Re-use

Eventos de câmbio de roupas, com a finalidade de: promover a Economia Circular, a Sustentabilidade Ambiental e erradicar o consumismo

Photo of Carolina
5 7

Written by

A que faixa etária pertences?

  • Tenho entre 18 e 25 anos

Termos e Condições Desafio Gulbenkian 25 sub 25

  • Sim, li e estou de acordo

Lista de verificação de elegibilidade

  • Na Ashoka, definimos agente de mudança como qualquer pessoa que se põe em acção para responder a um determinado problema, activa outros, e trabalha no sentido de encontrar soluções para o bem de todos. Se te consideras um(a) jovem agente de mudança assinala esta caixa.
  • Terás entre os 13 e os 25 anos em 7 de Outubro de 2020.
  • A tua ideia será implementada em território português.
  • Confirma que dás o teu consentimento para que possamos dar visibilidade ao teu projeto e percurso neste desafio, nas redes sociais.
  • Confirma que tens o direito de usar ou partilhar qualquer conteúdo que tenhas colocado neste formulário de candidatura.
  • Se tens menos de 18 anos, confirma que tens autorização dos teus pais ou encarregados de educação para participar neste desafio, através do formulário enviado por email, assinado.

Em que projeto das Academias Gulbenkian do Conhecimento estás a participar?

  • ECOGERMINAR - com Escola Superior de Educação de Castelo Branco e Instituto Politécnico da Guarda

Qual o mês e ano em que nasceste?

Abr-2002

Com que género te identificas?

  • Feminino

Nas próximas nove perguntas irás apresentar a tua Ideia Criativa e Transformadora! 1. O Problema: Qual o problema que estás a contribuir para resolver?

O termo consumismo, é considerado um problema, pois, designa o ato que está relacionado ao consumo excessivo de produtos ou serviços desnecessariamente. Na atualidade, o consumo parece estar estritamente interligado ao conceito de felicidade . Este consumo exagerado vai ter repercussões principalmente a nível ambiental, tal como a poluição e o esgotamento dos ecossistemas. A sua resolução é de caracter urgente, para que não prejudiquemos mais o nosso planeta.

2. Motivação: O que te motivou a querer resolver este problema?

Decidi que queria ser uma agente de mudança, quando tomei consciência de que temos apenas 1 mundo e temos de começar a preserva-lo já.  Antigamente considerava-me uma consumista nata. Com o tempo percebi que, por vezes, por capricho estava a prejudicar o ambiente , e talvez a por em causa os direitos de alguém. Sendo assim, gostava de consciencializar algumas pessoas, que tal como eu precisam de um empurrãozinho para apostarem na reutilização.  

3. A tua Solução: Como é que estás a planear resolver este problema?

  A minha solução era, a  criação de diversos eventos em que o principal objetivo seria a troca de vestuário. Cada pessoa poderia levar até um número peças de vestuário(que já não queira ou não dá uso) e trocar por peças de outras pessoas.

Com esta troca, as peças que já não eram usadas e provavelmente iam ser descartadas , vão passar a ser reutilizadas por outra pessoa. Ao trocarem as suas roupas "velhas" por roupas "novas" as pessoas  vão ter menos tendência para praticarem o consumismo . Esta ideia vai por em prática ideia de Economia Circular, e a Sustentabilidade Ambiental . 

4. O Factor X: O que é que a tua ideia tem de diferente, em relação a outros programas ou soluções que já existem?

Creio que seria um projeto bastante inovador e diferente das ideias já existentes visto que estas têm sempre como base a obtenção de lucro incentivando assim ,mais uma vez, o consumismo .

5. Vais trabalhar em equipa? Se sim, coloca o nome e email dos restantes membros na linha em branco.

  • Não

6.1. Em que distrito resides?

  • Distrito de Santarém

6.2 E em que cidade, vila ou aldeia resides?

Chaveira

7.1. Onde esperas implementar o projeto?

  • Distrito de Coimbra

7.2. Em que aldeia, vila ou cidade pretendes implementar o projeto? Porquê aí?

Gostava de implementar o meu projeto em diversas cidades do pais, mas primeiramente em Coimbra visto que é uma cidade com bastante população e visibilidade, assim creio que podia chegar mais facilmente a um maior leque de população.

8. Impacto esperado: qual a mudança que esperas que a tua ideia provoque nas pessoas que vai servir?

Com esta ideia pretendia fazer com que as pessoas  ficassem mais  conscientes da importância que  os nossos atos têm para o meio ambiente, e também para a nossa carteira. Espero, também ,que fiquem com o bichinho da Reutilização e da Economia Circular, para no futuro tomarem as decisões certas.

9.1. No último ano, fizeste algo para responder a um problema social ou ambiental, no teu contexto?

  • Sim

9.2. Qual das seguintes afirmações descreve melhor o tipo de iniciativa que tiveste?

  • Apoiei uma campanha ou movimento, já existente, de outra pessoa, ou reagi diretamente ao problema perto de mim. Exemplos: Assinei uma petição, juntei-me a um protesto ou manifestação, ensinei a língua local a refugiados, fiz voluntariado numa casa de acolhimento para sem-abrigo, doei comida/roupa aos sem-abrigo, etc.
  • Trouxe uma ideia ou movimento que já existia para a minha família, comunidade, escola ou empresa. Exemplos: Encorajei amigos/família a começar a reciclar, instalei baldes do lixo para reciclagem na comunidade local, comecei um clube para ensinar raparigas a escrever código no computador, liderei campanhas para informar eleitores, organizei um workshop ou evento comunitário sobre um tema que me preocupa/move, etc.

9.3. Estás a apoiar outros a serem agentes de mudança de alguma das formas aqui descritas?

  • Juntando pessoas
  • Contando histórias /Usando os Meios de Comunicação
  • Ligando pessoas/grupos que de outra forma não se conectariam

5 comments

Join the conversation:

Comment
Spam
Photo of Catia Godoroja
Team

Muito, muito importante!! Perceber que ajudando os outros podemos não só proteger o meio ambiente como também poupar! Achei muito interessante.

View all comments