Uso de tecnologias sociais para o tratamento de água no semiárido: O Aqualuz

O Aqualuz é uma tecnologia social para potabilização de água de cisterna com energia solar, filtro de sisal e monitoramento em tempo real.

Photo of Anna Luísa Santos
7 4

Written by

I confirm that I am fully aware of the eligibility criteria, and based on its description, I am eligible to apply to the CSV Prize 2017.

  • Yes, I'm eligible

Preferred language

  • Portuguese

Organization name

Safe Drinking Water For All - SDW

Year founded

2013

Initiative stage

  • Start-Up (a pilot that has just started operating)

Annual budget in 2017 (USD)

  • $1k - $10k

Number of beneficiaries impacted so far

  • 1 - 10

Organization type

  • Social enterprise

Secondary Focus Area

  • Rural development

Headquarters location: Country

  • Brazil

Headquarters location: City

Salvador

Location(s) of impact

Brasil: Valente (BA)

Website

www.sdwforall.com

Facebook URL

facebook.com/sdw4all

Twitter URL

twitter.com/sdw4all

Problem: What problem is this initiative trying to address?

Atualmente, no semiárido Brasileiro, após o Programa 1 Milhão de Cisternas, foi conseguido o acesso à água a milhares de cidadãos. No Estado da Bahia, principalmente através do programa Água para Todos, ampliou ainda mais o acesso à água em comunidades rurais do semiárido. Entretanto, existe um novo paradigma quanto à qualidade da água. As cisternas, por falta de manutenção ou por desconhecimento, acabam com suas águas contaminadas. As consequências disso são doenças diarreicas e verminoses, principalmente em crianças.

Solution Summary: What is the proposed solution? What do you see as its most promising aspects for creating shared value?

O Aqualuz é um dispositivo que pode ser acoplado à cisterna de água de chuva, no qual se busca o tratamento através da radiação ultravioleta da água. Por ser uma tecnologia social, este dispositivo pode ser replicado pela comunidade e possui custos relativamente baixos para sua implementação. Sua vida útil é de 15 anos. As principais vantagens do uso do Aqualuz é que este tipo de desinfecção não utiliza o cloro. O cloro confere gosto à água, podendo causar repulsa do usuário, além de ser prejudicial para a flora intestinal.

Impact: What is the impact of the work to date? Specify both the social and the environmental impact of your work

Atualmente o piloto do Aqualuz foi instalado no município de Valente, na Bahia. Região semiárida sisaleira. O Aqualuz produz cerca de 30 litros de água potável diariamente e pretende gerar impacto na saúde da população rural deste município. Ao fornecer para estas pessoas água com segurança bacteriológica e sem prejuízos de sabor. Impacto na educação, já que vai evitar que as crianças contraiam doenças de veiculação hídrica que interferem no rendimento escolar. Impacto na economia, pois haverá uma redução de gastos a longo prazo com as soluções usadas atualmente, com custos hospitalares. Além de que, com o Aqualuz é possível gerar renda para as famílias que produzem sisal ou aos que venham desempenhar o trabalho de instalação do Aqualuz a partir de um treinamento online pela SDW.

Financial sustainability plan: How is this initiative financially supported? How will you ensure its financial sustainability long-term?

Atualmente estamos sendo mantidos por doações de membros da equipe e externas, temos um financiamento coletivo aberto no nosso site para arrecadar R$ 23 mil correspondente ao que precisamos para manter o piloto no município de Valente.

Unique value proposition: What makes your initiative innovative? How does your project differ from other organizations working in the same field?

O principal ponto que diferencia o Aqualuz das outras formas de desinfecção de água é que ele não utiliza nenhum produto químico em seu tratamento, apenas o sol, que é um recurso gratuito e inesgotável. Todo o processo possui monitoramento em tempo real, dessa forma sempre o usuário saberá quando a água está potável. O equipamento é fácil de ser montado, com um processo de uso que necessita apenas que o usuário bombeia a água e aperte um botão, a manutenção é apenas limpeza na caixa principal.

Founding story: Share a story about the "Aha!" moment that sparked the beginning of this initiative.

Despertada pela oportunidade de criar alguma solução para o Prêmio Jovem Cientista de 2013, cujo tema eram soluções para água, Anna Luísa resolveu usar seu lado criativo e de cientista para desenvolver algo que pudesse salvar vidas. Foi aqui que o Aqualuz nasceu, apesar de Anna possuir apenas 15 anos e estudar em uma escola simples. Não conseguimos o Prêmio, porém mesmo sem nenhum apoio de professores ou especialistas, Anna continuou aprendendo, desenvolvendo e otimizando o Aqualuz para que ele se tornasse a solução incrível que é hoje. Em 2015 a SDW nasceu e e um time foi montado, Já ganhamos alguns prêmios, reconhecimentos e participamos de algumas acelerações.

Where did you hear about the Nestlé Creating Shared Value Prize?

  • Social media

7 comments

Join the conversation:

Comment
Photo of Mouhamadou Moustapha Seck

Parabéns pelo trabalho. Boa sorte.

View all comments