Clube de Agricultores e Pescadores

Organizar agricultores/as em grupos ajudando-os a serem auto suficientes para aumento da produção/conhecimento, renda e acesso aos mercados.

Photo of DILSON SANTOS
9 45

Written by

I confirm that I am fully aware of the eligibility criteria, and based on its description, I am eligible to apply to the CSV Prize 2017.

  • Yes, I'm eligible

Preferred language

  • Portuguese

Organization name

Associação Humana Povo para Povo Brasil

Year founded

2007

Initiative stage

  • Growth (the pilot has already launched and is starting to expand)

Annual budget in 2017 (USD)

  • $1mil - $5mil

Number of beneficiaries impacted so far

  • 5,000 - 10,000

Organization type

  • Nonprofit, NGO, or citizen sector

Secondary Focus Area

  • Water
  • Rural development

Headquarters location: Country

  • Brazil

Headquarters location: City

Salvador

Location(s) of impact

Brasil: 49 municípios do Estado da Bahia.

Website

http://www.humanabrasil.org

Facebook URL

https://pt-br.facebook.com/HumanaBrasil

Twitter URL

https://twitter.com/humanabrasil

Problem: What problem is this initiative trying to address?

Esse projeto busca "quebrar" o ciclo de pobreza e de vulnerabilidade que afeta agricultores/as rurais que é grande nos municípios do semiárida baiano. Segundo o IBGE o Estado possui 761.528 estabelecimentos familiares (15% do número total no Brasil) sendo 665.831 (87,43%) classificados como familiares rurais, ocupando apenas 34,11% da área baiana, mas garantindo 80,9% das ocupações (1.881.811 pessoas). Nessa região o IDH é abaixo de 0,65 com o maior índice de insegurança alimentar do Brasil atingindo 56% das famílias.

Solution Summary: What is the proposed solution? What do you see as its most promising aspects for creating shared value?

Os próprios agricultores “quebram” o ciclo de pobreza em que vivem e fazem a gestão de seu desenvolvimento com seus esforços conjuntos: este é o aspecto mais promissor para criar Valor Compartilhado.

O desenvolvimento interno se dá a partir da construção e/ou fortalecimento grupal, formando lideranças; conduzindo treinamentos; implantação de áreas demonstrativas de teste e demonstração de tecnologias e culturas novas; encontros mensais entre os membros, formação de grupos menores de interesses.
Um projeto consiste em 10 clubes. Cada clube consiste de entre 20 e 30 agricultores, mas pode variar conforme tamanho de comunidade rural. Um clube tem sua liderança, agricultores multiplicadores, grupos de interesse e os membros. Os clubes trabalham em rede.
Os projetos de clubes de agricultores formam redes também, a exemplo de Federação de Associações Comunitários do Sisal.
As atividades do projeto incluem treinamento específico de lideranças, de agricultores multiplicadores e outros.

Impact: What is the impact of the work to date? Specify both the social and the environmental impact of your work

Os resultados com os clubes podem ser vistos na eficiência de produção, segurança alimentar, acesso à água e cuidado com os/as 9.000 agricultores/as e pescadores/as dos 45 municípios de 09 territórios de identidade no Estado da Bahia-Brasil que atuamos. Desde o período de implementação da metodologia nos projetos houve aumento de renda dos agricultores e pescadores em 11% e um novo espírito das pessoas em focar a educação e saúde. O resultado é uma mudança no espírito de solidariedade cujos agricultores e pescadores começaram a treinar outras pessoas das comunidades vizinhas para acesso aos mercadores e às políticas dos governos criando um valor compartilhado entre eles. Em 02 anos as habilidades das pessoas são melhoradas em 60% que são capazes de fazer muito mais que imaginavam considerando respeitar o meio ambiente. Essa prática amplia, ainda mais, o reconhecimento das empresas para apoio financeiro em novas ações, métodos, tecnologias e operações/abordagens da gestão similares.

Financial sustainability plan: How is this initiative financially supported? How will you ensure its financial sustainability long-term?

O projeto Clube de Agricultores tem investimento dos governos Federal e Estadual por meio de editais financiados da ordem de 100%. Em 2007, houve contribuições corporativas da Humana People to People da ordem de R$1.000.000 (início de Humana Brasil-HPP). A receita pela venda via produtos da agricultura familiar aumentou em 40% o percentual de renda das famílias o que gera o fortalecimento da produção local. O projeto tem potencial para ser aumentado desde que ampliada o apoio à produção, fomento, comercialização e gestão de recursos dos agricultores/as e pescadores/as. O plano de sustentabilidade destaca o acesso a novos serviços de ATER que poderá ser continuado com o prêmio através da criação de um Fundo Rotativo Solidário (poupança comunitária) para fortalecer os grupos produtivos.

Unique value proposition: What makes your initiative innovative? How does your project differ from other organizations working in the same field?

Nossa iniciativa diferencia-se das outras ações porque está voltada para atender grupos menos favorecidos com ações que privilegia o coletivo para se antecipar, resistir, absorver, adaptar à natureza e recuperar-se de efeitos excludentes. Esse diferencial consolida práticas resilientes e inovadoras via Clube de Agricultores trabalhando o econômico/social e criando valor compartilhado para que a assistência técnica desenvolvida seja mitigadora da pobreza e fonte de ingressos dos mais pobres.

Founding story: Share a story about the "Aha!" moment that sparked the beginning of this initiative.

As parcerias e os apoios oferecidos por entidades públicas e privadas constituem os principais elementos de aprendizagem, intercâmbio e de experiências que resultam Num conjunto de boas práticas para os agricultores/pescadores e suas comunidades onde a Humana Brasil-HPP vem trabalhando. Ampliar essa experiência que já conta com empresas como a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Governo do Estado dentre outros que oferecem seu apoio financeiro é fundamental para que os farmers clube se fortaleçam. Isso acontece por meio de construções coletivas e/ou editais que são divulgados e que nos geram um convite a mais para ampliar e ter novos parceiros e capacidades. Essa busca tem como foco capacitar líderes/pessoas para que estas possam produzir melhor, se proteger e alcançar crescimento através do seu desenvolvimento social e humano.

Where did you hear about the Nestlé Creating Shared Value Prize?

  • Search engine

Program Design Clarity: We are hungry to know more about what exactly your model consists of. Succinctly list a) what main activities are you doing with your beneficiaries, b) where you carry out the activities? c) how often? d) for how many hours? e) who delivers the services? and f) any other brief details

Nosso modelo consiste na estruturação de clubes de agricultores e pescadores para atendimento às demandas produtivas de base agroecológica com ações voltadas para o fomento, gestão, segurança alimentar e nutricional, apoio à comercialização e a Assistência Técnica e Extensão Rural-ATER. Por meio de oficinas, capacitações e do trabalho ombro a ombro realizado pelos líderes de projeto e técnicos de ATER da HPP as famílias são estimuladas a trabalhar a prática da economia solidária, sustentabilidade e a agroecologia. Essas atividades, uma vez absorvidas pelos beneficiários, resulta no aumento da produção, comercialização e gestão de recursos, melhorando a qualidade de vida e garantindo soberania alimentar das famílias, além de gerar valor compartilhado entre as comunidades e as pessoas. Desde o começo a Humana Brasil vem desenvolvendo um trabalho de associativismo rural como instrumento de organização, crescimento econômico, desenvolvimento, integração social, inclusão produtiva e social das famílias e inserção destas nas políticas sociais dos governos para geração de trabalho e renda. Atualmente, o Clube de Agricultores/as e Pescadores/as está sendo executado em 49 municípios, de 09 territórios de Identidade no Estado da Bahia, contemplando cerca de 9 mil famílias. A frequência dos trabalhos é semanal com 08 horas/dia de atividades realizado por técnicos contratados e voluntários. As famílias tem um caderno do agricultor para avaliar e acompanhar a frequência das atividades.

Focus area

  • Rural Development

We are interested in learning more about your initiative's broad impact on sustainable development. Please reply ONLY to the question(s) related to your above focus area.

O Clube de Agricultores/as e Pescadores/as trabalha com um enfoque holístico, integrador de estratégias voltadas para o desenvolvimento rural, dinâmico e participativo baseado nos princípios da economia solidária e da sustentabilidade. Nossa iniciativa foca na equidade de gênero e na inclusão social das pessoas estabelecendo uma base metodológica que atende às necessidades do presente sem comprometer as possibilidades das gerações futura. Desenvolvendo uma ATER de qualidade capacitamos produtores para produzir de forma eficaz e em abundância, trabalhando seus interesses, fortalecendo seu poder produtivo e ampliando seu conhecimento para que eles/as possam ser agente do próprio processo de desenvolvimento. Nossa estratégia inclui milhares de agricultores familiares de pequena escala em vários territórios da Bahia. São ações efetivas e permanentes realizadas na própria comunidade privilegiando o conhecimento de vida das pessoas, fundamentado no estímulo, respeito e pluralidade das diversidades locais. O clube unido fortalece outras ações paralelas como a de conscientização nutricional, aquecimento global, combate às doenças e ao mosquito aedes aegypti e acesso a mercados como o PNAE e PAA,, etc. Com o clube organizado os membros aumentam sua produção e a capacidade de resolver problemas de forma integrada, aprendem métodos de agroecologia, conservação marinha, diversificam plantio, trabalham materiais de baixo custo, convivem com semiárido e planejam melhor seus resultados.

Creating shared value: How does your initiative create value for different stakeholders?

A nossa iniciativa cria valor compartilhado porque motiva as pessoas (comunidades, governos e pessoas) a se unir em prol de uma sociedade sustentável e contribui para que as geração presente possam trabalhar, gerar renda e usufruir dos recursos naturais sem comprometer as gerações do futuro. Isso é possível porque trabalhamos com conhecimento e técnicas em regime de parcerias (Nacionais e Internacionais). Essas novas técnicas encorajam famílias, abordam questões ambientais, sociais e políticas, na busca de um ambiente que viabilize à transição agroecológica, dê sustentabilidade econômica às comunidades carentes de uma forma autônoma e contínua. Esse conhecimento fortalecido pelas técnicas/instrumentos utilizados, entre os pequenos agricultores/as, geram soluções agrícolas de baixo custo e métodos de cultivos e de sistemas corretos, além de apoio financeiro (fundo rotativo) que permite desencadear o desenvolvimento econômico dos agricultores e mais investimento por parte dos governos.

How is your initiative funded, now and over the next 5 years?

O Clube de Agricultores (ATER) é uma iniciativa financiada 100% com recursos dos governos Federal e Estadual (editais públicos), contudo, contamos com apoio da Humana People To People em ações estratégicas focadas para o desenvolvimento comunitário. O Clube de Agricultores (atividades de ATER) possuem prazo de 03 anos para execução das suas atividades. O trabalho está voltado para a melhoria da produção, comercialização e gestão de recursos, o que qualifica a vida das famílias permitindo a eles/as a garantia de sua soberania alimentar e a geração trabalho e renda.

How do you plan to influence your field of work if you are a winner of this edition of the CSV Prize?

A partir da missão da Humana Brasil planejamos ampliar, influenciar e estimular o desenvolvimento humano no seu sentido mais amplo, especialmente por meio da implantação de projetos que unam as pessoas em torno de um objetivo comum que é o compartilhamento de conhecimentos e habilidades. Apoiando os indivíduos e o seu trabalho nas diferentes cadeias produtivas, contribuiremos para que as pessoas possam ser agentes transformadoras de suas comunidades que necessitam de auxílio para superação da pobreza e das circunstâncias desumanas em que vivem. Dessa forma iremos influenciar mediante participação ativa e democrática da população, trazendo novos parceiros e investimentos criando um sistema de comunicação para divulgar suas demandas e ações.

How will you leverage an investment from Nestle to expand the impact of your work?

Para implementar o Centro de Desenvolvimento em Tecnologias Sociais, ampliar conhecimentos, criar novas tecnologias sociais e proporcionar produtos de qualidade para o aumento da renda das famílias. Também incentivaremos os grupos com o Fundo Rotativo Solidário que é como uma poupança comunitária gerida coletivamente. Essa poupança é formada por meio da doação voluntária de recursos por cada membro participante ou pode ser constituída a partir de ações/recursos externos, venda e/ou serviços destinados à comunidade. É um FUNDO porque reúne recursos (financeiros, mão-de-obra, sementes, etc). É ROTATIVO porque os recursos giram, circulam entre todos os participantes. É SOLIDÁRIO porque você recebe o benefício, mas também pensa no/a outro/a.

Spread Strategies: Moving forward, what are the main strategies for scaling impact? What’s the projected impact for the coming years? Are you planning to expand your programme into new locations? On what assumptions do you build your scale-up plans?

O enfrentamento das necessidades é um desafio constante que pretendemos superar dia-a-dia seja ampliando o apoio às famílias em situação de vulnerabilidade social, seja ampliando seu acesso às oportunidades a partir do desenvolvimento sustentável e via fundo rotativo. Dessa forma, nos próximos anos, pretendemos ampliar o Clube de Agricultores para transpor a fronteira do nosso estado. Nossa estratégia será o de ampliar e/ou acessar novos mercados oportunizando conhecimentos às pessoas com vistas a compensar limitações dos métodos de operações e abordagens de gestão atuais. O contexto dessas demandas será o de agregar ideias, ampliar a participação das pessoas para que estes/as possam desenvolverem papeis chaves em suas organizações. Isso incluirá expandir o Clube de Agricultores/as em outros espaços promovendo o respeito à natureza e, ao mesmo tempo, manipulando novos produtos sustentáveis, de valor agregado, permitindo o aporte de recursos e presença constante destes nos mercados.

Team: What is the current composition of your team (types of roles, number of full-time vs. part-time staff, board members, etc.)? How will this team evolve as your initiative grows?

A Humana conta com uma equipe multidisciplinar experiente com formação de nível superior e nível médio, nas áreas de pesca, cultura, sociologia, agronomia, administração, pedagogia, serviço social, ciências contábeis e também possui Conselho Fiscal, de Líderes e Projeto e Pedagógico. São 143 profissionais que desenvolvem papeis com agroecologia, assistência técnica, tecnologias sociais, água para consumo e produção, geração de renda, medidas de saúde preventiva e nutrição, meio ambiente, gênero e diversidade, com carga horária de 8 horas/dia. Caso sejamos aprovados nosso objetivo é incluir pessoas das comunidades em papeis de liderança comunitária, líderes de projetos para compor a equipe técnica. Dessa forma esperamos que estas pessoas possam ter progresso, aprender e serem felizes.

Awards: What awards or honors has the initiative received?

Somos uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP;
Estamos incluídos na Lei Autorizativa do Estado da Bahia e qualificada para receber fundos do Governo do Estado;
Registrada no Cadastro Nacional de Entidades Ambientalistas-CNEA do Ministério do Meio Ambiente;
Certificada pelo MDS no CEBAS

Organizational leadership: How are you influencing your field of work in the present?

Inspiramos outros atores a serem mais inovadores pelo trabalho ombro a ombro e através do fortalecimento de uma estrutura organizacional participativa das comunidades, pessoas e famílias. Desse modo as pessoas se unem para melhorar sua capacidade produtiva, qualidade de vida e adotam práticas sustentáveis voltadas para a natureza. Essa aglutinação de saberes envolve crianças, jovens, adultos e idosos de ambos os sexos. Envolvidos todos discutem os problemas de suas comunidades e adotam práticas sustentáveis que os tornam mais corajosos e inspiram outras pessoas. Inspirados mais pessoas tornam-se protagonistas do seu meio criando oportunidades com caráter empreendedor, participam de conselhos, acessos programas e geram renda.

Should you be successful, please confirm your availability to attend the Ashoka Impact Boot camp and Creating Shared Value Prize Live Pitch Event at the World Water Forum 13-16 March 2018

  • Yes, I am available to attend the events on 13-16 March 2018

Evaluation results

3 evaluations so far

1. Overall evaluation

5 - This idea rocked my world. It’s awesome! - 33.3%

4 - This idea seems really exciting. With a little more polishing, it’d be among my favorites. - 66.7%

3 - I think the idea is great, but it needs some work before it moves onto the next round. - 0%

2 - I liked it fine but preferred others. - 0%

1 - It didn’t make my heart beat faster. Needs significant revisions. - 0%

2. Innovation

5 - Absolutely, 100%! - 33.3%

4 - I feel really good about this - very promising - 66.7%

3 - This has some good elements and some areas for development - 0%

2 - This doesn’t inspire me so much - 0%

1 - This entry is weak here - 0%

3. Social and/or Environmental Impact

5 - Absolutely, 100%! - 66.7%

4 - I feel really good about this - very promising - 33.3%

3 - This has some good elements and some areas for development - 0%

2 - This doesn’t inspire me so much - 0%

1 - This entry is weak here - 0%

4. Financial sustainability

5 - Absolutely, 100%! - 0%

4 - I feel really good about this - very promising - 100%

3 - This has some good elements and some areas for development - 0%

2 - This doesn’t inspire me so much - 0%

1 - This entry is weak here - 50%

Nothing stands out! I thought it was great. - 0%

5. Potential to Scale / Replicability

5 - Absolutely, 100%! - 0%

4 - I feel really good about this - very promising - 100%

3 - This has some good elements and some areas for development - 0%

2 - This doesn’t inspire me so much - 0%

1 - This entry is weak here - 0%

6. Organizational Leadership

5 - Absolutely, 100%! - 66.7%

4 - I feel really good about this - very promising - 33.3%

3 - This has some good elements and some areas for development - 0%

2 - This doesn’t inspire me so much - 0%

1 - This entry is weak here - 0%

7. Potential for Creating Shared Value

5 - Absolutely, 100%! - 33.3%

4 - I feel really good about this - very promising - 66.7%

3 - This has some good elements and some areas for development - 0%

2 - This doesn’t inspire me so much - 0%

1 - This entry is weak here - 0%

9 comments

Join the conversation:

Comment
Photo of Liliam

Projeto bastante promissor para as famílias rurais! Parabéns!

View all comments