LIGA-TE POR VILA REAL

A nossa iniciativa consiste em criar um plataforma online para unir Vila Real

Photo of Miguel Leirós
2 12

Written by

A que faixa etária pertences?

  • Tenho entre 18 e 25 anos

Termos e Condições Desafio Gulbenkian 25 sub 25

  • Sim, li e estou de acordo

Lista de verificação de elegibilidade

  • Na Ashoka, definimos agente de mudança como qualquer pessoa que se põe em acção para responder a um determinado problema, activa outros, e trabalha no sentido de encontrar soluções para o bem de todos. Se te consideras um(a) jovem agente de mudança assinala esta caixa.
  • Terás entre os 13 e os 25 anos em 7 de Outubro de 2020.
  • A tua ideia será implementada em território português.
  • Confirma que dás o teu consentimento para que possamos dar visibilidade ao teu projeto e percurso neste desafio, nas redes sociais.
  • Confirma que tens o direito de usar ou partilhar qualquer conteúdo que tenhas colocado neste formulário de candidatura.

Em que projeto das Academias Gulbenkian do Conhecimento estás a participar?

  • FNAJ - Infobus da Cidadania

Qual o mês e ano em que nasceste?

Nov-1999

Com que género te identificas?

  • Masculino

Website ou perfis de redes sociais

Facebook- Miguel Leirós Instagram- miguelleiros

Nas próximas nove perguntas irás apresentar a tua Ideia Criativa e Transformadora! 1. O Problema: Qual o problema que estás a contribuir para resolver?

No nosso ponto de vista jovens, achamos que existe uma fraca ligação entre as várias associações do distrito de vila real, devido a falta de partilha de informação sobre projetos, iniciativas ou mesmo atividades. Consequentemente, faz com que o distrito não tenha grande adesão e que haja uma menor intervenção juvenil. A fraca publicidade do município no que toca a promover atividades e a pouca comunicação existente entre associações é a maior causa deste problema.

2. Motivação: O que te motivou a querer resolver este problema?

Como vila-realenses já temos um grande problema geográfico devido a sermos um distrito do interior, em que a sua maioria é rural, e por esse facto enquanto jovens sentimos na pele uma descriminação devido a falta, demora de partilha de informação e acesso a oportunidades que acontecer maioritariamente em grandes centros urbanos, chegando sempre tarde ou nunca aos jovens do distrito, limitando assim o desenvolvimento e envolvimento ativo dos jovens. Independentemente destes fatores que nos limitam, somos jovens lutadores com o sonho de transformar as coisas e assim queremos ultrapassar esta dificuldade e tornar Vila Real um distrito melhor, eficiente, unido e desenvolvido, criando assim uma rede de oportunidades e partilha de iniciativa diversas.

3. A tua Solução: Como é que estás a planear resolver este problema?

Sendo o nosso maior problema Vila Real não ser o centro geográfico do distrito e a falta de comunicação resolvemos criar uma plataforma online, onde possamos ser o elo de ligação e partilhar informações.

Na 1º fase iria ser de partilha de informações, concursos, atividades e comunicados ligado, criando assim uma agenda virtual onde todos jovens possam estar sempre atualizados dos acontecimentos.

Na 2º fase haverá um espaço livre para debates, partilha de projetos, momentos de cultura, entrevistas, testemunhos, conversas com órgãos ligados ao associativismo e empresas que queiram contribuir para futuros projetos.

Por fim na 3º fase visto que estamos no centro de tomada de decisões do distrito, seriámos-mos os “embaixadores/representantes” elo de ligação e facilitação de processos/documentação entre associações e outras entidades sediadas fora de Vila Real e que por algum motivo não se consigam deslocar a vila real.

Por outro lado iremos organizar reuniões internas para dividir tarefas, estudar propostas, discutir ideias, estratégias, reunir com elementos da câmara municipal de forma a estarmos ligados diretamente com os órgãos de decisão e numa partilha constante de informação 


4. O Factor X: O que é que a tua ideia tem de diferente, em relação a outros programas ou soluções que já existem?

A plataforma vai permitir a divulgação de atividades do distrito, conversas, debates, conferencias, aulas, consultas e até mesmo partilha de cultura de forma online. Tendo como vantagem o facto de todos terem os mesmos direitos a informação sem ser necessário deslocações, transportes ou até mesmo gastos que dai advenham. Assim sendo pretende-se uma participação ativa nas atividades diminuindo a taxa de absentismo juvenil em contexto de participação em atividades do município ou fora do mesmo.

5. Vais trabalhar em equipa? Se sim, coloca o nome e email dos restantes membros na linha em branco.

  • Sim

6.1. Em que distrito resides?

  • Distrito de Vila Real

6.2 E em que cidade, vila ou aldeia resides?

Ponte-Mouços

7.1. Onde esperas implementar o projeto?

  • Distrito de Vila Real

7.2. Em que aldeia, vila ou cidade pretendes implementar o projeto? Porquê aí?

Em todo o distrito de Vila Real. Porque e a nossa área de residência é onde temos uma maior conhecimento da realidades e das carências

8. Impacto esperado: qual a mudança que esperas que a tua ideia provoque nas pessoas que vai servir?

Reduzir as barreiras geográficas criando uma comunidade ativa, mais unida e mais participativa na transformação positiva, pronta para responder aos problemas da sociedade.

9.1. No último ano, fizeste algo para responder a um problema social ou ambiental, no teu contexto?

  • Sim

9.2. Qual das seguintes afirmações descreve melhor o tipo de iniciativa que tiveste?

  • Apoiei uma campanha ou movimento, já existente, de outra pessoa, ou reagi diretamente ao problema perto de mim. Exemplos: Assinei uma petição, juntei-me a um protesto ou manifestação, ensinei a língua local a refugiados, fiz voluntariado numa casa de acolhimento para sem-abrigo, doei comida/roupa aos sem-abrigo, etc.
  • Trouxe uma ideia ou movimento que já existia para a minha família, comunidade, escola ou empresa. Exemplos: Encorajei amigos/família a começar a reciclar, instalei baldes do lixo para reciclagem na comunidade local, comecei um clube para ensinar raparigas a escrever código no computador, liderei campanhas para informar eleitores, organizei um workshop ou evento comunitário sobre um tema que me preocupa/move, etc.
  • Levei mais longe uma ideia ou modelo de negócio para começar a minha própria iniciativa que ajuda a resolver um problema. Exemplos: Comecei uma plataforma de crowd-funding, organizei campanhas para distribuir comida a sem-abrigo, comecei um negócio social de micro-finanças, fundei uma empresa para garantir acesso à internet para comunidades com dificuldades de acesso, etc.
  • Concretizei a minha própria ideia ou solução. Exemplos: Comecei uma empresa para implementar uma nova maneira dos hotéis conseguirem poupar água, comecei uma iniciativa para transformar lixo e resíduos em produtos úteis, patenteei um produto/ forma melhor e mais sustentável para higiene menstrual das mulheres, etc.

9.3. Estás a apoiar outros a serem agentes de mudança de alguma das formas aqui descritas?

  • Organizando comunidades
  • Juntando pessoas
  • Dando oportunidades de voluntariado
  • Ligando pessoas/grupos que de outra forma não se conectariam

10. Se um amigo ou colega te motivou a participar, escreve aqui o seu nome e email.

Anabela Barreira (EU+TU=MUITOS Associação Socio Educativa e Recreativa) -anabelabarreira@gmail.com Joana Pereira- jonas.jjordison@gmail.com Joana Silva- joanafilsilva@gmail.com

2 comments

Join the conversation:

Comment
Spam
Photo of Keveni Fernandes
Team

No meio de tantas associações é dificil haver contacto entre as mesmas, e uma plataforma que as una parece interessante ecom bastante potencial.
Parabéns e boa sorte!

View all comments