Portugal + Informado

Aplicação de telemóvel e site onde as perguntas mais importantes para a população portuguesa são respondidas por candidatos políticos.

Photo of Beatriz
0 4

Written by

A que faixa etária pertences?

  • Tenho entre 18 e 25 anos

Termos e Condições Desafio Gulbenkian 25 sub 25

  • Sim, li e estou de acordo

Lista de verificação de elegibilidade

  • Na Ashoka, definimos agente de mudança como qualquer pessoa que se põe em acção para responder a um determinado problema, activa outros, e trabalha no sentido de encontrar soluções para o bem de todos. Se te consideras um(a) jovem agente de mudança assinala esta caixa.
  • Terás entre os 13 e os 25 anos em 7 de Outubro de 2020.
  • A tua ideia será implementada em território português.
  • Confirma que dás o teu consentimento para que possamos dar visibilidade ao teu projeto e percurso neste desafio, nas redes sociais.
  • Confirma que tens o direito de usar ou partilhar qualquer conteúdo que tenhas colocado neste formulário de candidatura.

Em que projeto das Academias Gulbenkian do Conhecimento estás a participar?

  • U.DREAM

Qual o mês e ano em que nasceste?

Dez-2000

Com que género te identificas?

  • Feminino

Website ou perfis de redes sociais

@michii.silvaa (instagram)

Nas próximas nove perguntas irás apresentar a tua Ideia Criativa e Transformadora! 1. O Problema: Qual o problema que estás a contribuir para resolver?

Pretendo facilitar o acesso à informação política sem distrações para tentar aumentar decisões informadas e diminuir a abstenção. Também gostaria de trazer interesse e vontade para a decisão de voto para as partes da população que se sentem menos envolvidas.

2. Motivação: O que te motivou a querer resolver este problema?

Recentemente, quando fiz os 18 anos, ganhei o direito ao voto. Mas não só reparei como era muito difícil encontrar informação sobre diferentes candidatos, partidos e as suas respostas aos problemas do país, mas também reparei que os meus colegas (da minha idade) não tinham intenção de votar porque sentiam que "não estavam prontos" porque "não sabiam o suficiente" sobre estes assuntos. Pensei que seria ótimo se existisse um único sitío, acessível a todos, onde a informação estivesse disponível.

3. A tua Solução: Como é que estás a planear resolver este problema?

Entrando no site ou aplicação, a pessoa poderá escolher um tema pelo qual esteja curioso/interessado (por exemplo, ambiental). Seleciona uma pergunta, (por exemplo "Que problemas ambientais não recebem atenção suficiente?"). Dentro de cada pergunta pode escolher um partido (por exemplo: PS) e assistir a um pequeno vídeo (2-3 minutos) do representante do partido a responder à pergunta escolhida. 

Desta forma, existe muita informação no mesmo local, com fácil acesso a qualquer pessoa com acesso à internet, em que cada representante responde às perguntas num tempo limitado e de forma simples.

4. O Factor X: O que é que a tua ideia tem de diferente, em relação a outros programas ou soluções que já existem?

O João, 18 anos, gostava de votar em alguém preocupado com o ambiente, mas não têm capacidade e interesse em procurar a informação por si. Cada site diz uma coisa diferente então apenas vota no partido que os pais votam. A D. Maria, 76 anos, não sabe muito bem o que cada partido quer fazer quanto aos problemas que a afetam, mas tem dificuldade em navegar os sites à procura de informação. Com esta aplicação/site, ambos podem aceder de forma rápida e simples a estas informações, clicando na secção "Saúde" ou "Ambiente", e na pergunta à qual queriam resposta.

5. Vais trabalhar em equipa? Se sim, coloca o nome e email dos restantes membros na linha em branco.

  • Sim

6.1. Em que distrito resides?

  • Distrito de Leiria

6.2 E em que cidade, vila ou aldeia resides?

Bombarral

7.1. Onde esperas implementar o projeto?

  • Distrito de Lisboa

7.2. Em que aldeia, vila ou cidade pretendes implementar o projeto? Porquê aí?

Portugal + Informado é um projeto online, por isso a sua implementação seria de acesso nacional, com o foco em Lisboa inicialmente pois é a localização em comum à equipa.

8. Impacto esperado: qual a mudança que esperas que a tua ideia provoque nas pessoas que vai servir?

A esperança desta iniciativa é conseguir chegar um novo meio de informação à população portuguesa de forma a combater as fake news e a manipulação de acesso à informação política.

9.1. No último ano, fizeste algo para responder a um problema social ou ambiental, no teu contexto?

  • Sim

9.2. Qual das seguintes afirmações descreve melhor o tipo de iniciativa que tiveste?

  • Apoiei uma campanha ou movimento, já existente, de outra pessoa, ou reagi diretamente ao problema perto de mim. Exemplos: Assinei uma petição, juntei-me a um protesto ou manifestação, ensinei a língua local a refugiados, fiz voluntariado numa casa de acolhimento para sem-abrigo, doei comida/roupa aos sem-abrigo, etc.

9.3. Estás a apoiar outros a serem agentes de mudança de alguma das formas aqui descritas?

  • Juntando pessoas
  • Contando histórias /Usando os Meios de Comunicação
  • Ligando pessoas/grupos que de outra forma não se conectariam

0 comments

Join the conversation:

Comment