Caminhar

Caminha para seres saudável e aprenderes mais sobre fauna, flora e lendas dos locais onde passeias.

Photo of Gabriel Lopes
0 5

Written by

A que faixa etária pertences?

  • Tenho entre 13 e 17 anos

Termos e Condições Desafio Gulbenkian 25 sub 25

  • Sim, li e estou de acordo

Consentimento Para Menores de 18 Anos

  • Confirmo que enviei os dados pelo link.

Lista de verificação de elegibilidade

  • Na Ashoka, definimos agente de mudança como qualquer pessoa que se põe em acção para responder a um determinado problema, activa outros, e trabalha no sentido de encontrar soluções para o bem de todos. Se te consideras um(a) jovem agente de mudança assinala esta caixa.
  • Terás entre os 13 e os 25 anos em 7 de Outubro de 2020.
  • A tua ideia será implementada em território português.
  • Confirma que dás o teu consentimento para que possamos dar visibilidade ao teu projeto e percurso neste desafio, nas redes sociais.
  • Confirma que tens o direito de usar ou partilhar qualquer conteúdo que tenhas colocado neste formulário de candidatura.
  • Se tens menos de 18 anos, confirma que tens autorização dos teus pais ou encarregados de educação para participar neste desafio, através do formulário enviado por email, assinado.

Em que projeto das Academias Gulbenkian do Conhecimento estás a participar?

  • Não reconheço o projeto na lista

Caso não encontres o teu projeto na lista, procura também no site da Gulbenkian, ou usa este espaço para te podermos ajudar. Coloca aqui mais informações sobre o projecto aqui, para que possamos ajudar-te a localizá-lo.

Colégio S. José (Coimbra) VOAR

Qual o mês e ano em que nasceste?

jun-2007

Com que género te identificas?

  • Masculino

Nas próximas nove perguntas irás apresentar a tua Ideia Criativa e Transformadora! 1. O Problema: Qual o problema que estás a contribuir para resolver?

Hoje em dia, os ecossistemas são cada vez menos valorizados e maior é a sua destruição. É importante que as pessoas voltem a perceber o quão importante é preservar os ecossistemas locais e não os destruir. Infelizmente as pessoas, por volta do seculo passado começaram a não dar importância à fauna e flora, começando a mudar a maneira como os ecossistemas funcionavam, destruindo-os, e consecutivamente criando um desequilíbrio, que cada vez mais aumenta. 

2. Motivação: O que te motivou a querer resolver este problema?

Eu tenho pena de que a paixão pela natureza e por este tipo de coisas esteja a desaparecer, e acredito que caso se mostre ás pessoas outra forma de ver a natureza, e até mesmo a maneira como a tratamos, pudesse motivar mais pessoas a tratar bem o ambiente e a verem a natureza de outra forma. Para dizer verdade, eu amo trekking, ecologia e tudo isso, e acho que se fizer isto com paixão, muitas mais pessoas vão ficar motivadas (aprendi isto quando entrei numa donuteria vegan, e estava um pouco indeciso sobre o que escolher, mas o empregado que estava a me atender vendeu os produtos com tanta paixão que acabei por levar quase um donut de cada). Aqui vejo uma oportunidade de conhecer novas pessoas e motivá-las, em conjunto com a minha equipa, a amarem a natureza!

3. A tua Solução: Como é que estás a planear resolver este problema?

Aliar o tema “saúde e bem estar” com a temática “sustentabilidade ambiental”;generalizar a possibilidade de percursos, como por exemplo, florestais ou na praia;dar a conhecer a fauna e a flora mais característica do local do passeio- enfatizar a componente voluntária dos participantes, pela sua importância no conhecimento do que nos rodeia, e do que se pode fazer para ajudar a proteger, cuidar e divulgar;gratuitidade;importância da recolha de lixo durante os percursos;tentar juntar participantes de várias gerações, de modo a se poderem partilhar conhecimentos e experiências do passado de cada um;no final ou durante cada percurso fazer uma espécie de tertúlia;percursos simples e de fácil acessibilidade;participação de um adulto, pelo menos, experiente e conhecedor, tanto dos percursos a efectuar, como do que possa haver a divulgar;todos os membros do grupo devem ter conhecimento básico de socorro

4. O Factor X: O que é que a tua ideia tem de diferente, em relação a outros programas ou soluções que já existem?

Misturar idades vai permitir que jovens, pessoas de 2ª idade e de 3ª idade possam trocar impressões acerca do tema de que se está a falar, falando de diferentes tempos e ideias.

5. Vais trabalhar em equipa? Se sim, coloca o nome e email dos restantes membros na linha em branco.

  • Sim
  • Marco Braz (marco@csj.edu.pt) ; Leonor Prata (leonor.prata@csj.edu.pt)

6.1. Em que distrito resides?

  • Distrito de Coimbra

6.2 E em que cidade, vila ou aldeia resides?

Coimbra

7.1. Onde esperas implementar o projeto?

  • Distrito de Coimbra

7.2. Em que aldeia, vila ou cidade pretendes implementar o projeto? Porquê aí?

Em todo o distrito, escolhendo alguns percursos por todo o distrito e para ser acessível a gente de todo o distrito, além de assim se poder mostrar diferentes tipos de fauna e flora

8. Impacto esperado: qual a mudança que esperas que a tua ideia provoque nas pessoas que vai servir?

Eu espero que este projeto ajude a que haja mais gente a querer fazer caminhadas e mais pessoas a terem cuidado com o ambiente e com maior conhecimento.

9.1. No último ano, fizeste algo para responder a um problema social ou ambiental, no teu contexto?

  • Sim

9.2. Qual das seguintes afirmações descreve melhor o tipo de iniciativa que tiveste?

  • Trouxe uma ideia ou movimento que já existia para a minha família, comunidade, escola ou empresa. Exemplos: Encorajei amigos/família a começar a reciclar, instalei baldes do lixo para reciclagem na comunidade local, comecei um clube para ensinar raparigas a escrever código no computador, liderei campanhas para informar eleitores, organizei um workshop ou evento comunitário sobre um tema que me preocupa/move, etc.

9.3. Estás a apoiar outros a serem agentes de mudança de alguma das formas aqui descritas?

  • Juntando pessoas
  • Contando histórias /Usando os Meios de Comunicação

0 comments

Join the conversation:

Comment