Turminha do Agro

Pacote educativo com Jogos digitais, cartilhas impressas e oficinas lúdicas para crianças com temas do campo e foco em empreendedorismo.

Photo of Rogério Araújo
2 3

Written by

I confirm that I am fully aware of the eligibility criteria, and based on its description, I am eligible to apply to the CSV Prize 2017.

  • Yes, I'm eligible

Preferred language

  • Portuguese

Organization name

Mulungu Studio

Year founded

2017

Initiative stage

  • Start-Up (a pilot that has just started operating)

Annual budget in 2017 (USD)

  • Less than $1k

Organization type

  • Social enterprise

Secondary Focus Area

  • Water
  • Rural development
  • Nutrition

Headquarters location: Country

  • Brazil

Headquarters location: City

Recife

Location(s) of impact

Brasil: Olinda
Será o primeiro município a receber o projeto em parceria com a prefeitura.

Website

http://www.mulungustudio.com

Facebook URL

http://www.facebook.com/MulunguStudio

Problem: What problem is this initiative trying to address?

No Brasil, o setor rural possui uma representatividade significativa na economia nacional. Os jovens residentes da zona rural que não vêem oportunidades no campo migram para as zonas urbanas, fortalecendo o êxodo rural. Além disso, pela não-sucessão familiar, negócios de gerações são abandonados diminuindo a economia local e a geração de renda.

Solution Summary: What is the proposed solution? What do you see as its most promising aspects for creating shared value?

A fim de contribuir para o desenvolvimento educacional de novos jovens empreendedores para o campo, propomos a implementação de um pacote educativo intitulado “Turminha do Agro”, para orientar sobre novas tecnologias, assim como valores perdidos durante a modernização do campo. Assim, queremos promover a segurança nutricional, economia local, geração de renda e conservação ambiental.

Impact: What is the impact of the work to date? Specify both the social and the environmental impact of your work

O projeto ainda não foi executado em nenhuma comunidade. Porém acreditamos que a implantação pontual em uma microrregião na perspectiva de desenvolvimento local é a contribuição que pode proporcionar ao país a possibilidade de minimizar os seus problemas sociais.
Por parte das famílias, dos educadores, das autoridades e lideranças locais podem surgir os primeiros resultados de mudança no modo de ver e agir em relação aos jovens que poderão passar a ser vistos como agentes de mudança na comunidade.

Financial sustainability plan: How is this initiative financially supported? How will you ensure its financial sustainability long-term?

A sustentabilidade será pela participação em editais (20%) assim como pela venda do kit educativo "Turminha do Agro" para empresas do setor rural que queiram adotar uma escola ou uma comunidade para a implantação do projeto (contribuições corporativas, 80%).

Unique value proposition: What makes your initiative innovative? How does your project differ from other organizations working in the same field?

Atualmente, a "Turminha do Agro" possui um principal concorrente, o "Agrinho", projeto criado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Paraná - SENAR/PR, que tem como objetivo levar informações, por meio de cartilhas, sobre saúde e segurança pessoal e ambiental às crianças da rede pública de ensino. Entretanto verifica-se que a "Turminha do Agro" pode se destacar em alguns aspectos em relação a abrangência de suas atividades como criação de jogos para dispositivos móveis e oficinas.

Founding story: Share a story about the "Aha!" moment that sparked the beginning of this initiative.

A "Turminha do Agro" foi pensada durante o Programa CNA Jovem, promovido pela Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil/CNA - e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural da Paraíba Senar/PB, em 2016. Durante o programa foi pedido aos participantes que pensassem em uma possível solução para os gargalos existentes no setor rural. Nesse momento foi pensando sobre: a) o êxodo rural; b) a não sucessão familiar e; c) a visão de que o campo é um lugar atrasado, sem tecnologias. Foi pensando em tudo isso que surgiu a ideia de promover uma ação educativa nas comunidades e escolas rurais sobre o empoderamento do jovem no campo e as oportunidades de empreender no setor que mais cresce no país, levando informações sobre o setor rural, segurança alimentar, economia, educação, empreendedorismo, inovação e tecnologia.

Where did you hear about the Nestlé Creating Shared Value Prize?

  • Search engine

2 comments

Join the conversation:

Comment
Photo of Stephanie

Parabéns pelo projeto, Rogério! Acredito que a Turminha do Agro tem bastante potencial, por ser um material relevante ao contexto rural, promovendo desde cedo uma valorização da cultura do campo e abordando suas dinâmicas. O material produzido também traz ações e atividades presenciais? Como seu impacto será medido?
A única questão é que como o projeto ainda não foi executado em nenhuma comunidade, ele provavelmente não atende aos critérios de elegibilidade do prêmio, que exigem que o projeto tenha realizado pelo menos um piloto. Espero que na próxima edição do prêmio um piloto já tenha sido implementado para que possam participar novamente!
Boa sorte com essa iniciativa ótima!

View all comments