Inovações socioambientais para uso dos frutos da Palmeira Juçara na geração de alimentos e no fomento da agricultura familiar.

Desde 2010, a CIANO desenvolve tecnologias para uso do fruto da Juçara usando mão de obra local, gerando renda com preservação da palmeira.

Photo of Lucas Veloso
32 47

Written by

I confirm that I am fully aware of the eligibility criteria, and based on its description, I am eligible to apply to the CSV Prize 2017.

  • Yes, I'm eligible

Preferred language

  • Portuguese

Organization name

Ciano Alimentos Sustentáveis (Juçaí)

Year founded

2010

Initiative stage

  • Scaling (the solution has passed the previous stages and is growing its impact on a regional or global scale)

Annual budget in 2017 (USD)

  • $250k - $500k

Number of beneficiaries impacted so far

  • 50 - 100

Organization type

  • For-profit

Secondary Focus Area

  • Nutrition

Headquarters location: Country

  • Brazil

Headquarters location: City

Município de Resende, na Área de Preservação Ambiental da Serrinha do Alambari.

Location(s) of impact

Municipio de Resende e Itatiaia, estado do Rio de Janeiro, Brasil.

Website

www.jucai.com.br

Facebook URL

https://www.facebook.com/jucaiorganico/

Twitter URL

https://twitter.com/jucaiorganico

Problem: What problem is this initiative trying to address?

A Juçara (Euterpe edulis Martius) é uma espécie nativa da Mata Atlântica em extinção devido à extração ilegal do seu palmito cujo processo de retirada, mata a árvore. Ao longo do tempo, a obtenção do palmito por meio do simples extrativismo levou a espécie à lista de flora brasileira ameaçada de extinção (Instrução Normativa MMA n° 6/2008). Ainda hoje a extração ilegal permanece como uma das principais ameaças à espécie, tanto em unidades de conservação como em áreas particulares onde ainda seguem preservadas.

Solution Summary: What is the proposed solution? What do you see as its most promising aspects for creating shared value?

A CIANO, desde 2007, antes de sua fundação, ainda como um projeto socioambiental denominado Projeto AMÁVEL, tem realizado inúmeros estudos com intuito de atestar a viabilidade comercial na exploração do fruto da Palmeira Juçara. mapeando bolsões de Mata Atlântica onde esta palmeira está presente e certificando que o fruto da Juçara tem as devidas propriedades nutricionais para formação de um alimento seguro para consumo humano, registrando junto aos órgãos específicos seus resultados. Em 2010, com estes estudos tendo retornos positivos, a empresa foi fundada e passou a desenvolver métodos de extração e aproveitamento destes frutos trazendo a comunidade local e de agricultores rurais como parte integrante da cadeia de desenvolvimento de produtos com base nos frutos. Em 2015, os primeiros produtos foram colocados no varejo fechando um ciclo de desenvolvimento econômico e sustentável. O método desenvolvido associa preservação da espécie, geração de emprego e legalização de extratores.

Impact: What is the impact of the work to date? Specify both the social and the environmental impact of your work

De 2010 até o momento, conseguimos trazer mais de 80 famílias em 1 polo de extração de frutos da Juçara, duas áreas (APA da Serrinha do Alambari em Resende e Itatiaia), foram distribuídas mais de 6.700.000 sementes de Juçara para famílias e agricultores rurais locais, foram plantadas mais de 650.000 palmeiras na região da APA em que estamos e temos um plano de manejo em plena aplicação na APA da Serrinha do Alambari com uma extração sustentável. Já extraímos desde 2010 quase 280 toneladas de frutos na primeira região estruturada e desenvolvemos 12 produtos que são vendidos em 9 estados do Brasil com cerca de 370 pontos de vendas. Em 2017, com os recursos advindos da venda de produtos provenientes do fruto da Juçara, o projeto AMÁVEL transformou-se em uma ONG com intuito de replantar as áreas degradadas próximas aos pontos de extração destes frutos.

Financial sustainability plan: How is this initiative financially supported? How will you ensure its financial sustainability long-term?

Nosso plano de sustentabilidade se apoia atualmente em aportes de investidores anjos (29%), uma aceleradora (6%) e receita de vendas de produtos desenvolvidos com base no fruto da palmeira juçara da marca Juçaí (65%).

Unique value proposition: What makes your initiative innovative? How does your project differ from other organizations working in the same field?

A CIANO é a primeira e única empresa do Brasil a ter um produto comercial com base no fruto da Juçara. Nosso produto além de ser amplamente sustentável, possui características nutricionais que se destacam em relação ao açaí tradicional pois o açaí da Juçara possui quase 4 vezes mais antioxidantes que o açaí "tradicional", segundo estudos oficiais da EMBRAPA-BR. Além disso, o produto é orgânico e com profundos impactos regenerativos para o bioma Mata Atlântica.

Founding story: Share a story about the "Aha!" moment that sparked the beginning of this initiative.

O fruto da palmeira Juçara foi descoberto por acaso. Em seu sítio, na Serrinha do Alambari, George Braile, fundador da CIANO, começou a observar que jacus e tucanos sempre apareciam em bandos para se alimentar deste fruto, muito parecido com o açaí do Norte, rendendo cerca de 2.500 frutas por árvore, especialmente entre maio e agosto. Ele ficou instigado com aquilo, colheu alguns frutos e foi testando artesanalmente o despolpamento em alguns equipamentos experimentais. Depois de algumas tentativas e pesquisando o processo artesanal de despolpamento do açaí do Norte, foi-se adotando a mesma metodologia com algumas adaptações inerentes as peculiaridades do açaí da Juçara.

Where did you hear about the Nestlé Creating Shared Value Prize?

  • Social media

Program Design Clarity: We are hungry to know more about what exactly your model consists of. Succinctly list a) what main activities are you doing with your beneficiaries, b) where you carry out the activities? c) how often? d) for how many hours? e) who delivers the services? and f) any other brief details

a) O Projeto consiste em criar um modelo de extração do fruto da palmeira Juçara totalmente sustentável, inclusivo, acessível às comunidades locais de baixa renda ao redor de bolsões do bioma Mata Atlântica e que seja replicável, de modo que, a geração de valor econômico seja a força motriz na defesa do meio ambiente e na criação de um processo regenerativo destas áreas. b) O projeto piloto iniciou-se na APA da Serrinha do Alambari, em Resende-RJ que conta com 4500ha de área nativa de Mata Atlântica. Lá estabelecemos a sede da CIANO e criamos o primeiro centro de despolpamento de juçara do Brasil registrado no Ministério da Agricultura. c) O Projeto inicial funcionava de março a outubro, de acordo com o ciclo produtivo da Juçara, mas este período varia de acordo com a altitude e clima do local onde ficam estes bolsões. d) A extração começa ao raiar do dia (por volta das 5h da manhã) e, como o fruto tem até 8 horas para ser despolpado, até o meio dia ele é recebido. Seu processo de extração dura até o final da tarde (em torno de 16h), o que gera um período de 11h de trabalho diário se olharmos a cadeia como um todo. e) Os frutos são entregues por coletores cadastrados, moradores do entorno, agricultores familiares, e o processamento é feito por mão de obra local proveniente da própria APA da Serrinha do Alambari. Em época de alta da safra, é costumeiro receber coletores de outros bolsões de Mata Atlântica para trabalho temporário, buscando complemento de renda na região.

Focus area

  • Rural Development

We are interested in learning more about your initiative's broad impact on sustainable development. Please reply ONLY to the question(s) related to your above focus area.

A Mata Atlântica apesar de ser um dos mais ricos biomas do planeta, também é um dos mais ameaçados. Hoje, restam apenas cerca de 7% de seus remanescentes originais em bom estágio de conservação, ao mesmo tempo em que mais de cerca de 112 milhões de habitantes ou mais de 61% da população do Brasil depende direta ou indiretamente dela nos 17 Estados que ela toca. O Brasil já tem mais de 700 RPPNs (Reservas Particulares do Patrimônio Natural) reconhecidas, sendo que mais de 600 delas estão na Mata Atlântica. Das 633 espécies de animais ameaçadas de extinção no Brasil, 383 ocorrem na Mata Atlântica. Este projeto tem um potencial de alcance sem precedentes, tanto na questão ambiental pois grande parte desta fauna tem profunda sinergia com a Juçara dentro de suas cadeias alimentares, como social pois a população ao redor deste bioma que se caracteriza por ter renda menor que as populações urbanas passa a ter uma renda complementar e, em alguns casos, principal para um número irrestrito de famílias de baixa renda. Um coletor que extrai cerca de 100kg de fruto por dia, trabalhando por cerca de 15 dias por mês consegue uma renda média de R$4.500,00 a R$5.000,00. O fruto da palmeira Juçara possui grande semelhança com o já tradicional açaí com grande aceitação no mercado nacional e internacional. O uso de matérias primas locais e presentes na Mata Atlântica (cambuci, goiaba, inhame e banana) também ajudam a fomentar ainda mais a agricultura local já presente onde não tem mata.

Creating shared value: How does your initiative create value for different stakeholders?

Devolvemos à floresta o que dela tiramos: as milhões de sementes dos frutos que usamos são plantadas na floresta pois como ela só cresce em mata com meia sombra, ela requer a preservação da Mata Atlântica para o seu cultivo, portanto impacta também na preservação de dezenas de outras espécies deste bioma tão devastado. A Juçara é uma protetora do bioma.; “convertemos” palmiteiros em coletores de frutos (cuja compra garantimos) e disseminadores de sementes; Capacitamos agricultores, assentamentos, comunidades indígenas e quilombolas para cultivarem a Juçara, colherem o seu fruto e, sempre que possível, processarem a polpa. Geramos trabalho, renda, segurança alimentar e consciência ambiental junto a populações carentes; Valorizamos a alimentação saudável nas escolas; Mitigamos a pegada de carbono de quem consome o Juçaí: para cada pote vendido, plantamos ao menos uma árvore! Geramos valor para a empresa e aqueles que, de qualquer modo, participam da nossa cadeia de produção e de vida.

How is your initiative funded, now and over the next 5 years?

A CIANO já possui uma estrutura industrial que atende ao seu ponto de equilíbrio. As vendas já são responsáveis pela cobertura dos custos operacionais e por um crescimento orgânico dentro de uma curva planejada. Nosso modelo não depende de editais, apesar de ter sido financiado por projetos governamentais no passado como FAPERJ. Os investimentos pretendidos para os próximos 5 anos buscam aceleração do crescimento e maior investimento nas áreas mapeadas para plantio, uma vez que o insumo principal da Juçaí baseia-se num fruto em extinção e que seu ciclo produtivo é de 7 anos. Atender a demanda de frutos nos próximos anos é o grande desafio do projeto e para isso precisamos plantar hoje o que iremos colher daqui a alguns anos.

How do you plan to influence your field of work if you are a winner of this edition of the CSV Prize?

A CIANO possui hoje cerca de 27 bolsões de Mata Atlântica mapeados desde a Bahia até Santa Catarina e já desenvolvemos técnicas replicáveis de extração sustentável de fácil aplicação de baixo custo para pronto início. Em 2018, já iniciamos também um avanço na região de Silva Jardim-RJ que envolve 22 RPPN e o plantio de mais de 1300ha de Mata Atlântica. Esse modelo já inspirou outras áreas do Brasil, inclusive na região de Ubatuba onde pretendemos reavivar projetos ligados a Juçara que se encontram paralisados por falta de verbas públicas. A ideia de agregar valor econômico ao fruto da Juçara tem um potencial de incluir mais de 770 famílias em todas as áreas citadas acima.

How will you leverage an investment from Nestle to expand the impact of your work?

Os investimentos serão aplicados em projetos de estruturação de centros de despolpamento, treinamento de coletores e projetos de reflorestamento de espécies nativas da Mata Atlântica. Além disso, a CIANO irá custear a certificação orgânica de todos estes centros e elaborar os planos de manejo ambiental das áreas trabalhadas. Cada novo polo de extração irá tornar-se uma fonte de renda local para as comunidades ao redor destes bolsões de Mata Atlântica além de um braço do Instituto AMÁVEL, levando educação ambiental e desenvolvimento social para cada região atendida.

Spread Strategies: Moving forward, what are the main strategies for scaling impact? What’s the projected impact for the coming years? Are you planning to expand your programme into new locations? On what assumptions do you build your scale-up plans?

Nosso desafio de expansão está na obtenção de matéria prima orgânica, seja de fruto da Juçara, seja dos demais insumos usado no preparo do Juçaí. Nossa estratégia de crescimento está focada na criação de novos polos de colheita, o que reflete em novas áreas de reflorestamento de Mata Atlântica, que podem ser de duas categorias: 1) Unidades de Conservação federais, estaduais e municipais; 2) Propriedades particulares dispostas a destinar suas terras para plantio de Juçara visando ganhos ambientais e financeiros (esta categoria inclui áreas de empresas com viés ambiental e proprietários interessados em replantar Mata Atlântica ao invés de culturas agrícolas). Nosso projeto de expansão já contempla 3 estados do Brasil, sendo dois em estágios bem avançados de implantação. Nossa metodologia é facilmente replicável, com baixos custos de implantação, tem técnicas simples de aplicar e como damos um retorno financeiro atrativo, acreditamos numa expansão bem segura para comunidades locais.

Team: What is the current composition of your team (types of roles, number of full-time vs. part-time staff, board members, etc.)? How will this team evolve as your initiative grows?

A frente da equipe temos um time multidisciplinar composta por um sócio fundador formado em economia com 15 anos de experiência na indústria de alimentos e proprietário de unidades de conservação, um administrador de empresas com 10 anos de experiência em gestão de projetos na indústria de energia, um advogado especializado em direito ambiental e professor da PUC/RJ, um sócio formado em ciências jurídicas com pós-graduação em direito ambiental, além de uma equipe de trabalho toda proveniente da APA da Serrinha do Alambari com anos de experiência na extração de juçara.

Awards: What awards or honors has the initiative received?

Selo Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, da UNESCO; Certificação Empresa B; Certificado Orgânico Internacional (BR, EUA, Japão e UE). Melhores Startups do Brasil-FGV.

Organizational leadership: How are you influencing your field of work in the present?

Desde o início, diversas áreas próximas a focos de Mata Atlântica têm realizado parcerias para implantação do nosso modelo. Centros de despolpamentos artesanais têm buscado ajuda na profissionalização da extração e proprietários de áreas preservadas tem buscado na Juçara uma fonte de preservação e ao mesmo tempo de complementação de renda. Inspiramos empresas a desenvolver novos produtos com base na Juçara, tendo como recente exemplo a criação de uma tinta orgânica na cor roxa pela empresa Mancha. Fomentamos novas tecnologias sustentáveis no uso da Juçara que vai desde novos alimentos à criação de biojoias feitas de sementes do fruto, mas a maior fonte de atuação, sem dúvida, é a transformação de vidas por meio de uma extração sustentável.

Should you be successful, please confirm your availability to attend the Ashoka Impact Boot camp and Creating Shared Value Prize Live Pitch Event at the World Water Forum 13-16 March 2018

  • Yes, I am available to attend the events on 13-16 March 2018

Evaluation results

2 evaluations so far

1. Overall evaluation

5 - This idea rocked my world. It’s awesome! - 50%

4 - This idea seems really exciting. With a little more polishing, it’d be among my favorites. - 50%

3 - I think the idea is great, but it needs some work before it moves onto the next round. - 0%

2 - I liked it fine but preferred others. - 0%

1 - It didn’t make my heart beat faster. Needs significant revisions. - 0%

2. Innovation

5 - Absolutely, 100%! - 50%

4 - I feel really good about this - very promising - 50%

3 - This has some good elements and some areas for development - 0%

2 - This doesn’t inspire me so much - 0%

1 - This entry is weak here - 0%

3. Social and/or Environmental Impact

5 - Absolutely, 100%! - 0%

4 - I feel really good about this - very promising - 100%

3 - This has some good elements and some areas for development - 0%

2 - This doesn’t inspire me so much - 0%

1 - This entry is weak here - 0%

4. Financial sustainability

5 - Absolutely, 100%! - 50%

4 - I feel really good about this - very promising - 100%

3 - This has some good elements and some areas for development - 0%

2 - This doesn’t inspire me so much - 0%

1 - This entry is weak here - 0%

Nothing stands out! I thought it was great. - 0%

5. Potential to Scale / Replicability

5 - Absolutely, 100%! - 0%

4 - I feel really good about this - very promising - 100%

3 - This has some good elements and some areas for development - 0%

2 - This doesn’t inspire me so much - 0%

1 - This entry is weak here - 0%

6. Organizational Leadership

5 - Absolutely, 100%! - 0%

4 - I feel really good about this - very promising - 100%

3 - This has some good elements and some areas for development - 0%

2 - This doesn’t inspire me so much - 0%

1 - This entry is weak here - 0%

7. Potential for Creating Shared Value

5 - Absolutely, 100%! - 0%

4 - I feel really good about this - very promising - 100%

3 - This has some good elements and some areas for development - 0%

2 - This doesn’t inspire me so much - 0%

1 - This entry is weak here - 0%

View more

Attachments (3)

reportagem_capa_oglobo.pdf

Reportagem de capa do O Globo sobre a juçara e juçaí "Projeto quer plantar 10 milhões de palmeiras-juçara no Rio" Leia mais: https://oglobo.globo.com/sociedade/sustentabilidade/projeto-quer-plantar-10-milhoes-de-palmeiras-jucara-no-rio-13996510#ixzz51LCrQXfQ

reportagem_faperj.pdf

Reportagem elaborada pela FAPERJ/RJ tratando do tema "Fruto similar ao açaí gera renda e empregos" realizado na Serrinha do Alambari.

composição_polpa_juçara_seerinha.pdf

Estudo realizado pela EMBRAPA/RJ com apoio da CIANO referente ao fruto da Juçara.

32 comments

Join the conversation:

Comment
Photo of Rachel Biderman

Esse tipo de produção sustentável é fundamental para gerar emprego, renda, alternativas de alimentação saudável em regiões do interior do Brasil e preservar a Mata Atlântica. A espécie Juçara pode ser explorada economicamente de forma sustentável, gerar alimento saudável, e ainda impedir extração ilegal de palmito. É um típico projeto ganha-ganha, onde todos saem beneficiados.

Photo of Isabel Castro

Lucas e equipe!! Parabéns pelo projeto! Parabéns pela iniciativa! Parabéns pelo negócio! Parabéns pelo produto!! São muitas ações positivas resultando em benefícios pra todos. É emocionante, depois de testemunhar quase a extinção da Juçara, ver que estão conseguindo recuperar essa espécie tão linda e importante, agregando tanto. Parabéns!!!!

Photo of Daniel Costa

Além do projeto bacana, o produto é excelente! Tenho sempre um pote em casa para comer depois das corridas!

Photo of Lucas Veloso

Obrigado pelo carinho!

Photo of Sandra del soldato

Execelente iniciativa! O Brasil precisa de mais pessoas como vocês.

Photo of Cesar Leandro

Orgulho máximo deste meu amigo empreendedor e consciente do seu papel e o papel de sua empresa com a humanidade. Parabés!

Photo of Melissa Marcondes

Estão de parabéns!!

Photo of Paloma Tupinambá

Adorei ����������������

Photo of Marcelo De Rosa

Lindo projeto e um excelente produto ... O Juçai é tudo de bom! Vcs estão fazendo a diferença na preservação e recomposição da Mata Atlântica ... As gerações futuras agradecem! Parabéns a todos os envolvidos!

Photo of Paula Brandão

Juçaí é sabor delícia e impacto positivo na essência!!

Photo of Arnaldo Borges

Grande iniciativa! Parabéns!

Photo of Beatriz Taunay

Maravilhosa essa iniciativa!

Photo of Osvaldo Campos Magalhaes

Produto de excelente qualidade. Empresa colabora com a preservação da Mata Atlântica. Delicioso.

Photo of junia bichara

Produto com excelência em qualidade quanto a sabor, textura e apresentação e garantia de sustentabilidade com emprego garantido as pessoas locais! Recomendo!

Photo of Marcelo Magalhaes

Sabor sensacional associado a um projeto sócio ambiental muito interessante para a preservação de um dos nossos principais Ecossistemas. O “açaí da mata atlântica” !!!!

Photo of Claudia Magalhães

Os impactos ambientais e sociais, certamente conferem grande simpatia ao produto, mas o que mais me impacta e me fideliza ao produto é sua qualidade, sabor e a impressão de estar cuidando da minha saúde. Adoro !!

Photo of Carlos Przewodowski

O juçai é sensacional! Quem experimenta não quer saber mais do concorrente!!! Rsrs
Além disso, a iniciativa de proporcionar o manejo sustentável da planta, com ganho na qualidade de vida para os locais, preservando a mata Atlântica é fantástica! Estão de parabéns!!!

Photo of Eduardo Cruxen

Parabéns Jucai!! Uma empresa que trás uma inovação social e trabalha focando no bem. Um exemplo de um trabalho bem feito e sério. São essas iniciativas que precisamos para o nosso país. Todos os envolvidos estão de parabéns. Acreditem sempre!

Photo of Lucas Veloso

Valeu pelo comentário Eduardo! Se depender da Juçaí cada dia trabalharemos para um mundo melhor! Crescer com responsabilidade e pensando no planeta. Este é o foco!

Photo of Ursulla Araujo

Lucas, obrigada por compartilhar um pouco da história de vida da Juçai e nos ajudar a repensar a definição de sucesso! Posso imaginar que há tanta beleza quanto desafios diários. Muita prosperidade pra vocês, pras comunidades e pra Mata! Sigam nos inspirando e instigando a fazer sempre mais e melhor. bjs

Photo of Mariana Madureira

Viva a juçara! Vida longa à Juçaí!!!
Parabéns Lucas e equipe!

Photo of Lucas Veloso

Obrigado pelo carinho, Mariana!

Photo of Andrea Carvalho

Lindo trabalho! Avante! Parabéns!

Photo of Luise Magalhaes Valentim

Sucesso ao Juçaí ����

Photo of Marina Veloso

Parabéns e sucesso! Excelente iniciativa, belo trabalho!! Empreenda com responsabilidade sempre!!!

Photo of Rosana Correa

Parabéns mil vezes!!! Lindo projeto! Lindas pessoas!!! Precisamos de mais gente e projetos assim!!!!

Photo of Rafa Murta

Parabéns pela iniciativa. Um belo modelo de negócios que associa a conservação à viabilidade econômica utilizando novos produtos. Um exemplo de criação de valor compartilhado.

Photo of Lucas Veloso

Fala Rafa! Isso aí! Ou criamos um modelo de negócios que concilia o social, o ambiental e o econômico de modo harmônico ou nosso planeta não irá suportar este modelo não irá durar muito. Obrigado pelo carinho!

Photo of Agustinho Azevêdo

Excelente seu projeto Lucas. Parabéns. Ele grande potencial para gerar valor compartilhado.

Conheça e avalie também o nosso projeto:
https://network.changemakers.com/challenge/creatingsharedvalue/entry/projeto-educando-para-nutrir

Um abraço e boa sorte.

Agustinho

Photo of Lucas Veloso

Muito obrigado pelo comentário Augustinho! A idéia é essa, gerar valor e de modo positivo! Um abraço cordial!

Photo of Edivan Silva de Carvalho

Prezado Lucas Veloso, boa noite. Achei super interessante a iniciativa de vcs de preservação da Juçara (Euterpe Edulis martius), esta importante espécie nativa e que sofre risco de extinção em função da extração ilegal do palmito que, conforme explicado, no processo de retirada, mata a árvore. Além disso é bastante louvável o envolvimento dos agricultores rurais e comunidades locais para transformar palmiteiros em extratores de frutos e desenvolvendo alimentos orgânicos com alto índice nutricional. Parabéns!

Photo of Lucas Veloso

Muito obrigado pelo carinho! É um trabalho árduo mas recompensador poder reflorestar a Mata Atlântica e ainda por cima dar uma alternativa sustentável de renda para pessoas que antes cometiam crimes ambientais para sobreviver e hoje são defensores deste lindo bioma de forma honesta e gratificante! Um abraço cordial!