying to address?

Baixa adesão da coleta seletiva de forma que este projeto vem ao encontro do Fortalecimento e ampliação desta atividades feita exclusivamente pelo 3º setor que necessita de melhor infraestrutura , novos equipamentos, investimentos em formação na busca de ampliação e autonomia. Almejando melhor remuneração dos catadores associados a cooperativa motivando a permanecer suas ações como agente ambiental

Solution Summary: What is the proposed solution? What do you see as its most promising aspects for creating shared value?

A construção de reservatório, para armazenamento da água da chuva,possibilitara o melhor aproveitamento da água, sendo possível realizar a higienização dos espaços de maneira eficaz e utilizar este reservatório para caso necessário o combate a incêndios. A instalação de energias renovável,através da utilização de placas de fotovoltaica (energia solar), aproveitando o telhado de galpão já construído na sede da cooperativa, possibilitará que os cooperados tenha melhores condições de trabalho. A realização de palestras/oficinas ligadas a educação alimentar e ambiental, trará aos mesmo condições de realizar refeições com melhor qualidade. Tendo em vista que os cooperados passam ou passaram por alguma situação de vulnerabilidade social, este reduzirá de forma considerável a chances de voltarem para esta situação. A maioria são chefes de família, mulheres, que moram de aluguel e tem mais de um filho. O trabalho já desenvolvido pela Cooperu, será ampliado através deste.

Impact: What is the impact of the work to date? Specify both the social and the environmental impact of your work

Hoje a Cooperu constituída através do tripe econômico, social e ambiental. Tem hoje 120 cooperados, que tem sua fonte de renda oriunda deste trabalho (coleta de resíduos sólidos recicláveis). Dando oportunidade a pessoas que apresentam dificuldades em se encaixarem no mercado de trabalho. As ações desta atendem com pontos de recolhimentos em toda a cidade que são recolhidos semanalmente, porem atendemos apenas cinco bairro inteiros com a coleta seletiva. A sensibilização da comunidade se da de forma gradativa pela falta de incentivo publico, mesmo assim são mais de 200 toneladas/mês que deixam de ir para os aterros sanitários, aumentando sua vida útil. A Cooperu destina estes resíduos a empresas onde este voltam a ser matéria prima, votando ao ciclo de produção, com baixo custo e preservação dos recursos naturais. A organização dos catadores trouxe melhores condições de trabalho e valorização dos mesmos.

Financial sustainability plan: How is this initiative financially supported? How will you ensure its financial sustainability long-term?

20 % Editais
60 % Contribuição corporativas
10 % receita por prestação de serviços /vendas
10 % outros
A fonte de renda principal da cooperativa se dá através da coleta de materiais e comercialização dos mesmo com a empresas/industrias . A busca é cada vez maior para que a sustentabilidade da mesma seja reafirmada e seu trabalho ampliado de forma a possibilitar não somente o melhoramento técnico e financeiro da instituição mais também sua valorização como agente ambiental de grande relevância a todos nos.

Unique value proposition: What makes your initiative innovative? How does your project differ from other organizations working in the same field?

A Cooperu é uma empresa de economia popular solidaria. A unica organização não governamental que trabalha com a coleta seletiva em Uberaba MG, Tem como diferencial das outras da região a sua organização e regularização. Não podendo esquecer que a Cooperu é uma das principais estimuladoras para a formação da rede a nível regional para o fortalecimento não somente da nossa instituição mais de todas. Ressaltando que tem parcerias com outras cidades para onde foi destinado equipamentos e caminhões.

Founding story: Share a story about the "Aha!" moment that sparked the beginning of this initiative.

A fundação da cooperativa se deu no momento de crise econômica, com auto numero de desemprego, em que os catadores trabalhavam de forma desumana e exposto a tamanha crueldade em lixão e com exploração de atravessadores (pequenos e grandes). A necessidade foi mais que fonte de renda, alem disso, a forma do cuidado ambiental, a necessidade de implantação da coleta seletiva. Foi então que iniciou-se reuniões, palestras, seminários, cursos e oficina para se organizar e buscar cuidar do meio ambiente como um todo, o que inclui não somente o meio que se vive mas os seres humanos. Viu-se a necessidade de uma organização que os colocasse como agentes de transformação e não apenas funcionários. Então surge a Cooperu não somente mais uma empresa, mas o empreendimento que cada catador pode ser parte.

Where did you hear about the Nestlé Creating Shared Value Prize?

  • Nestlé page or contact

0 comments

Join the conversation:

Comment