CrerSer
Projeto educativo que visa experiências desafiantes e enriquecedoras no contexto de um ecossistema de montanha.

A que faixa etária pertences?
- Tenho entre 18 e 25 anos
Termos e Condições Desafio Gulbenkian 25 sub 25
- Sim, li e estou de acordo
Consentimento Para Menores de 18 Anos
- Não confirmo ter enviado os dados pelo link
Lista de verificação de elegibilidade
- Na Ashoka, definimos agente de mudança como qualquer pessoa que se põe em acção para responder a um determinado problema, activa outros, e trabalha no sentido de encontrar soluções para o bem de todos. Se te consideras um(a) jovem agente de mudança assinala esta caixa.
- Terás entre os 13 e os 25 anos em 7 de Outubro de 2020.
- A tua ideia será implementada em território português.
- Confirma que dás o teu consentimento para que possamos dar visibilidade ao teu projeto e percurso neste desafio, nas redes sociais.
- Confirma que tens o direito de usar ou partilhar qualquer conteúdo que tenhas colocado neste formulário de candidatura.
Em que projeto das Academias Gulbenkian do Conhecimento estás a participar?
- ECOGERMINAR - com Escola Superior de Educação de Castelo Branco e Instituto Politécnico da Guarda
Qual o mês e ano em que nasceste?
Mar-1996Com que género te identificas?
- Feminino
Website ou perfis de redes sociais
https://www.facebook.com/danielafilipasaraiva/Nas próximas nove perguntas irás apresentar a tua Ideia Criativa e Transformadora! 1. O Problema: Qual o problema que estás a contribuir para resolver?
O Estudo “Portugal a Brincar”, e elaborado pela Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC) em parceria com o Instituto de Apoio à Criança revelou apenas 2,2% das crinças brinca na rua. Por outro lado, a construção de sociedades sustentáveis com uma maior consciência ecologica é urgente. As futuras gerações serão as que vão sofrer consequências mais graves dos nossos atuais modos de produzir, consumir e, em suma, viver.
2. Motivação: O que te motivou a querer resolver este problema?
Um dia um professor disse-me que nós temos apenas duas opções: "Ou fazemos heroicamente parte da solução, ou constituímos parte do problema". Tornou-se claro para mim a que lado da moeda queria pertencer.
É preciso encarar com realismo e com a responsabilidade que nos serve a todos nós enquanto cidadãos, a urgência desta mutação civilizacional.
3. A tua Solução: Como é que estás a planear resolver este problema?
O brincar ao ar livre promove cinco aspectos de uma importância fundamental nos contextos que vivemos:
1) Aumenta o sentido de comunidade e o respeito pela natureza e o espaço público;
2) Desenvolve competências como confiança, resiliência e criatividade;
3) Cuidar da saúde mental;
4) Cuidar da saúde física e do sistema imunológico;
5) Novas oportunidades de socialização.
4. O Factor X: O que é que a tua ideia tem de diferente, em relação a outros programas ou soluções que já existem?
O Fator X deste projeto refle-se no contexto em que se propõe desenvolver, na Serra da Estrela. Através da promoção do contacto da natureza na infância, concomitantemente, promovemos o desenvolvimento e a preservação do património natural e cultural de um Geopark Mundial da UNESCO.5. Vais trabalhar em equipa? Se sim, coloca o nome e email dos restantes membros na linha em branco.
- Não
6.1. Em que distrito resides?
- Distrito de Castelo Branco
6.2 E em que cidade, vila ou aldeia resides?
Covilhã7.1. Onde esperas implementar o projeto?
- Distrito de Castelo Branco
7.2. Em que aldeia, vila ou cidade pretendes implementar o projeto? Porquê aí?
Pretendo implementar o projeto na Covilhã, uma vez que o acesso ao um ecossistema tão complexo e rico está mesmo "à mão de semear" da cidade. Para que a própria comunidade promova a sua preservação.8. Impacto esperado: qual a mudança que esperas que a tua ideia provoque nas pessoas que vai servir?
Sei que o contacto com a natureza garante um melhor desenvolvimento do sistema imunitário das crianças, é um bom indicador de saúde mental e de saúde física e um promotor da curiosidade que é imprescendível para a consolidação do conhecimento na infância. Assim, para além de um desenvolvimento pleno das nossas crianças. Promovemos também - com a consciência que uma das grandes campanhas para a sociedade implementar a reciclagem dos resíduos foi feita através das escolas - uma maior consciência comunitária de preservação dos ecossistemas e de sustentabilidade.
9.1. No último ano, fizeste algo para responder a um problema social ou ambiental, no teu contexto?
- Sim
9.2. Qual das seguintes afirmações descreve melhor o tipo de iniciativa que tiveste?
- Apoiei uma campanha ou movimento, já existente, de outra pessoa, ou reagi diretamente ao problema perto de mim. Exemplos: Assinei uma petição, juntei-me a um protesto ou manifestação, ensinei a língua local a refugiados, fiz voluntariado numa casa de acolhimento para sem-abrigo, doei comida/roupa aos sem-abrigo, etc.
- Trouxe uma ideia ou movimento que já existia para a minha família, comunidade, escola ou empresa. Exemplos: Encorajei amigos/família a começar a reciclar, instalei baldes do lixo para reciclagem na comunidade local, comecei um clube para ensinar raparigas a escrever código no computador, liderei campanhas para informar eleitores, organizei um workshop ou evento comunitário sobre um tema que me preocupa/move, etc.
9.3. Estás a apoiar outros a serem agentes de mudança de alguma das formas aqui descritas?
- Juntando pessoas
- Dando aulas
- Dando formação
- Contando histórias /Usando os Meios de Comunicação
- Dando oportunidades de voluntariado
- Ligando pessoas/grupos que de outra forma não se conectariam
2 comments
Join the conversation:
CommentGabriela Silva